Autor e(es)
Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO
|
COMPONENTE CURRICULAR
|
TEMA
|
Ensino Médio
|
Biologia
|
Ecologia e
ciências ambientais |
Ensino Médio
|
Biologia
|
Qualidade de
vida
das populações humanas |
Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.
Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Delinear relações entre o padrão de consumo e o crescimento urbano na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Diferenciar ações humanas capazes de contribuir com a preservação ou com a destruição dos ecossistemas, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas sobre Ecologia (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Estratégias e recursos da aula
Primeiro Momento: Conhecendo o assunto
Preparação do ambiente:
Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em seis grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos, sendo um por grupo, facilitando, assim, a leitura e a discussão dos textos entre os membros dos grupos. Como se vê abaixo, cada um dos seis grupos ficará responsável pela leitura de um texto. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem atrapalhar a leitura dos demais grupos. Dessa forma todos poderão se manter atentos ao longo da leitura.
Fonte: Disponível: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_eletronico.htm. Acesso em 08 de abril de 2014.
Grupo 2: Lixo Eletrônico no Brasil, site Info Escola
Fonte: Disponível: http://www.infoescola.com/meio-ambiente/lixo-eletronico-no-brasil/. Acesso em 08 de abril de 2014.
Grupo 3: As lixeiras do mundo desenvolvido, site Planeta Sustentável
Fonte: Disponível: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/lixeiras-mundo-desenvolvido-625781.shtml. Acesso em 08 de abril de 2014.
Grupo 4: Lixo Eletrônico – Uma Ameaça Ambiental e Social, site Atitudes Sustentáveis
Fonte: Disponível: http://www.atitudessustentaveis.com.br/artigos/lixo-eletronico-uma-ameaca-ambiental-e-social/. Acesso em 08 de abril de 2014.
Grupo 5: Lixo Eletrônico: O que é e onde descartar o lixo eletrônico, site Educação
Fonte: Disponível: http://www.educacao.cc/ambiental/lixo-eletronico-o-que-e-e-onde-descartar-o-lixo-eletronico/. Acesso em 08 de abril de 2014.
Grupo 6: "E-waste", você sabe o que é isso?, site Bom de Pauta
Fonte: Disponível: http://bomdepauta.blogspot.pt/2009/07/e-waste-voce-sabe-o-que-e-isso_25.html. Acesso em 08 de abril de 2014.
Observação:
O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.
Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Para tanto, os alunos deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo, facilitando, assim, a comunicação entre a turma como um todo. As apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada, para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo. Concluída essa apresentação, o professor deverá poderá passar para o momento seguinte da aula.
Segundo Momento: aprendendo um pouco mais
Preparação do ambiente:
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo, que ilustra possibilidades de reciclagem do lixo eletrônico. O vídeo tem duração de 11min40s .
Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo (figura 1) nos computadores acessando o link: http://www.youtube.com/watch?v=yB7PPIKzr6w. Acesso em 08 de abril de 2014.
Comentário:
Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD e exibi-lo em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno, caneta e lápis para anotações.
Observação:
Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida de discussão.
Figura 1: Vídeo 1:Globo Ecologia Lixo Eletrônico
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=yB7PPIKzr6w. Acesso em 08 de abril de 2014.
O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.
Observações:
1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.
Questionário de Contextualização
1 – O que é um mutirão eletrônico?
2 – Por que o Brasil foi considerado pela ONU o maior produtor de lixo eletrônico?
3 – Qual a quantidade de lixo eletrônico descartada pela China?
4 – Como é feita a separação do lixo eletrônico?
5 – Quais são as destinações dos diferentes tipos de placas provenientes do lixo eletrônico?
6 – Qual é a porcentagem de aproveitamento do lixo eletrônico?
7 – Qual é a destinação do lixo eletrônico produzido na sua casa?
Comentário:
Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente sua resposta. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele interferir ou complementar as respostas, sempre que achar necessário.
Terceiro Momento: Explorando o Conhecimento
Preparação do Ambiente:
Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
1 - Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Nessa ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a países em desenvolvimento com o rótulo de “mercadorias recondicionadas”, mas acabam deteriorando-se em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos.
A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que
A) os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas recicladas oriundas dos países mais ricos.
B) o objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos.
C) o avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais.
D) o excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é armazenado em lixões apropriados.
E) as mercadorias recondicionadas oriundas de países ricos melhoram muito o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.
(Fonte: Disponível em http://vestibular.brasilescola.com/enem/prova-amarelaquestao-19.htm. Acesso em 08 de abril de 2014.)
2 - Considerando verdadeiras as premissas:
• Todo lixo eletrônico contamina o meio ambiente.
• Existe lixo eletrônico que é destinado à reciclagem.
Pode-se concluir logicamente que se um determinado lixo
A) é eletrônico ou é destinado à reciclagem, então contamina o meio ambiente.
B) não é eletrônico e contamina o ambiente, então não é destinado à reciclagem.
C) contamina o meio ambiente e não é destinado à reciclagem, então é lixo eletrônico.
D) não é destinado à reciclagem e não contamina o meio ambiente, então não é eletrônico.
E) é destinado à reciclagem ou não contamina o meio ambiente, então não é lixo eletrônico.
(Fonte: Disponível em http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/vestibular/provas/2010/prova-vestibular-1s-2010.pdf. Acesso em 08 de abril de 2014).
3 - Um dos grandes problemas do lixo eletrônico é o pequeno número de empresas que conhecem a tecnologia para a reciclagem de produtos como monitores e placas de circuito impresso. Uma empresa, com sede em Cingapura, conta como é seu processo de reciclagem:
“Primeiramente separamos a sucata eletrônica por classe, efetuamos a destruição através da moagem e exportamos para a usina. Lá é feita uma desintoxicação (processo de elevação de temperatura em câmara selada a 1200C° e resfriamento em 4 segundos para 700C°), filtragem de dioxinas, liquidificação, separação por densidade, separação por eletrólise, decantação, refinagem e solidificação em barras.”
De acordo com o processo de reciclagem exposto são feitas as seguintes afirmações:
I. A decantação é um processo de separação.
II. A desintoxicação é um processo térmico com taxa de variação térmica, em módulo, na ordem de 125ºC por segundo.
III. A eletrólise consiste num processo químico.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III
(Fonte: Disponível em http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/vestibular/provas/2010/prova-vestibular-1s-2010.pdf. Acesso em 08 de abril de 2014).
4 - Praticamente todos os aparelhos eletrônicos contêm uma ou mais placas de circuito impresso, nas quais são solda dos os componentes. As trilhas metálicas dessas placas são de cobre, como mostra a figura a seguir.
Considere as seguintes informações, todas corretas, referentes a procedimentos experimentais (I, II, III e IV), que podem ser empregados para obtenção de cobre puro, o mais rapidamente possível, a partir de placas de circuito impresso.
I. Ao mergulhar uma mistura de cobre e polímero em ácido nítrico, o cobre reage formando uma solução aquosa de nitrato cúprico. O polímero se mantém intacto.
II. Limpando-se a placa e depois a quebrando em pequenos fragmentos, obtém-se um material com maior superfície de contato e que, portanto, reage mais rapidamente.
III. Submetendo-se uma solução de nitrato cúprico à eletrólise, forma-se cobre metálico puro.
IV. Filtrando-se uma mistura de polímero e solução de nitrato cúprico, a solução passa pelo filtro, mas o polímero fica retido.
Com base nessas informações, pode-se concluir que, para se obter cobre puro a partir de placas de circuito impresso usadas, devem-se realizar esses procedimentos na seguinte ordem:
A) II – I – IV – III.
B) III – II – IV – I.
C) I – III – II – IV.
D) III – IV – II – I.
E) II – IV – I – III.
(Fonte: Disponível em http://visaoportal.com.br/blog/arquivos/6/Lista-8-Curso-Alex-1S.pdf. Acesso em 08 de abril de 2014).
Resultado:
1 – C
|
2 – D
|
3 – E
|
4 – A
|
Quarto Momento: Redação
Preparação do ambiente:
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos. O professor pode também “copiar” e “colar” os textos selecionados em documentos de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.
Texto 1 – Brasil é o campeão do lixo eletrônico entre emergentes, site Estadão
Fonte: Disponível: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-e-o-campeao-do-lixo-eletronico-entre-emergentes,514495,0.htm. Acesso em 08 de abril de 2014.
Texto 2 – Em 2017, volume de lixo eletrônico no mundo aumentará 33%, alerta estudo, site G1
Fonte: Disponível: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/12/em-2017-volume-de-lixo-eletronico-no-mundo-aumentara-33-alerta-estudo.html. Acesso em 08 de abril de 2014.
O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o texto 1 e que outro aluno faça o mesmo com o texto 2.
Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:
- Lixo eletrônico: como enfrentar esse problema?
Comentário:
Essa atividade poderá ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com os alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.
Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.
Quinto Momento: aprendendo nainterdisciplinaridade
Preparação do ambiente:
Nesse momento da aula, cabe o professor de Ciências fazer contato com o professor de Inglês e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feito com os alunos a tradução da letra da música “Technologic”, da dupla Daft Punk, apresentada abaixo (quadro 1) em inglês e já também em português, para facilitar o trabalho do professor de Inglês.
O professor de Inglês pode também solicitar que os alunos façam uma atividade de pesquisa em sala de aula, por meio da qual pesquisarão em dicionários a tradução de palavras que ainda não foram estudadas em sala de aula, ampliando assim o vocabulário dos mesmos.
Desse modo, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Inglês.
Quadro 1: Letra da música “Technologic”
Technologic
|
Buy it, use it, break it, fix it Trash it, change it, mail - upgrade it Charge it, point it, zoom it, press it Snap it, work it, quick - erase it Write it, cut it, paste it, save it Load it, check it, quit - rewrite it Plug it, play it, burn it, rip it Drag and drop it, zip - unzip it Lock it, fill it, call it, find it View it, code it, jam - unlock it Surf it, scroll it, pause it, click it Cross it, crack it, switch - update it Name it, read it, tune it, print it Scan it, send it, fax - rename it Touch it, bring it, pay it, watch it Turn it, leave it, start - format it Technologic, technologic, technologic, technologic Buy it, use it, break it, fix it Trash it, change it, mail - upgrade it Charge it, point it, zoom it, press it Snap it, work it, quick - erase it Write it, cut it, paste it, save it Load it, check it, quit - rewrite it Plug it, play it, burn it, rip it Drag and drop it, zip - unzip it Lock it, fill it, call it, find it View it, code it, jam - unlock it Surf it, scroll it, pause it, click it Cross it, crack it, switch - update it Name it, read it, tune it, print it Scan it, send it, fax - rename it Touch it, bring it, pay it, watch it Turn it, leave it, start - format it Buy it, use it, break it, fix it Trash it, change it, mail - upgrade it Charge it, point it, zoom it, press it Snap it, work it, quick - erase it Write it, cut it, paste it, save it Load it, check it, quit - rewrite it Plug it, play it, burn it, rip it Drag and drop it, zip - unzip it Touch it, bring it, pay it, watch it Turn it, leave it, start - format it Touch it, scroll it, pause it, click it Cross it, crack it, switch - update it Surf it, scroll it, pause it, click it Cross it, crack it, switch - update it Name it, read it, tune it, print it Scan it, send it, fax - rename it Touch it, bring it, pay it, watch it Turn it, leave it, start - format it Buy it, use it, break it, fix it Trash it, change it, mail - upgrade it Charge it, point it, zoom it, press it Snap it, work it, quick - erase it Write it, cut it, paste it, save it Load it, check it, quit - rewrite it Buy it, pay it, work it, quick Drag and drop it, zip - unzip it Surf it, scroll it, pause it, click it Cross it, crack it, switch - update it Name it, read it, tune it, print it Scan it, send it, fax - rename it Touch it, bring it, pay it, watch it Turn it, leave it, start - format it Buy it, use it, break it, fix it Trash it, change it, mail - upgrade it Charge it, point it, zoom it, press it Snap it, work it, quick - erase it Write it, cut it, paste it, save it Load it, check it, quit - rewrite it Plug it, play it, burn it, rip it Drag and drop it, zip - unzip it Surf it, scroll it, pause it, click it Cross it, crack it, switch - update it Name it, read it, tune it, print it Scan it, send it, fax - rename it Technologic, technologic, technologic, technologic Technologic, technologic, technologic, technologic Technologic, technologic, technologic, technologic |
TRADUÇÃO |
Tecnológico |
Compre, use, quebre, conserte Jogue no lixo, mude, envie, melhore Carregue, aponte, aumente, pressione Agarre, trabalhe, apague rapidamente Escreva, codifique, cole, salve Carregue, verifique, regrave rapidamente Plugue, toque, queime, rasgue Arraste e deixe cair, compacte, descompacte Trave, encha, alinhe, encontre Veja, codifique, pule, destrave Surfe, aparafuse, interrompa, clique Cruze, rache, troque, atualize Nomeie, leia, ajuste, imprima Scaneie, envie, fax, renomeie Toque, dispare, pague, assista Gire, deixe, pare, formate Tecnológica, tecnológica, tecnológica, tecnológica Compre, use, quebre, conserte Jogue no lixo, mude, envie, melhore Carregue, aponte, aumente, pressione Agarre, trabalhe, apague rapidamente Escreva, codifique, cole, salve Carregue, verifique, regrave rapidamente Plugue, toque, queime, rasgue Arraste e deixe cair, compacte, descompacte Trave, encha, alinhe, encontre Veja, codifique, pule, destrave Surfe, aparafuse, interrompa, clique Cruze, rache, troque, atualize Nomeie, leia, ajuste, imprima Scaneie, envie, fax, renomeie Toque, dispare, pague, assista Gire, deixe, pare, formate Compre, use, quebre, conserte Jogue no lixo, mude, envie, melhore Carregue, aponte, aumente, pressione Agarre, trabalhe, apague rapidamente Escreva, codifique, cole, salve Carregue, verifique, regrave rapidamente Plugue, toque, queime, rasgue Arraste e deixe cair, compacte, descompacte Toque, dispare, pague, assista Gire, deixe, pare, formate Toque, parafuse, pause, clique Cruze, rache, troque, atualize Trave, encha, alinhe, encontre Cruze, rache, troque, atualize Nomeie, leia, ajuste, imprima Scaneie, envie, fax, renomeie Toque, dispare, pague, assista Gire, deixe, pare, formate Compre, use, quebre, conserte Jogue no lixo, mude, envie, melhore Carregue, aponte, aumente, pressione Agarre, trabalhe, apague rapidamente Escreva, codifique, cole, salve Carregue, verifique, regrave rapidamente Compre, use, quebre, conserte Arraste e deixe cair, compacte, descompacte Surfe, aparafuse, interrompa, clique Cruze, rache, troque, atualize Nomeie, leia, ajuste, imprima Scaneie, envie, fax, renomeie Toque, dispare, pague, assista Gire, deixe, pare, formate Compre, use, quebre, conserte Jogue no lixo, mude, envie, melhore Carregue, aponte, aumente, pressione Agarre, trabalhe, apague rapidamente Escreva, codifique, cole, salve Carregue, verifique, regrave rapidamente Plugue, toque, queime, rasgue Arraste e deixe cair, compacte, descompacte Trave, encha, alinhe, encontre Surfe, aparafuse, interrompa, clique Cruze, rache, troque, atualize Nomeie, leia, ajuste, imprima Scaneie, envie, fax, renomeie Tecnológica, tecnológica, tecnológica, tecnológica Tecnológica, tecnológica, tecnológica, tecnológica |
Fonte: Disponível em http://www.vagalume.com.br/daft-punk/technologic-traducao.html. Acesso em 08 de abril de 2014.
Caso o professor de inglês considere pertinente, poderá apresentar aos alunos o vídeo-clip da música em questão (figura 2), disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=YtdWHFwmd2o. Acesso em 08 de abril de 2014.
Figura 2: Video-clip – “Technologic”
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=YtdWHFwmd2o. Acesso em 08 de abril de 2014.
Recursos Complementares
Sugestões de links para professores:
Vídeo: “A importância do descarte correto do lixo eletrônico”, site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=F8f8Di3O8ic. Acesso em 08 de abril de 2014.
Vídeo: “Lixo Eletrônico - Qual o melhor destino para ele?”, site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=Yo7obqWfMmU. Acesso em 08 de abril de 2014.
Sugestões de links para os alunos:
Vídeo: “Lixo eletrônico”, site Veja
Fonte: Disponível: http://veja.abril.com.br/multimidia/video/lixo-eletronico-56. Acesso em 08 de abril de 2014.
Avaliação
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização ou mesmo nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
Fonte: Portal do Professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário