sábado, 10 de janeiro de 2015

Bill Gates investe em máquina capaz de transformar fezes em água limpa

Do UOL, em São Paulo
  • Reprodução/Gates Notes
    Bill Gates, fundador da Microsoft, bebe água potável de máquina que transforma dejetos humanos em água limpa e energia elétrica
    Bill Gates, fundador da Microsoft, bebe água potável de máquina que transforma dejetos humanos em água limpa e energia elétrica
Uma máquina financiada pela Fundação Gates, do bilionário norte-americano Bill Gates, fundador da Microsoft, consegue transformar fezes humanas em água limpa e energia elétrica em apenas cinco minutos. Todo o processo foi documentado em um vídeo, narrado pelo próprio Gates, que fez uma visita à fábrica em novembro do ano passado, com o objetivo de começar um projeto-piloto em Dakar, no Senegal, na África ocidental.
O bilionário falou sobre a iniciativa em seu blog. O projeto, que se chama Omniprocessor, foi desenhado e construído pela Janicki Bioenergy, uma empresa de engenharia baseada no norte de Seattle, em Washington (EUA).
Em linhas gerais, o Omniprocessor funciona como um depósito seguro de resíduos humano que transforma o lodo do esgoto em água limpa, eletricidade e cinzas, segundo depoimento do presidente da Janicki Bioenergy, Peter Janicki.
Passando por grandes tubos, o lodo é processado e o vapor de água é separado do material sólido e seco. Na sequência, esse material passa por uma espécie de incinerador com temperaturas superiores a 1.000°C, que também produz vapor.
O vapor é direcionado então para um gerador que produz eletricidade capaz de alimentar a própria máquina e cujo excedente pode ser direcionado para uso da comunidade onde o Omniprocessor for instalado.  O vapor de água resultante do processo passa por outros tubos e volta ao estado líquido, resultando em água limpa e pronta para o consumo humano.
Nas palavras de Bill Gates, o processador de última geração é capaz de lidar com resíduos sólidos de 100 mil pessoas, produzindo até 86 mil litros de água potável por dia e de 250 kw de eletricidade. "Nosso objetivo é fazer com que os processadores sejam baratos o suficiente para que empresários de países de baixa e média renda queiram investir neles e, em seguida, iniciar um negócio de tratamento de resíduos rentáveis", afirmou Gates em seu blog.
Segundo ele, o Omniprocessor será instalado inicialmente em Dakar, no Senegal. Para isso, os técnicos já fizeram contato com líderes locais e estão buscando o lugar adequado para o funcionamento da máquina. "Por que alguém iria querer transformar resíduos em água potável e energia eléctrica? Porque um número chocante de pessoas, pelo menos 2 bilhões, usam latrinas que não são devidamente drenadas. Outras simplesmente defecar a céu aberto. O lixo contamina a água potável usada por milhões de pessoas, o que traz consequências terríveis: doenças causadas pela falta de saneamento mata cerca de 700 mil crianças a cada ano", explicou Bill Gates.



VÍDEO ORIGINAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário