sexta-feira, 10 de junho de 2011

AQUECIMENTO GLOBAL


Na primeira quinzena do mês de maio, foram apresentados seminários de Geografia nas turmas do 3º A, B e C sobre o tema Aquecimento Global, sob a supervisão do professor Rafael Remígio.
Os alunos fizeram apresentações brilhantes, baseadas numa extensa pesquisa sobre o tema, assim também como entrevistas com a população brejinhense, que tiveram a intenção de pesquisar o nível de entendimento que a mesma tem sobre o assunto em questão.
Os trabalhos contaram com uma redação, notícias sobre o tema em questão, entrevistas e, ao final, sugestões de como uma pessoa pode diminuir o aquecimento global.
A seguir, você pode conferir trechos dos trabalhos. As fotos de todas as equipes que participaram dessa jornada do conhecimento podem ser conferidas no blog da escola.
Com grande satisfação,



























Por que o aquecimento global é uma
verdade inconveniente?

Estamos vivendo num mundo que está cada vez mais quente, isso devido ao aquecimento global ou também conhecido por efeito estufa. Esse fenômeno é o aumento da temperatura da Terra, causado por acúmulo de CO2 na atmosfera que o ser humano solta no ar: queimadas, utilização de automóveis, fábricas, etc.
Pesquisas indicam que, nos próximos anos, a temperatura do planeta vai aumentar e esse aumento vai ocasionar o derretimento de geleiras, e consequentemente o aumento do nível do mar, em algumas regiões haverá mais chuvas e em outras desertificação, também haverá escassez de alimentos, catástrofes climáticas entre outras, apesar de que, hoje em dia, já está acontecendo essas catástrofes.
As pessoas estão voltadas mais para seu próprio consumo, pois se preocupam mais com a modernidade, ou seja, com um trabalho bem sucedido, dinheiro, automóveis, aparelhos sofisticados e esquecem que o mundo está sofrendo com isso. Poucos percebem que com isso também estamos sendo afetados e se não lutarmos para combater o aquecimento, iremos cada vez mais ver o mundo ser destruído.
É uma verdade inconveniente porque mesmo sabendo que ele existe não fazemos nada para resolvê-lo.




Leonardo Francelino de Souza
Márcia Regina Pereira da Silva
Thaise Katiane dos Santos Sousa

Alunos do 3º A








Aquecimento global
pode aumentar doenças de transmissão hídrica

As mudanças climáticas podem aumentar a exposição das pessoas a doenças transmitidas pela água procedente de oceanos, lagos e ecossistemas costeiros, e o impacto já poderá ser sentido em alguns anos, alertaram este sábado cientistas americanos reunidos em uma conferência em Washington.
Vários estudos demonstraram que as mudanças no clima provocadas pelo aquecimento global tornam os ambientes marinhos e de água doce mais suscetíveis à proliferação de algas tóxicas, e permitem que micróbios e bactérias nocivas à saúde se multipliquem, informaram cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).
Em uma pesquisa, pesquisadores da NOAA fizeram modelos de oceanos e do clima para prever o efeito nas florações de `Alexandrium catenella`, que produz a tóxica "maré vermelha" e pode se acumular em mariscos e causar sintomas como paralisia e inclusive ser mortal para os humanos que comerem os moluscos contaminados.
"Nossas projeções indicam que no fim do século XXI, as florações podem começar até dois meses antes no ano e persistir um mês depois, em comparação com o período atual, de julho a outubro", disse Stephanie Moore, um dos cientistas que trabalhou no estudo.

Fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/saude/conteudo.asp?ID=431430





Elaine
Francimeire
Lilian
José Carlos
José Denílson
Roberta

Alunos do 3º C








10 formas de uma pessoa diminuir o aquecimento global
Troque uma lâmpada
Substituir uma lâmpada comum por uma lâmpada fluorescente evitará a emissão de 80 Kg de dióxido de carbono por ano.

Dirija menos
Ande, vá de bicicleta, faça revezamento de carros e use o sistema de transportes com mais frequência. Você deixará de emitir 1 quilo de dióxido de carbono por cada 3,5 km que você deixar de dirigir.

Confira os pneus
Manter seus pneus calibrados corretamente pode diminuir em mais de 3% o consumo de gasolina/álcool. Cada litro de combustível economizado reduz 2,5 Kg de emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Use menos água quente
Aquecer a água demanda muita energia. Instale um chuveiro de baixa pressão e você deixará de emitir 180 Kg de dióxido de carbono por ano.

Recicle
Você pode reduzir 600 Kg na emissão de dióxido de carbono por ano se reciclar o lixo produzido em sua casa.

Evite produtos com muitas embalagens
Você pode deixar de emitir 600 Kg de dióxido de carbono se diminuir em 10% a quantidade de lixo que produz,

Coma menos carne
A produção de 1 caloria de proteína animal queima dez vezes mais combustíveis fosseis e emite dez vezes mais gás carbônico que a produção de 1 caloria de proteína vegetal. O Brasil ocupa o quarto lugar com maior responsabilidade pelo efeito estufa por conta das queimadas para pastagens.

Plante uma árvore
Uma única árvore absorverá 1 tonelada de dióxido de carbono durante sua vida.

Desligue os aparelhos eletrônicos
Simplesmente desligar sua televisão, DVD player, som e computador quando não estão sendo utilizados, reduzirá a emissão de toneladas de dióxido de carbono por ano.

Espalhe essas informações!
Pessoas bem informadas e com atitude mudam o mundo.




ALINE
ANISEA
ALZENI
DERLANIVONE
FERNANDA
SUENIA

Alunas do 3º B


link da imagem:topasebias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário