sexta-feira, 12 de junho de 2015

VOCÊ É: RELATIVISMO CULTURAL OU ETNOCENTRISMO?

Etnocentrismo é um preconceito que cada sociedade ou cada cultura produz, ao mesmo tempo que procura incutir, em seus membros, normas e valores peculiares. Se sua maneira de ser e proceder é a certa, então as outras estão erradas, e as sociedades que as adotam constituem “aberrações”. Assim o etnocentrismo julga os outros povos e culturas pelos padrões da própria sociedade, que servem para aferir até que ponto são corretos e humanos os costumes alheios. Desse modo, a identificação de um indivíduo com sua sociedade induz à rejeição das outras.
A sociedade atual tem uma visão de progresso, de um evolucionismo expresso em uma cultura de forma hierarquizada, onde uma cultura é superior a outra. Não podemos deixar que o evolucionismo cultural venha mudar o relacionamento das pessoas, pois as histórias são particulares, e preenchidas por interesses diferentes eliminando a hierarquia cultural.   
Relativismo Cultural é uma forma de encarar a diversidade sem impor valores e normas alheios. Podemos considerar o relativismo uma inversão do evolucionismo cultural: se este escalona as diferenças a partir de valores específicos das sociedades ocidentais, o relativismo evita qualquer tipo de escala, analisando as diferenças segundo os termos da própria sociedade da qual fazemos parte.
Tendo como base esse conhecimento, os alunos da EREM José Severino de Araújo do 3ª ano do ensino médio na disciplina de “Sociologia” socializaram trabalhos referentes à Etnocentrismo e Relativismo Cultural procurando defender o conhecimento que está mais próximo da sua cultura.
Os alunos procuram ainda discutirem essa temática na visão do antropólogo alemão Franz Boas, que cita: “as diferentes populações que existem no mundo, têm diferentes culturas e é praticamente impossível estabelecer entre elas qual quer tipo de hierarquia.” Seguindo esse paradigma, os alunos mostraram através do debate a importância de seguir um “padrão cultural”, a diversidade cultural que o ser humano tem contato no dia-a-dia.
Prof. Josivan Araújo   







Nenhum comentário:

Postar um comentário