No último dia 03 de Novembro, foi desenvolvida uma atividade lúdica e, ao mesmo tempo, educacional com os alunos da 6ª série da Escola José Severino de Araújo, pela orientação do professor Bartolomeu Teixeira da Silva, docente que ministra a disciplina de Matemática na referida turma.
Os alunos se envolveram bastante na execução da atividade, estando atentos para situações vislumbradas cotidianamente, mas que, muitas vezes, passam despercebidas e não são vinculadas como se deveria ao aprendizado escolar dos mesmos. O conteúdo sugerido e trabalhado dessa forma interdisciplinar e transversal foi comparação entre grandezas de figuras semelhantes.
Nesse perfil ficou constatado, sem dúvida alguma, que o conteúdo essencialmente teórico discutido em sala de aula surge de forma muito restrita e cria uma barreira na compreensão dos alunos, pois uma disciplina tão complexa e de uma fama que tanto intimida um grande número de estudantes, não se pode deter única e exclusivamente ao mundo da abstração, mas sim de uma prática concreta. A matemática deve ser trabalhada como realmente ela é: ao mundo vivencial dos alunos.
Por fim, cabe-nos salientar que essa forma de trabalhar certos conteúdos instiga o aluno em sua curiosidade, em suas indagações e em sua capacidade de situar aquilo que está sendo trabalhado à realidade do seu dia-a-dia. Dessa forma, o aluno não se comporta como um fruto passivo do processo educacional, mas, sobretudo, exerce o papel que realmente tem: construtor partícipe e ativo de seu conhecimento e o uso deste na sociedade na qual se encontra inserido.
Bartolomeu Teixeira, Prof. de Matemática na EJSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário