Ao iniciar os trabalhos referentes ao ano de 2011, a EJSA, realizou os encontros de formação continuada para o corpo docente desta unidade ensino. Os estudos foram desenvolvidos nos dias 07 e 08 de fevereiro do ano em curso.
No primeiro dia, os temas explorados foram “As ferramentas para fazer aprender” e “Avaliação conforme a base Curricular Comum de Pernambuco”. Os trabalhos foram iniciados com uma reflexão a partir do vídeo “faxina na alma” e em seguida os professores divididos em grupos estudaram as Ferramentas para Fazer Aprender de Phillippe Mieirieu e em seguida foi socializado com todos obedecendo uma sequência dos tópicos.
Após o intervalo foi lido e debatido avaliação em tópicos sendo que o primeiro foi avaliação bimestral e recuperação paralela, avaliação conforme a BCC de Pernambuco. Concluindo o encontro foram dados informes com relação ao uso do vídeo, borrões dos diários, recuperação permanente de notas baixas em atividades, matriz de habilidades do Instituto Ayrton Senna para o ensino fundamental, uso e cumprimento das aulas atividades, ajuda mútua no interior da escola e legislação.
O encontro do dia 07/02 teve início às 8hs estendendo-se até as 12hs e terminou com a mensagem “Plante Sempre Flores”.
O segundo momento da formação, realizado no dia 08/02 também durou das 8hs às 12hs e teve como tema Proposta Pedagógica e Planejamento Anual. O encontro foi iniciado com uma dinâmica de reflexão intitulada “Escola é...”, em seguida foi lida e debatida entre o grupo a mensagem de Paulo Freire “A Escola1”, dando continuidade foi explicada as áreas de atuação do Educador de Apoio (Pedagogo) para o grupo.
O estudo sobre proposta pedagógica foi introduzido com slides esclarecedores sobre o documento e em seguida os professores em grupos responderam questões que servirão de subsídios para a construção da proposta pedagógica da Escola José Severino de Araújo para o ano de 2011. Dentro do mesmo assunto foram relatados pela educadora de apoio as orientações para a construção dos planos de trabalhos dos professores para com as turmas do ano em curso. Os docentes agrupados por áreas deram início a produção dos referidos documentos que embasados na BCC e nas Orientações Curriculares Metodológicas servirão de guia para o desenvolvimento do ensino aprendizagem de cada disciplina.
Para concluir os estudos os docentes assinaram a ata de freqüência e fizeram a avaliação da formação e participaram de um bingo com o nome de “Bingo dos Desejos”. Esperamos que as reflexões promovidas sejam favoráveis para o aperfeiçoamento da prática de sala de aula.
Lourdes Limeira, Educadora de Apoio.
1 - Revista Nova Escola, n.º 163 de julho de 2003