sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Estudantes da rede estadual vão aprender idiomas e ganhar o mundo


Os alunos da rede estadual de ensino agora vão poder aprofundar os conhecimentos de inglês e espanhol adquiridos na sala de aula através do Programa Ganhe o Mundo, lançado nesta quinta-feira (03/11) pelo governador Eduardo Campos. A iniciativa, que contabiliza um investimento de R$ 50 milhões em recursos do Governo do Estado, vai oferecer cursos intensivos de inglês e espanhol para os estudantes, além da possibilidade de intercâmbio para vários países.

O programa vai beneficiar 24 mil alunos (20 mil para inglês e 4 mil para espanhol) de 273 escolas de 124 municípios pernambucanos. Poderão participar estudantes do 1º ano do ensino médio regular, semi-integral, integral ou das escolas técnicas estaduais. As vagas serão preenchidas pelos estudantes que obtiverem a melhor média global nos primeiros bimestres deste ano letivo. Ao todo, serão formadas 800 turmas com 30 alunos.

O programa também prevê o envio dos estudantes para intercâmbio. O Governo do Estado firmou parceria com os EUA, Inglaterra, Canadá e Nova Zelândia, para atender alunos que queiram estudar a língua inglesa. Para o espanhol, Pernambuco deve assinar convênios com os governos da Espanha, Chile e Uruguai. O intercâmbio tem duração de seis meses.

Em maio serão selecionados os 800 alunos do curso de inglês que mais se destacaram nas aulas. A avaliação levará em consideração as notas obtidas, a disciplina, a freqüência e a dedicação dos alunos. Após a seleção, os estudantes passarão por um período preparatório – que inclui acompanhamento psicológico – até embarcarem para o exterior. Os estudantes contemplados terão passagens, seguro saúde e estadia gratuitos. Além disso, receberão uma ajuda de custo de US$ 300 dólares por mês.

Aluna do 1º ano da Escola de Referência Porto Digital, Melinda Barros quer aprender espanhol. A estudante aprovou o programa e já faz planos para o futuro. “É um incentivo para quem não tem condições de pagar o curso e mais ainda para quem quer fazer um intercâmbio. Vou dar o melhor de mim e quem sabe conseguir me aperfeiçoar fora do Brasil”.

As aulas serão ministradas por 300 profissionais contratados pela empresa Multi Holding, vencedora da licitação. A empresa controla algumas das principais escolas de idiomas com atuação no Brasil (Wizard, Yázigi, Skill, entre outras), além de centros de formação profissional como Microlins, SOS Computadores e Bit Company. Diretora de Relações Governamentais do Grupo Multi, Cristina Franco enalteceu a iniciativa do Estado. “Vocês estão de parabéns por serem filhos de um estado que se preocupa com a educação do seu povo”, disse.

A grande aposta do programa é a metodologia adotada pela empresa: a neurolinguística. A proposta é incentivar o aluno a falar o idioma desde o primeiro dia de aula o que possibilita a prática da conversação, leitura, escrita e também a compreensão auditiva em um curto período de tempo.  Além das aulas, os alunos também receberão gratuitamente o material didático que compreende livro de texto e CD-ROM com lições em áudio.

O secretário de Educação, Anderson Gomes, destacou que o programa vai colocar Pernambuco no mesmo patamar de países da Europa ao permitir que os alunos possam adquirir um outro idioma. “Um dos grandes legados desse programa é introduzir essa cultura de uma segunda língua, coisa que não acontece em muitos países da América Latina, mas que Pernambuco vai promover esse diferencial”, disse o secretário.

“Isso também vai nos ajudar demais para a Copa do Mundo porque eles vão voltar falando inglês ou falando espanhol e com certeza vão estar preparados para trabalhar no receptivo ou em outra atividades ligadas à Copa do Mundo”, assegurou o governador.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (07) e vão até o dia 10 de novembro nas próprias escolas. O resultado final da seleção será divulgado no dia 17 deste mês. As aulas terão início no dia 21 de novembro e vão até maio de 2012. O primeiro módulo será um “intensivão” com aulas diárias de duas horas, totalizando 162 horas/aula.

Os outros dois módulos serão realizados respectivamente de junho a novembro de 2012 e de dezembro de 2012 a maio de 2013. Ao final do módulo o estudante acumulará 486 horas/aula. Já no próximo ano os alunos que não puderem ter aulas todos os dias poderão optar pelo módulo regular, que terá duração de 60 horas. Cada estudante terá três aulas horas de aula duas vezes por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário