sexta-feira, 2 de outubro de 2015

ENCONTRO PEDAGÓGICO IV UNIDADE - FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES

O encontro pedagógico para planejamento da IV Unidade aconteceu nessa sexta-feira (2) durante todo o dia na nossa Escola. Uma programação de cunho motivador foi compartilhada com os colegas professores.

Na parte da manhã, música, vídeo e uma dinâmica (Quem sou eu?) para uma reflexão sobre o autoconhecimento. Foram apresentados os objetivos do Encontro, um slide sobre os desafios de uma atuação focada para o pedagógico e logo após o café, uma análise sobre a relação entre fluxo, proficiência e IDEPE. Em seguida, uma introdução ao planejamento por área de conhecimento.

A tarde, continuação com planejamento por área de conhecimento e UM BRINDE AO ESFORÇO, A DEDICAÇÃO... AO SUCESSO!





quinta-feira, 1 de outubro de 2015

01 DE OUTUBRO - DIA DO IDOSO

A EREM José Severino de Araújo participou e desenvolveu atividades no Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos - Grupo Vida Ativa da nossa cidade Brejinho no Dia do Idoso. A recreação ficou por conta dos alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Na programação, a execução da música, Meu Querido, meu velho, meu amigo. Um karaok com os idosos revelou os talentos musicais dos músicos. Os Nosso alunos fizeram uma série de entrevistas com os participantes do grupo da melhor idade e participamos do momento de dança. 

As atividades foram coordenadas pelas professoras Sandra e Goreti, a apoio pedagógico Alcilene Ramos e da gestora Erinalda Simões.




segunda-feira, 28 de setembro de 2015

VI ETAPA - COPA PERNAMBUCANA DE BANDAS E FANFARRAS

Pela primeira vez a EREM José Severino de Araújo participa da Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras. A nossa Banda Marcial Raimundo Nonato (BMRN) esteve em Afogados da Ingazeira no último sábado (26) para apresentar seu show na VI Etapa do evento.

A emoção tomou conta de todos, dos alunos, dos professores, da gestora, do maestro, todos, todos mesmos se emocionaram quando a BMRN entrou na quadra do ginásio. "Enchi os olhos dágua", declarou a professora Rita Patriota. "Não conseguia segurar a câmera para filmar", disse a professora Valdete. "Meu coração palpitava tanto..." exclamou a gestora Erinalda Simões. Poder apresentar a nossa Escola em uma competição onde participam mais de 400... não tem preço!

O esforço de todos os envolvidos é recompensado com o resultado que se tem no momento da apresentação. Um show! Agora aguardar o resultado e esperar poder participar das outras Etapas da competição, mas só está lá e marcar a presença já é o maior prêmio.

Sim, trouxemos sim um troféu!!! O primeiro da nossa Banda Marcial Raimundo Nonato. Que venham outros.


domingo, 20 de setembro de 2015

É NÓS NA FITA!

A nossa banda marcial participou do programa Espaço Pernambuco, exibido pela Globo Nordeste. Um breve histórico dos oito meses de reativação da BM Raimundo Nonato foram apresentados em pouco mais de três minutos, durante o programa que foi ao ar no último sábado (19), em todo o Estado de Pernambuco.
Um registro que ficará na memória de nossos queridos alunos. Veja o vídeo:

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SENTINDO NA PELE

Os alunos do 8º ano da nossa EREM José Severino de Araújo participaram do projeto "Sentindo Na Pele" coordenado pelo professor Judas Tadeu. O propósito era conhecer os diversos tipos de deficiências, suas características e limitações.

"Estamos traçando estratégias de suporte pedagógico para o estudante com deficiência", declarou o professor Judas Tadeu.

Foram vivencias alguns tipos de deficiência como: visual, auditiva, física e distúrbios da fala. As discussões se atentaram para propor ações que visem garantir a acessibilidade física; desenvolver programas de capacitação e treinamento para os servidores e professores.



A ARTE NA PRÁTICA

Com o objetivo de vivenciar a arte de forma prática e agradável, a professora Sandra Araújo e os alunos das turmas A e B do 1º ano do Ensino Médio colocaram as mãos na massa literalmente.

Foram reproduzidas obras conhecidas mundialmente. O famoso Abaporu recebeu nova roupagem pelos alunos. Foram montadas outras artes utilizando a técnica de mosaico romano.

Um mural com todo o resultado está exposto para apreciação das outras turmas no prédio da nossa Escola.
Veja:


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

AULA LABORATÓRIO - FÍSICA

A professora Jacilene Jaruzo fez uma série de experimentos com os alunos da nossa EREM José Severino de Araújo nas aulas de Física do 1º ano do ensino médio.

Na imagem, o experimento é para mostrar a aplicação da Terceira Lei de Nilton que tem como fundamento ação e reação.




sexta-feira, 11 de setembro de 2015

OBMEP 2ª FASE - ENTREGA DOS CARTÕES

Nesta sexta-feira (11), a EREM José Severino de Araújo entregou aos alunos os cartões para segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.

Para comemorar e incentivar os estudantes, um bolo e palavras de apoio foram proferidas pelos gestores e professores.

Falaram, a gestora Erinalda Simões, a coordenadora Alcilene Ramos, os professores, Tadeu Feitosa, Josivan Araújo, Jacilene Jaruzo, Bartolomeu Teixeira, Valdete Nunes, Graça Ferreira, e Madalena Sampaio.

A prova acontece no próximo sábado (12), nas Salas 5 (Nível 1 e 2) e 6 (Nível 3) de nossa Escola a partir das 14h30 (horário de Brasília).

Vamos que vamos garotada!


quinta-feira, 10 de setembro de 2015

CONCLUSÃO EJA CAMPO - PLACA DE PIEDADE

Turma do EJA Campo - Placa de Piedade.
Foto: Erinalda Simôes
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. O EJA Campo é destinado para jovens e adultos da Zona Rural. A EREM José Severino de Araújo é mantenedora desse programa em Brejinho - PE.

Nesta quinta-feira (10), a turma "Somos Todos Vencedores" do EJA Campo - Placa de Piedade, povoado de Brejinho, comemorou a conclusão dos estudos com uma "festa à altura". Alunos e familiares ouviram os discursos e se confraternizaram para comemorar esta nova fase na vida educacional.

"E não para por aqui. Procurem fazer um curso técnico, uma faculdade e quem sabe se tornarem doutores", declarou a gestora Erinalda Simões em seu discurso.

Os alunos vivenciaram em sala de aula, durante dois anos, as atividades do cotidiano. Compartilharam suas experiencias do campo com o professor e seus colegas e têm muitos motivos para comemorarem o dia da conclusão do curso.

A turma finalizou com dez vencedores entre eles, Espedito Cordeiro de Araújo, 58 anos, é o de maior idade.

"Muito feliz! Poder estudar e concluir o Ensino Médio, estou muito emocionado", disse Espedito Araújo.








sexta-feira, 4 de setembro de 2015

SEMANA DA PÁTRIA - CIDADANIA É PARTICIPAÇÃO

Reconhecendo fatos e processo histórico para compreender a real "Independência do Brasil", a EREM José Severino de Araújo comemora na manhã desta sexta-feira (4) a culminância da Semana da Pátria com o tema Cidadania é Participação.

Com atividades lúdicas e integradoras o dia começou com a Banda Marcial Raimundo Nonato fazendo um breve desfile pelas principais ruas da nossa cidade. No pátio, os alunos cantaram o Hino Brasileiro acompanhando o hasteamento da Bandeira e em seguida o professor de história Josivan Araújo fez uma breve apresentação dos relatos históricos.

"Independência ou Morte, essas foram as palavras que entraram para a história. Esse é um momento para refletir sobre as consequências e sua importância", declarou o professor Josivan Araújo.

Durante toda manhã, alunos e professores participaram de atividades lúdicas e integradoras. Um passeio ciclístico pelas avenidas principais da nossa querida Brejinho acontece para lembrar a Independência.

Um concurso de canto foi organizado para visualizar a melhor interpretação do Hino Brasileiro. Patrícia de Souza, Geisiane e Isabela foram as interpretes que concorreram. Em seguida, um samba com os alunos do 1º E.M - A e B empolgou os alunos com a coordenação dos professores Guadalupe, Madalena e Élcio, a música era Aquarela do Brasil.


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

OFICINAS OBMEP - 2ª FASE

Os alunos da nossa EREM José Severino de Araújo classificados para a 2ª fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas participam das oficinas de sensibilização e valorização para OBMEP. O laboratório de informática serve de ambiente para as atividades voltadas para Olimpíada.

Ornamentação, dinâmicas e as próprias oficinas com questões de raciocínio lógico e uso de banco de dados fazem parte das tarefas desenvolvidas com os alunos classificados. As professoras Valdete Nunes, Rita de Cássia e a gestora Erinalda Simões colaboraram com o desenvolvimento das atividades realizadas em sala nos dias 1/09 e 2/09. As próximas atividades acontecem nos dias 8/09 e 9/09.

Conheça os classificados:

NÍVEL 1

ANA BEATRIZ FERREIRA DOS SANTOS
IURI ROBERTO PEREIRA DA SILVA

NÍVEL 2

ANA MARIA LEITE COSTA
BRUNA ALBUQUERQUE DOS SANTOS
HELLEN GRASYELLE PEREIRA
MARIA BIANCA LOPES GOMES

NÍVEL 3

ALEX DA SILVA GALDINO
ALEXSANDRO ALEXANDRE DO NASCIMENTO
CLERYSTON EDUARDO C ALBUQUERQUE
DENIZIO DA SILVA SOUZA
FRANCISCA FRANCIELY L V S MARTINS
JACKSON DE ARAUJO ALVES
JAILSON GONCALVES DE LIMA
JESSICA MENDES DE ARAUJO
JOSE ISAAC CORDEIRO LEITE
JOSE RIVAILDO NUNES DA SILVA
KARINE LARISSA FERREIRA DAMASCENA
LEONARDO MOARES DE OLIVEIRA
MARIA APARECIDA ALVES DE SOUZA
MARIA JORDANIA C DE L FELIX
MARIA LILIANE JUSTINO DA SILVA
MATHEUS SANTOS SOARES
MAYKON MENDSON BATISTA E SOUSA
RICARDO CARVALHO DE LUCENA
SONY ANDISON JOSE DOS SANTOS

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO HUMANO

A EREM José Severino de Araújo não poderia ficar de fora das comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Com o projeto "Educação Inclusiva como Direito Humano", a nossa escola como Instituição Social trabalha no sentido de formar pessoas com consciências favoráveis a melhoria da prática de ações inclusivas que são demonstradas no cotidiano.

Na justificativa, o projeto tem como objetivo "sensibilizar as famílias da comunidade sobre a necessidade de construir uma cultura respeitosa e a conquista de uma sociedade com oportunidades iguais para todos sem distinção de raça, cor, religião ou qualquer outro aspecto".

Na prática, nossas atividades se estenderam durante toda a semana que compôs os dias 21 a 27 de agosto deste ano. Panfletagem, reunião com grupos de apoios, exibição de filmes, palestras, dinâmicas representativas do cotidiano com cadeira de rodas e peças teatrais se estenderam durante todos os dias da Semana.