segunda-feira, 20 de junho de 2011

INSCRIÇÕES PARA O PROUNI COMEÇAM NESTA SEGUNDA-FEIRA | AGENCIA BRASIL


            Brasília - Estudantes interessados em conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem se inscrever a partir de hoje (20) no processo seletivo do segundo semestre de 2011. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou quantas bolsas serão ofertadas nesta edição. Criado em 2004, o programa oferece a alunos de baixa renda bolsas em instituições privadas de ensino superior.
            Para concorrer a uma bolsa do ProUni, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.
           As bolsas integrais são destinadas a alunos com renda familiar mensal per capita até 1,5 salário mínimo. Já as parciais, que custeiam 50% da mensalidade, podem ser pleiteadas por candidatos com renda familiar mensal per capita até três salários mínimos.
           As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet até as 23h59 do dia 24 de junho. Ao inscrever-se, o candidato pode escolher até três opções de curso e instituição diferentes.
          A divulgação da lista dos pré-selecionados em primeira chamada está prevista para o dia 27 de junho. Os aprovados deverão comparecer às insituições de ensino para onde foram selecionados até 6 de julho, a fim de comprovar as informações prestadas durante as inscrições. Haverá ainda mais duas chamadas, nos dias 12 e 25 de julho, para preencher as vagas remanescentes. O cronograma completo pode ser consultado no site do programa.


Por Agência Brasil, Agência Brasil, Atualizado: 20/6/2011 5:53

Amanda Cieglinski

Repórter da Agência Brasil

Link:http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=29179813

quarta-feira, 15 de junho de 2011

INSCRIÇÕES PARA O SISU COMEÇAM HOJE COM 26 MIL VAGAS DISPONÍVEIS | AGÊNCIA BRASIL



 Brasília - A partir das 6h de hoje (15) entra no ar a quarta edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Criada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior.

Na edição do início do ano, estudantes enfrentaram dificuldades para entrar no sistema que ficou sobrecarregado em função do grande volume de acessos. De acordo com o secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, os 'pontos críticos' foram melhorados e a expectativa é que o Sisu rode sem problemas.

'Hoje, o sistema trabalha com uma segurança muito grande em todos os aspectos. Estivemos fazendo análises e conhecendo cada módulo e etapa. Todos os pontos críticos, possíveis pontos de estrangulamento, foram detectados e estão completamente monitorados e corrigidos' , afirmou Costa à Agência Brasil.

Para o primeiro semestre de 2011, o Sisu oferecerá 26 mil vagas em 48 instituições públicas de ensino superior. Podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. No início do ano, o sistema registrou 1 milhão de inscritos, contra 793 mil na primeira edição de 2010. Luiz Cláudio Costa acredita que a tendência é que a participação aumente a cada edição. Ele aposta que o novo modelo de seleção já está consolidado e que a sociedade reconhece a 'justiça' que ele traz. 'É um sistema democrático em todos os sentidos. Ele preserva a qualidade que a academia tem que ter, mas tem um aspecto de inserção social muito forte', defendeu.

Os candidatos interessados em participar do Sisu devem acessar o site do programa até domingo (19) e escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Ao fim de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente. O sistema funciona das 6h às 23h59 de cada dia, quando é fechado para calcular as notas de corte.

Para o secretário, o Sisu inverte a lógica de seleção dos vestibulares tradicionais porque oferece ao estudante a oportunidade de disputar uma vaga em várias instituições a partir do desempenho de uma única prova, o Enem. 'Há 100 anos o Brasil faz vestibular, os exames de seleção começaram no país em 1911. Ele tem uma lógica em que o estudante faz a matrícula em um curso de uma instituição, depois faz a prova e se for reprovado está fora, a chance acabou. Isso não é justo', afirma.

A previsão é que a lista dos estudantes selecionados em primeira chamada pelo Sisu seja divulgada no dia 22 de junho. Os aprovados terão entre os dias 27 e 28 para efetuar a matrícula nas instituições de ensino. Caso o participante tenha conseguido uma vaga no curso marcado como segunda opção, poderá permanecer no sistema e esperar pela segunda chamada. Os selecionados para a primeira opção perdem a vaga se não efetuarem a matrícula.

No dia 2 de julho, o MEC divulga a segunda chamada, com prazo de matrícula de 5 a 6 de julho. Após esse período, o sistema gera uma lista de espera que fica disponível para as instituições selecionarem candidatos para as vagas remanescentes. Podem entrar na lista os estudantes não selecionados em nenhuma das opções escolhidas nas duas primeiras chamadas. Os interessados deverão fazer essa opção no próprio sistema, entre os dias 2 e 7 de julho.



Por Agência Brasil, Agência Brasil, Atualizado: 15/6/2011 5:52
Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Link:http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=29122046

ECLIPSE LUNAR NO DIA 15 DE JUNHO




Neste 15 de junho, todos os brasileiros terão o privilégio de observar um belíssimo fenômeno celeste: o eclipse total da Lua. Neste dia, logo após o pôr-do-Sol, a Lua nascerá em sua fase cheia (condição fundamental para a ocorrência de um eclipse do gênero), e já nascerá sendo "engolida" pela sombra projetada do nosso planeta. Se as condições climáticas de sua cidade permitirem um céu sem nuvens, vale muito a pena dar um tempo de suas atividades e se dar ao prazer de ficar uma hora olhando para a Lua. Se você tem crianças em casa, leve-as para ver o fenômeno. É algo que marca, que fica como boa lembrança e instiga à curiosidade pelo estudo de Ciências.


Não é preciso trabalho algum para ver o eclipse. Basta identificar o ponto cardeal leste, que é onde o Sol e a Lua nascem. Mesmo que você não saiba onde fica o leste, veja como é fácil identificar: olhe para onde o Sol está se pondo.O leste estará exatamente às suas costas.


Mas você pode se perguntar: "a Lua é tão grande, tão visível, nem preciso saber onde é o leste para vê-la nascer". Isso é verdade, mas o problema é: e se onde você mora existirem prédios tapando a visão do leste? Você corre o risco de perder a visão do eclipse, pois ele não durará a noite toda, e sim apenas alguns minutos depois que a Lua se levantar no horizonte. Deste modo, identifique de antemão onde fica o leste, e procure um lugar que lhe permita ver a Lua nascer.


Astronomicamente falando, não é difícil compreender um eclipse lunar. Ele ocorre porque o Sol projeta a sombra da Terra sobre o disco da Lua, fazendo-a desaparecer gradualmente por algum tempo. Mas por que não ocorrem eclipses em toda Lua Cheia? Simplesmente porque há uma inclinação diferente nas órbitas da Lua em torno da Terra e da Terra em torno do Sol. Para haver eclipse lunar, é preciso que haja, também, o alinhamento, que só ocorre de tempos em tempos.


Eclipses são eventos periódicos tão belos quanto instigantes. Para nossos antepassados mais distantes, eram razão para grande temor. Imagine a cena: as pessoas estão trabalhando, e eis que de repente algo parece apagar o Sol. Ou devorar a Lua. Não à toa, a superstição popular atribuía a tais eventos significados de péssimo agouro. Um eclipse seria um sinal maligno do céu que traria grande sofrimento ao povo daquela região. Dizia-se que um eclipse solar era sinal da morte de um rei, e coisas do gênero. Nossa percepção das coisas mudou, e agora sabemos que eclipses são muito mais motivo de admiração e fascínio do que de temor.


E para a Astrologia, o que significa um eclipse lunar?


Para os antigos, não era um bom sinal, mas por motivos que eram mais supersticiosos do que dignos de nota. Atualmente, há uma tendência de boa parte dos astrólogos em reavaliar o significado dos eclipses, compreendendo-os como um momento especial de hipersensibilização de determinadas áreas do mapa astrológico de cada pessoa. Esta hipersensibilização não é necessariamente negativa, mas se o indivíduo não tiver muita consciência do processo, pode passar por dias complicados.


O próximo eclipse lunar do dia 15 de junho ocorrerá no eixo Gêmeos-Sagitário, próximo a 25 graus, afetando portanto de modo mais poderoso as pessoas que nasceram no terceiro decanato destes signos.


O terceiro decanato equivale aos últimos dez dias de cada signo. Para Gêmeos, envolve aproximadamente o período que vai de 10 a 20 de junho. Para Sagitário, o período que vai de 10 a 20 de dezembro. Se você nasceu nos períodos indicados, este eclipse do dia 15 tem mais a ver com você, que provavelmente se sentirá mais confuso(a) por aproximadamente 29 dias, tendendo a reagir de modo excessivo a coisas que antes não te afetariam. O eclipse afeta também especialmente a sensibilidade das pessoas que têm o Ascendente em Gêmeos ou Sagitário, mas especialmente aquelas que nasceram com o Ascendente entre os graus 23 e 25 deste signo (algo que você pode checar vendo o seu Mapa Astral Personare). O eclipse lunar pode também afetar pessoas com outras características astrológicas, mas apenas uma consulta a um astrólogo de confiança poderá detalhar com pormenores o que este fenômeno pode significar em seu mapa. De todo modo, é como eu disse: temos mais motivos para nos fascinar com a beleza do evento do que razões para nos preocuparmos. Relaxe. Há muito tempo não temos mais medo do lobo mau. Nem dos eclipses! A Lua vai, o céu escurece, as trevas dominam... mas eis que a luz retorna em todo seu esplendor. Particularmente, é assim que vejo um eclipse: sinal de que, mesmo na súbita escuridão, a luz sempre há de retornar...


Fonte:http://entretenimento.br.msn.com/astrologia/eclipse-lunar-no-dia-15-de-junho Por: Alexey Dodsworth

sexta-feira, 10 de junho de 2011

NORDESTE - SÃO PAULO: A ROTA DA SAUDADE


Por Felizardo Neto

No povoado brejinhense de Vila de Fátima, sobre uma porta de madeira mal pintada de um bar, está colado um cartaz. “VIAÇÃO JUPI – Rodas que levam a um sonho, que encurtam distâncias e aproximam pessoas. Viagens para São Paulo e Belo Horizonte. Ônibus com ar condicionado, TV, DVD e frigobar”.
Numa casa que fica por trás da rua desse bar mora Augustinha Patrício Alves, 67 anos. Ela é mãe de seis filhos homens, todos casados. Usando um pano branco na cabeça para se proteger do forte sol de outubro, ela fala sobre a rotina dos seus filhos. “No inverno lês estão aqui, na seca eles vão embora para São Paulo”, explica, comparando seus rapazes aos passarinhos migratórios. Apesar dos seus filhos nunca irem de uma só vez para São Paulo, Augustinha diz que gostaria que todos estivessem sempre por perto. “Meus filhos são para mim como a Família Sagrada. Peço a Deus que ilumine eles e todos aqueles que estão na mesma situação deles”, completa, levantando as mãos para o céu.
Na mesma situação dos filhos de Augustinha estão os maridos das funcionárias públicas Francinalva Firme Batista de Medeiros, 38 anos e Maria das Neves Costa Batista, 34 anos. Ambas são moradoras da cidade de Brejinho.
“Tem coisas que a gente só sabe conversar com o esposo. E o meu, quando vai embora para São Paulo ou para o Rio, chega a demorar até cinco meses por lá. Foi assim este ano, quando eu senti muita falta dele”, afirma Francinalva, enquanto lava as camisas de algodão do seu marido, o agricultor João Batista Félix Bezerra, 43 anos.
“A noite é o pior momento quando estamos longe de quem gostamos”, declara Maria das Neves, esposa do agricultor Sebastião Anicácio de Lima Rodrigues, 30 anos. Ele viaja rotineiramente para São Paulo, Rio de Janeiro e Natal. “Não só eu sinto a falta dele, mas também os nossos filhos”, ela pontua, sob o olhar brilhante e o sorriso de Sebastião. Ele aproveita para se sentar ao lado dela e lhe dar um beijo na face.
Tanto Maria das Neves quanto Francinalva concordam que se existisse mais oportunidades de serviço no lugar onde vivem, talvez não fosse preciso seus maridos levar a vida que levam. Francinalva vai mais longe ao dizer que se o seu esposo tivesse estudado mais, poderia ter encontrado um serviço melhor lá fora, ou mesmo nunca ter precisado viajar. Ela, que recentemente recebeu um diploma por ter estudado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), não esconde a dura análise que faz sobre o trabalho em São Paulo. “Lá, tudo está sempre mudando. Até a maneira de fazer medições, nos trabalhos da construção civil, é diferente da de antigamente. É preciso estudo”, conclui.

AQUECIMENTO GLOBAL


Na primeira quinzena do mês de maio, foram apresentados seminários de Geografia nas turmas do 3º A, B e C sobre o tema Aquecimento Global, sob a supervisão do professor Rafael Remígio.
Os alunos fizeram apresentações brilhantes, baseadas numa extensa pesquisa sobre o tema, assim também como entrevistas com a população brejinhense, que tiveram a intenção de pesquisar o nível de entendimento que a mesma tem sobre o assunto em questão.
Os trabalhos contaram com uma redação, notícias sobre o tema em questão, entrevistas e, ao final, sugestões de como uma pessoa pode diminuir o aquecimento global.
A seguir, você pode conferir trechos dos trabalhos. As fotos de todas as equipes que participaram dessa jornada do conhecimento podem ser conferidas no blog da escola.
Com grande satisfação,



























Por que o aquecimento global é uma
verdade inconveniente?

Estamos vivendo num mundo que está cada vez mais quente, isso devido ao aquecimento global ou também conhecido por efeito estufa. Esse fenômeno é o aumento da temperatura da Terra, causado por acúmulo de CO2 na atmosfera que o ser humano solta no ar: queimadas, utilização de automóveis, fábricas, etc.
Pesquisas indicam que, nos próximos anos, a temperatura do planeta vai aumentar e esse aumento vai ocasionar o derretimento de geleiras, e consequentemente o aumento do nível do mar, em algumas regiões haverá mais chuvas e em outras desertificação, também haverá escassez de alimentos, catástrofes climáticas entre outras, apesar de que, hoje em dia, já está acontecendo essas catástrofes.
As pessoas estão voltadas mais para seu próprio consumo, pois se preocupam mais com a modernidade, ou seja, com um trabalho bem sucedido, dinheiro, automóveis, aparelhos sofisticados e esquecem que o mundo está sofrendo com isso. Poucos percebem que com isso também estamos sendo afetados e se não lutarmos para combater o aquecimento, iremos cada vez mais ver o mundo ser destruído.
É uma verdade inconveniente porque mesmo sabendo que ele existe não fazemos nada para resolvê-lo.




Leonardo Francelino de Souza
Márcia Regina Pereira da Silva
Thaise Katiane dos Santos Sousa

Alunos do 3º A








Aquecimento global
pode aumentar doenças de transmissão hídrica

As mudanças climáticas podem aumentar a exposição das pessoas a doenças transmitidas pela água procedente de oceanos, lagos e ecossistemas costeiros, e o impacto já poderá ser sentido em alguns anos, alertaram este sábado cientistas americanos reunidos em uma conferência em Washington.
Vários estudos demonstraram que as mudanças no clima provocadas pelo aquecimento global tornam os ambientes marinhos e de água doce mais suscetíveis à proliferação de algas tóxicas, e permitem que micróbios e bactérias nocivas à saúde se multipliquem, informaram cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).
Em uma pesquisa, pesquisadores da NOAA fizeram modelos de oceanos e do clima para prever o efeito nas florações de `Alexandrium catenella`, que produz a tóxica "maré vermelha" e pode se acumular em mariscos e causar sintomas como paralisia e inclusive ser mortal para os humanos que comerem os moluscos contaminados.
"Nossas projeções indicam que no fim do século XXI, as florações podem começar até dois meses antes no ano e persistir um mês depois, em comparação com o período atual, de julho a outubro", disse Stephanie Moore, um dos cientistas que trabalhou no estudo.

Fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/saude/conteudo.asp?ID=431430





Elaine
Francimeire
Lilian
José Carlos
José Denílson
Roberta

Alunos do 3º C








10 formas de uma pessoa diminuir o aquecimento global
Troque uma lâmpada
Substituir uma lâmpada comum por uma lâmpada fluorescente evitará a emissão de 80 Kg de dióxido de carbono por ano.

Dirija menos
Ande, vá de bicicleta, faça revezamento de carros e use o sistema de transportes com mais frequência. Você deixará de emitir 1 quilo de dióxido de carbono por cada 3,5 km que você deixar de dirigir.

Confira os pneus
Manter seus pneus calibrados corretamente pode diminuir em mais de 3% o consumo de gasolina/álcool. Cada litro de combustível economizado reduz 2,5 Kg de emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Use menos água quente
Aquecer a água demanda muita energia. Instale um chuveiro de baixa pressão e você deixará de emitir 180 Kg de dióxido de carbono por ano.

Recicle
Você pode reduzir 600 Kg na emissão de dióxido de carbono por ano se reciclar o lixo produzido em sua casa.

Evite produtos com muitas embalagens
Você pode deixar de emitir 600 Kg de dióxido de carbono se diminuir em 10% a quantidade de lixo que produz,

Coma menos carne
A produção de 1 caloria de proteína animal queima dez vezes mais combustíveis fosseis e emite dez vezes mais gás carbônico que a produção de 1 caloria de proteína vegetal. O Brasil ocupa o quarto lugar com maior responsabilidade pelo efeito estufa por conta das queimadas para pastagens.

Plante uma árvore
Uma única árvore absorverá 1 tonelada de dióxido de carbono durante sua vida.

Desligue os aparelhos eletrônicos
Simplesmente desligar sua televisão, DVD player, som e computador quando não estão sendo utilizados, reduzirá a emissão de toneladas de dióxido de carbono por ano.

Espalhe essas informações!
Pessoas bem informadas e com atitude mudam o mundo.




ALINE
ANISEA
ALZENI
DERLANIVONE
FERNANDA
SUENIA

Alunas do 3º B


link da imagem:topasebias.blogspot.com

GRÊMIO ESTUDANTIL: AGORA OU NUNCA?

No dia 14 de março de 2011 ocorreram as eleições para presidente do grêmio tendo como vencedora a chapa 01 ficando eleita e empossada com 177 votos válidos. Até aí tudo bem!
Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.

Mas cadê o Grêmio “Influência Estudantil” que só aparece pedindo votos e agradecendo? Eles disseram que ia logo em abril fazer o Intercolegial e projetos como a plantação de fruteiras da escola e também projetos para prevenir o lixo na sala e na comunidade. Mas nada foi feito. Vamos esperar para as festas juninas e ver o que vai acontecer.

Quero deixar bem claro que não estou procurando confusão, apenas estou querendo saber o que aconteceu com os integrantes e as promessas.

E ao invés de responderem no jornal da escola agilizem e façam o São João da Escola.

Gislândio Araújo

VOCÊ E O OUTRO


O outro é aquele que você encontra no caminho ou aquele que convive com você em casa, no trabalho e em qualquer lugar.
O outro é também aquele que você não cumprimenta e mesmo vendo-o não pensa nele nem se preocupa com ele.
Você sabe quem é o outro?
O outro é aquele que colabora com você em tudo que você faz, em tudo que você usa e em tudo que você utiliza. O pão que você come, a roupa que você veste, o transporte que você usa, a casa que você mora, o emprego que você tem ou o empregado que você precisa e tantas outras coisas úteis ao seu progresso, só se tornam possíveis porque o outro existe.
O outro é aquele que colabora com você e completa com você a grandeza do Universo, na família, na escola, na igreja, na comunidade e no trabalho.
O outro é aquele que lhe ajuda a crescer mesmo que você não pense nele nem aceite isso.
O outro é aquele com que você deve colaborar durante toda a sua vida para construir um mundo feliz para todos.
Você e o outro se completam na construção do bem comum e não podem se odiar nem viver isolados, porque o mundo ficaria mais pobre e mais triste.
Você e o outro devem caminhar unidos para desempenhar o trabalho que completa a beleza da criação. Pense no outro e as coisas começam a mudar. Para construir e prosseguir melhor, você precisa do outro e o outro precisa de você. No ato de julgar pense no outro e se coloque no lugar dele. Se você fala, pense no outro e permita que ele transmita a opinião que tem. Se você dispõe do necessário para viver, não esqueça de lutar para que o outro também consiga.
Se você gosta de ser respeitado lembre-se de respeitar o outro. Se você tem poder veja que legitimidade do poder só se justifica quando é útil ao outro. Se você gosta de ser tratado com fraternidade, não pode esquecer nunca que o outro é seu irmão.

Reflexão indicada pelas alunas Ruziana e Girleide do 2º B




Link da imagem:sigasuamoda.com

HORA DO CAFEZINHO


por Isabella Monteiro

É saboroso e aumenta a concentração. Quantas xícaras você pode tomar?
O coffee break é um hábito cada vez mais comum nas empresas. Depois de horas de trabalho, não há funcionário que resista a uma pausa no batente para apreciar uma deliciosa xícara de café. "Intervalos para o cafezinho são ótimos. Eu adoro a bebida, faz você sair um pouco do ambiente de trabalho e sempre se encontra um colega, rola uma conversa. Sem falar que o café estimula a continuar trabalhando", acha a administradora Giuliana Monteiro. No gabinete da Secretaria Municipal de Obras do Rio de Janeiro, onde Giuliana é assistente, cerca de 30 pessoas consomem, em média, meio quilo de café a cada expediente.
Benefícios do coffee break

É fato: pequenas pausas durante o horário de trabalho ajudam a aumentar o rendimento dos profissionais. Se tomar um café, hum, melhor ainda. O tradicional cafezinho pode ser um grande aliado no combate à sonolência que bate depois do almoço ou após horas diante do computador. "O grande benefício desta bebida é o efeito estimulante que ela provoca. No momento em que a pessoa toma o café, sente-se bem disposta, sua concentração aumenta e há uma melhora até no humor", afirma a nutricionista Cristiane Mara Cedra.
“O que pouca gente sabe é que a cafeína representa apenas 1% do café e, em quantidades moderadas, faz bem ao organismo”
Segundo estudos epidemiológicos realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2007, o consumo regular de café (até meio litro por dia, no máximo), pode ajudar a prevenir a depressão. Essa qualidade seria atribuída a uma substância descoberta recentemente na bebida: os ácidos clorogênicos, que exercem ação direta no sistema de gratificação do cérebro (áreas que, quando estimuladas, produzem sentimentos de euforia).
Apesar dos benefícios, há muito preconceito em relação à bebida. Isso acontece devido à cafeína, tida como grande vilã. O que pouca gente sabe é que essa substância representa apenas 1% do café e, em quantidades moderadas, faz bem ao organismo. É ela a responsável por estimular o sistema nervoso, reduzindo a sonolência e o cansaço. Estudos indicam que há um aumento de até 15% na agilidade mental após a ingestão de cafeína.

O lado B

Que excessos fazem mal, nem é preciso lembrar. Em quantidade superior a 500mg por dia (o equivalente a quatro xícaras grandes), a ingestão de café causa ansiedade, arritmia cardíaca, irritabilidade, dores de cabeça, insônia, tremores e diarréia. "A cafeína em excesso pode gerar dores estomacais, refluxo e, em alguns casos, até úlcera. Quem sofre de osteoporose precisa estar atento, já que a substância impede a absorção de cálcio no organismo", adverte a nutricionista Sandra Mendonça. As grávidas também devem ter cuidado já que, em altas doses, a cafeína pode provocar abortos.

Na hora do expediente

Para desfrutar dos benefícios do café durante as horas de trabalho, a nutricionista Cristiane Mara Cedra recomenda o consumo de, no máximo, três xícaras por dia, o equivalente a 150ml. "Essas xícaras devem ser consumidas de forma fracionada e nunca de uma só vez", alerta. É importante levar em conta a alimentação. Os médicos advertem que beber café de estômago vazio é prejudicial. "Desde que não seja a única fonte de nutrição, o café pode ser ingerido a cada três horas", afirma a nutricionista Sandra Mendonça.

Fonte: http://msn.bolsademulher.com/investimentos/hora-do-cafezinho-81387.html
Link da imagem:portuguesbrasileiro.istockphoto.com