quinta-feira, 7 de abril de 2011

GRUPO DE MULHERES ART'S BARRO

 
A Art’s Barro está localizada em frente ao posto de gasolina, próximo a BR-110 aqui na cidade Brejinho - PE. Lá trabalham um grupo de mulheres, composto por: Aparecida, Josileide, Desterro, Jucineide, Maria Madalena e Jucileide. Elas trabalham com barro (argila) fazendo panelas, conjunto de feijoada, jarras, portas-guardanapo, bacias, filtros, pratos, travessas, etc.
Antes de o artesanato entrar na vida dessas mulheres, a agricultura era a única fonte de sustento para suas famílias. Agora elas trabalham menos na agricultura e mais no artesanato possibilitando o aumento da sua renda familiar.
 O artesanato lhes trouxe a oportunidade de viajar e mostrar seus trabalhos. Foram para cidades próximas como Itapetim e Afogados da Ingazeira. Também viajaram para Rio de Janeiro e Brasília. Frequentemente fazem exposições aqui em Brejinho com o apoio da Rede de Mulheres de Afogados da Ingazeira. Esse trabalho começou há 3 anos atrás e cada uma tem seu próprio lucro. Ganha mais quem trabalha por mais horas, com a média de lucro de 150 a 200 reais ao mês.
O processo para formar a peça começa pisando o barro, depois o mesmo é peneirado e deixado de molho por três dias. Só após esses passos é que elas fazem a peça, manualmente. Todo o processo para a peça ficar totalmente pronta dura em média 15 dias. Elas saem daqui de Brejinho para Maturéia, próximo ao Pico do Jabre na Paraíba para pegar argila necessária para a fabricação das peças.
Essas mulheres são um grande exemplo para a população brejinhense, pois além de valorizarem a cultura do município com seu trabalho e conseguirem sua própria renda, elas transmitem a arte para outras pessoas e lugares diferentes.

Márcia Regina e Thaise Katiane - Alunas do 3º EM “A”

Nenhum comentário:

Postar um comentário