terça-feira, 7 de dezembro de 2010

NAS VIAS DA REDE - ALEKSON MESSIAS

            A maioria dos artigos e livros sobre informática afirma que a internet foi concebida na década de 1960 para fins militares. No período conhecido como Guerra Fria, as duas maiores forças econômicas e bélicas do mundo eram a União Soviética e os Estados Unidos. Estes dois países disputavam, sem uma guerra direta, pelo controle e pela influência no mundo. A internet surgiu como uma inovação que poderia trazer enormes vantagens aos que dominassem seu conceito, afinal, o propósito era a intercomunicação rápida entre bases militares.
            No seu início poucos poderiam imaginar que a internet se tornaria algo tão corriqueiro e ao mesmo tempo tão importante em nossas vidas. Hoje muitas pessoas possuem computador em casa, notebooks com internet sem fio. Muitas outras mesmo sem o computador em casa possuem contas de e-mail, perfis em redes sociais de diversos tipos entre outras coisas. Esses se utilizam das conhecidas Lan Houses, praticamente uma “febre” já consolidada e até certo ponto saturada em seu perfil econômico. Segundo o site da UOL “o número de internautas no mundo dobrou nos últimos cinco anos e vai ultrapassar a marca de 2 bilhões até o final do ano, aponta um estudo divulgado hoje pela União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês). Somente em casa, o volume de pessoas conectadas deve crescer de 1,4 bilhão em 2009 para 1,6 bilhão até o fim de 2010, aponta o estudo chamado ‘The World in 2010: ICT facts and figures’.”
              A internet agilizou diversos processos de trabalho, criou novas formas de jornalismo e mídia, novas temáticas de ensino-aprendizagem, quebrou enormes fronteiras e se tornou um dos símbolos e agentes da globalização.
              Porém, nem só de coisas boas vive a internet. Muitas pessoas se utilizam da mesma de maneira mal-intencionada, seja “despejando” os conhecidos vírus de computador, os malweres ou os “Cavalos de Tróia”, que danificam ou até inutilizam os computadores; seja com golpes aplicados pela internet em anúncios falsos de todos os tipos, vendendo pacotes de férias, produtos, entre outras coisas; seja com a exposição da intimidade das pessoas ou a calúnia e difamação através da rede para milhões de pessoas no mundo todo. Existem até os casos mais sérios de pedofilia ou o agenciamento de jovens e crianças através dos sites de relacionamento, onde adultos se fazem passar por crianças e aproveitando-se da ingenuidade de muitas delas, conseguem marcar encontros, descobrir endereço, telefone e com isso praticarem os mais tenebrosos atos que todos nós conhecemos de tanto (infelizmente) ouvir falar.
             Apesar de tudo isso que foi dito no parágrafo anterior, a internet já é uma realidade e que se bem utilizada trará um mundo de conhecimento e possibilidades para os seus usuários. Com uma boa orientação de pais, professores, órgãos públicos e sociedade em geral, a internet tem o potencial de ser uma das mais poderosas ferramentas de conhecimento e integração do mundo. As pessoas devem conhecê-la para, assim terem o melhor proveito de seus recursos e claro, não caírem nas armadilhas que nela existem. Devemos estar cientes de que a internet não é uma vilã e sim uma ferramenta muito poderosa que pode ser utilizada tanto para o bem quanto para o mal e que depende das pessoas que dela usufruem escolher o seu propósito final.
             Para aqueles que desejam ver e/ou utilizar (de maneira bem intencionada) tanto os recursos de internet, quanto os de informática, a Escola José Severino de Araújo disponibiliza o acesso aos computadores do Laboratório para fins de pesquisa educacional, tanto para os alunos da escola quanto para a comunidade em geral. Basta se cadastrar como usuário do LIE, comprometendo-se a respeitar os regulamentos de boa utilização do mesmo na própria escola com um dos monitores do laboratório. O horário de funcionamento é das 8:00 às 16:00 horas. Todos serão bem vindos para bem usufruírem dos recursos que possibilitam a informática e a internet.


Abaixo um vídeo que considero instrutivo e bem interessante sobre como funciona a "Grande Rede" que é a Internet.
Espero que apreciem.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo, espero que o Plano Nacional de Banda Larga seja logo aprovado para que todo o Brasil possa ter acesso a rede mundial de computadores. Em cidades como Brejinho, onde ainda temos conexões limitadas, se faz necessário acesso a Internet em alta velocidade. Parabéns pela iniciativa de abrir as portas do LIE para a comunidade brejinhense, é preciso levar a estudantes, professores e demais profissionais o potencial da internet e os demais recursos de tecnologia da informação, é bom que tenhamos alunos e educadores conectados, aproveitando o máximo das redes sociais para a construção de um mundo mais justo, e não como muitos infelizmente ainda usam para o mal. Parabéns aos idealizadores e mantenedores do BLog da EJSA, sou ex-aluno e acredito que o melhor caminho para a construção de um mundo melhor é a educação.

    ResponderExcluir