terça-feira, 13 de maio de 2014

SUGESTÃO DE AULA: Lixo eletrônico: de quem é esse problema?

Autor e(es)
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
 
Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO
COMPONENTE CURRICULAR
TEMA
Ensino Médio
Biologia
Ecologia e 
ciências
 
ambientais
Ensino Médio
Biologia
Qualidade de vida 
das populações humanas

Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.


Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Delinear relações entre o padrão de consumo e o crescimento urbano na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Diferenciar ações humanas capazes de contribuir com a preservação ou com a destruição dos ecossistemas, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre Ecologia (Ensino Fundamental).


Noções básicas de Informática.
Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento: Conhecendo o assunto


Preparação do ambiente:

Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em seis grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos, sendo um por grupo, facilitando, assim, a leitura e a discussão dos textos entre os membros dos grupos. Como se vê abaixo, cada um dos seis grupos ficará responsável pela leitura de um texto. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem atrapalhar a leitura dos demais grupos. Dessa forma todos poderão se manter atentos ao longo da leitura.




Grupo 1: Lixo Eletrônico, site Sua Pesquisa
Fonte: Disponível: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_eletronico.htm. Acesso em 08 de abril de 2014.




Grupo 2: Lixo Eletrônico no Brasil, site Info Escola
Fonte: Disponível: http://www.infoescola.com/meio-ambiente/lixo-eletronico-no-brasil/. Acesso em 08 de abril de 2014.




Grupo 3: As lixeiras do mundo desenvolvido, site Planeta Sustentável




Grupo 4: Lixo Eletrônico – Uma Ameaça Ambiental e Social, site Atitudes Sustentáveis




Grupo 5: Lixo Eletrônico: O que é e onde descartar o lixo eletrônico, site Educação




Grupo 6: "E-waste", você sabe o que é isso?, site Bom de Pauta
Fonte: Disponível: http://bomdepauta.blogspot.pt/2009/07/e-waste-voce-sabe-o-que-e-isso_25.html. Acesso em 08 de abril de 2014.


Observação:




O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.




Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Para tanto, os alunos deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo, facilitando, assim, a comunicação entre a turma como um todo. As apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada, para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo. Concluída essa apresentação, o professor deverá poderá passar para o momento seguinte da aula.


Segundo Momento: aprendendo um pouco mais


Preparação do ambiente:




Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo, que ilustra possibilidades de reciclagem do lixo eletrônico. O vídeo tem duração de 11min40s .




Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo (figura 1) nos computadores acessando o link: http://www.youtube.com/watch?v=yB7PPIKzr6w. Acesso em 08 de abril de 2014.




Comentário: 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD e exibi-lo em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno, caneta e lápis para anotações.


Observação:

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida de discussão.


Figura 1: Vídeo 1:Globo Ecologia Lixo Eletrônico

19
Fonte: Disponível:  http://www.youtube.com/watch?v=yB7PPIKzr6w. Acesso em 08 de abril de 2014.




O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.




Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.


Observações:

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.



2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.


Questionário de Contextualização

1 – O que é um mutirão eletrônico?
2 – Por que o Brasil foi considerado pela ONU o maior produtor de lixo eletrônico?
3 – Qual a quantidade de lixo eletrônico descartada pela China?
4 – Como é feita a separação do lixo eletrônico?
5 – Quais são as destinações dos diferentes tipos de placas provenientes do lixo eletrônico?
6 – Qual é a porcentagem de aproveitamento do lixo eletrônico?
7 – Qual é a destinação do lixo eletrônico produzido na sua casa?



Comentário:


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente sua resposta. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele interferir ou complementar as respostas, sempre que achar necessário.


Terceiro Momento: Explorando o Conhecimento

Preparação do Ambiente:


Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.



1 - Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Nessa ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a países em desenvolvimento com o rótulo de “mercadorias recondicionadas”, mas acabam deteriorando-se em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos.




A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que




A) os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas recicladas oriundas dos países mais ricos.




B) o objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos.

C) o avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais.

D) o excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é armazenado em lixões apropriados.




E) as mercadorias recondicionadas oriundas de países ricos melhoram muito o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.





(Fonte: Disponível em http://vestibular.brasilescola.com/enem/prova-amarelaquestao-19.htm. Acesso em 08 de abril de 2014.)



2 - Considerando verdadeiras as premissas:



 Todo lixo eletrônico contamina o meio ambiente.

• Existe lixo eletrônico que é destinado à reciclagem.



Pode-se concluir logicamente que se um determinado lixo



A) é eletrônico ou é destinado à reciclagem, então contamina o meio ambiente.

B) não é eletrônico e contamina o ambiente, então não é destinado à reciclagem.



C) contamina o meio ambiente e não é destinado à reciclagem, então é lixo eletrônico.




D) não é destinado à reciclagem e não contamina o meio ambiente, então não é eletrônico.




E) é destinado à reciclagem ou não contamina o meio ambiente, então não é lixo eletrônico.








3 - Um dos grandes problemas do lixo eletrônico é o pequeno número de empresas que conhecem a tecnologia para a reciclagem de produtos como monitores e placas de circuito impresso. Uma empresa, com sede em Cingapura, conta como é seu processo de reciclagem:




“Primeiramente separamos a sucata eletrônica por classe, efetuamos a destruição através da moagem e exportamos para a usina. Lá é feita uma desintoxicação (processo de elevação de temperatura em câmara selada a 1200C° e resfriamento em 4 segundos para 700C°), filtragem de dioxinas, liquidificação, separação por densidade, separação por eletrólise, decantação, refinagem e solidificação em barras.”




De acordo com o processo de reciclagem exposto são feitas as seguintes afirmações:




I. A decantação é um processo de separação.

II. A desintoxicação é um processo térmico com taxa de variação térmica, em módulo, na ordem de 125ºC por segundo.
III. A eletrólise consiste num processo químico.



É correto o que se afirma em




A) II, apenas.

B) I e III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III







4 - Praticamente todos os aparelhos eletrônicos contêm uma ou mais placas de circuito impresso, nas quais são solda dos os componentes. As trilhas metálicas dessas placas são de cobre, como mostra a figura a seguir.




Considere as seguintes informações, todas corretas, referentes a procedimentos experimentais (I, II, III e IV), que podem ser empregados para obtenção de cobre puro, o mais rapidamente possível, a partir de placas de circuito impresso.




I. Ao mergulhar uma mistura de cobre e polímero em ácido nítrico, o cobre reage formando uma solução aquosa de nitrato cúprico. O polímero se mantém intacto.

II. Limpando-se a placa e depois a quebrando em pequenos fragmentos, obtém-se um material com maior superfície de contato e que, portanto, reage mais rapidamente.



III. Submetendo-se uma solução de nitrato cúprico à eletrólise, forma-se cobre metálico puro.


IV. Filtrando-se uma mistura de polímero e solução de nitrato cúprico, a solução passa pelo filtro, mas o polímero fica retido.


Com base nessas informações, pode-se concluir que, para se obter cobre puro a partir de placas de circuito impresso usadas, devem-se realizar esses procedimentos na seguinte ordem:

A) II – I – IV – III.
B) III – II – IV – I.
C) I – III – II – IV.
D) III – IV – II – I.
E) II – IV – I – III.




(Fonte: Disponível em http://visaoportal.com.br/blog/arquivos/6/Lista-8-Curso-Alex-1S.pdf. Acesso em 08 de abril de 2014).


Resultado:

1 – C
2 – D
3 – E
4 – A


Quarto Momento: Redação

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos. O professor pode também “copiar” e “colar” os textos selecionados em documentos de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.



Texto 1 – Brasil é o campeão do lixo eletrônico entre emergentes, site Estadão


Texto 2  Em 2017, volume de lixo eletrônico no mundo aumentará 33%, alerta estudo, site G1




O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o texto 1 e que outro aluno faça o mesmo com o texto 2.


Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:


- Lixo eletrônico: como enfrentar esse problema? 




Comentário:

Essa atividade poderá ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com os alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.




Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.

Quinto Momento: aprendendo nainterdisciplinaridade

Preparação do ambiente:

Nesse momento da aula, cabe o professor de Ciências fazer contato com o professor de Inglês e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feito com os alunos a tradução da letra da música “Technologic”, da dupla Daft Punk, apresentada abaixo (quadro 1) em inglês e já também em português, para facilitar o trabalho do professor de Inglês.


O professor de Inglês pode também solicitar que os alunos façam uma atividade de pesquisa em sala de aula, por meio da qual pesquisarão em dicionários a tradução de palavras que ainda não foram estudadas em sala de aula, ampliando assim o vocabulário dos mesmos.


Desse modo, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Inglês.   


Quadro 1: Letra da música “Technologic”

Technologic
Daft Punk

Buy it, use it, break it, fix it
Trash it, change it, mail - upgrade it
Charge it, point it, zoom it, press it
Snap it, work it, quick - erase it
Write it, cut it, paste it, save it
Load it, check it, quit - rewrite it
Plug it, play it, burn it, rip it
Drag and drop it, zip - unzip it
Lock it, fill it, call it, find it
View it, code it, jam - unlock it
Surf it, scroll it, pause it, click it
Cross it, crack it, switch - update it
Name it, read it, tune it, print it
Scan it, send it, fax - rename it
Touch it, bring it, pay it, watch it
Turn it, leave it, start - format it
Technologic, technologic, technologic, technologic

Buy it, use it, break it, fix it
Trash it, change it, mail - upgrade it
Charge it, point it, zoom it, press it
Snap it, work it, quick - erase it
Write it, cut it, paste it, save it
Load it, check it, quit - rewrite it
Plug it, play it, burn it, rip it
Drag and drop it, zip - unzip it
Lock it, fill it, call it, find it
View it, code it, jam - unlock it
Surf it, scroll it, pause it, click it
Cross it, crack it, switch - update it
Name it, read it, tune it, print it
Scan it, send it, fax - rename it
Touch it, bring it, pay it, watch it
Turn it, leave it, start - format it
Buy it, use it, break it, fix it
Trash it, change it, mail - upgrade it
Charge it, point it, zoom it, press it
Snap it, work it, quick - erase it
Write it, cut it, paste it, save it
Load it, check it, quit - rewrite it
Plug it, play it, burn it, rip it
Drag and drop it, zip - unzip it
Touch it, bring it, pay it, watch it
Turn it, leave it, start - format it
Touch it, scroll it, pause it, click it
Cross it, crack it, switch - update it
Surf it, scroll it, pause it, click it
Cross it, crack it, switch - update it
Name it, read it, tune it, print it
Scan it, send it, fax - rename it
Touch it, bring it, pay it, watch it
Turn it, leave it, start - format it
Buy it, use it, break it, fix it
Trash it, change it, mail - upgrade it
Charge it, point it, zoom it, press it
Snap it, work it, quick - erase it
Write it, cut it, paste it, save it
Load it, check it, quit - rewrite it
Buy it, pay it, work it, quick
Drag and drop it, zip - unzip it
Surf it, scroll it, pause it, click it
Cross it, crack it, switch - update it
Name it, read it, tune it, print it
Scan it, send it, fax - rename it
Touch it, bring it, pay it, watch it
Turn it, leave it, start - format it
Buy it, use it, break it, fix it
Trash it, change it, mail - upgrade it
Charge it, point it, zoom it, press it
Snap it, work it, quick - erase it
Write it, cut it, paste it, save it
Load it, check it, quit - rewrite it
Plug it, play it, burn it, rip it
Drag and drop it, zip - unzip it
Surf it, scroll it, pause it, click it
Cross it, crack it, switch - update it
Name it, read it, tune it, print it
Scan it, send it, fax - rename it
Technologic, technologic, technologic, technologic
Technologic, technologic, technologic, technologic
Technologic, technologic, technologic, technologic

TRADUÇÃO

Tecnológico

Compre, use, quebre, conserte
Jogue no lixo, mude, envie, melhore
Carregue, aponte, aumente, pressione
Agarre, trabalhe, apague rapidamente
Escreva, codifique, cole, salve
Carregue, verifique, regrave rapidamente
Plugue, toque, queime, rasgue
Arraste e deixe cair, compacte, descompacte
Trave, encha, alinhe, encontre
Veja, codifique, pule, destrave
Surfe, aparafuse, interrompa, clique
Cruze, rache, troque, atualize
Nomeie, leia, ajuste, imprima
Scaneie, envie, fax, renomeie
Toque, dispare, pague, assista
Gire, deixe, pare, formate
Tecnológica, tecnológica, tecnológica, tecnológica

Compre, use, quebre, conserte
Jogue no lixo, mude, envie, melhore
Carregue, aponte, aumente, pressione
Agarre, trabalhe, apague rapidamente
Escreva, codifique, cole, salve
Carregue, verifique, regrave rapidamente
Plugue, toque, queime, rasgue
Arraste e deixe cair, compacte, descompacte
Trave, encha, alinhe, encontre
Veja, codifique, pule, destrave
Surfe, aparafuse, interrompa, clique
Cruze, rache, troque, atualize
Nomeie, leia, ajuste, imprima
Scaneie, envie, fax, renomeie
Toque, dispare, pague, assista
Gire, deixe, pare, formate
Compre, use, quebre, conserte
Jogue no lixo, mude, envie, melhore
Carregue, aponte, aumente, pressione
Agarre, trabalhe, apague rapidamente
Escreva, codifique, cole, salve
Carregue, verifique, regrave rapidamente
Plugue, toque, queime, rasgue
Arraste e deixe cair, compacte, descompacte
Toque, dispare, pague, assista
Gire, deixe, pare, formate
Toque, parafuse, pause, clique
Cruze, rache, troque, atualize
Trave, encha, alinhe, encontre
Cruze, rache, troque, atualize
Nomeie, leia, ajuste, imprima
Scaneie, envie, fax, renomeie
Toque, dispare, pague, assista
Gire, deixe, pare, formate
Compre, use, quebre, conserte
Jogue no lixo, mude, envie, melhore
Carregue, aponte, aumente, pressione
Agarre, trabalhe, apague rapidamente
Escreva, codifique, cole, salve
Carregue, verifique, regrave rapidamente
Compre, use, quebre, conserte
Arraste e deixe cair, compacte, descompacte
Surfe, aparafuse, interrompa, clique
Cruze, rache, troque, atualize
Nomeie, leia, ajuste, imprima
Scaneie, envie, fax, renomeie
Toque, dispare, pague, assista
Gire, deixe, pare, formate
Compre, use, quebre, conserte
Jogue no lixo, mude, envie, melhore
Carregue, aponte, aumente, pressione
Agarre, trabalhe, apague rapidamente
Escreva, codifique, cole, salve
Carregue, verifique, regrave rapidamente
Plugue, toque, queime, rasgue
Arraste e deixe cair, compacte, descompacte
Trave, encha, alinhe, encontre
Surfe, aparafuse, interrompa, clique
Cruze, rache, troque, atualize
Nomeie, leia, ajuste, imprima
Scaneie, envie, fax, renomeie
Tecnológica, tecnológica, tecnológica, tecnológica
Tecnológica, tecnológica, tecnológica, tecnológica

Fonte: Disponível em http://www.vagalume.com.br/daft-punk/technologic-traducao.html. Acesso em 08 de abril de 2014.


Caso o professor de inglês considere pertinente, poderá apresentar aos alunos o vídeo-clip da música em questão (figura 2), disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=YtdWHFwmd2o. Acesso em 08 de abril de 2014.


Figura 2: Video-clip – “Technologic”

20
Fonte: Disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=YtdWHFwmd2o. Acesso em 08 de abril de 2014.
Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Vídeo: “A importância do descarte correto do lixo eletrônico”, site Youtube

Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=F8f8Di3O8ic. Acesso em 08 de abril de 2014.




Vídeo: “Lixo Eletrônico - Qual o melhor destino para ele?”, site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=Yo7obqWfMmU. Acesso em 08 de abril de 2014.


Sugestões de links para os alunos:

Vídeo: “Lixo eletrônico”, site Veja

Fonte: Disponível: http://veja.abril.com.br/multimidia/video/lixo-eletronico-56. Acesso em 08 de abril de 2014.
Avaliação
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização ou mesmo nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

Fonte: Portal do Professor

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