quarta-feira, 21 de setembro de 2011

EDITORIAL: EJSAPE.BLOGSPOT.COM: 1 ANO


No dia 12 de agosto de 2010 foi feita a primeira postagem do blog da Escola José Severino de Araújo. Essa com o título acima. A partir daí foram mais de 100 postagens até o momento abordando diversos temas, desde curiosidades, alertas sociais, poesias, atividades da escola, gincanas, competições esportivas críticas e, sobretudo educação e cidadania. Ultrapassamos a marca de 10.000 visualizações de página.
Apesar de parecerem pequenos os números anteriores e os que serão postados nesta matéria mais adiante, o blog da EJSA é muito mais do que isso. Ele tenta retratar os acontecimentos escolares e a visão de mundo dos que participam do mesmo. Assim como o informativo Ojuarabiuze, que teve sua primeira edição em maio de 2010, o blog EJSA busca a interdisciplinaridade da educação e da participação. Funcionários, professores, pais, alunos, enfim, toda a comunidade escolar tem a oportunidade de desempenhar a maior conquista para a educação ao longo da história: a democratização da participação. Hoje a escola busca em seu Projeto Político Pedagógico a participação da comunidade escolar na educação de seus filhos. O blog e o informativo são apenas mais duas maneiras de dar voz a comunidade escolar. Esse é o objetivo principal. Foi pra isso que eles foram criados.
Contudo nós que trabalhamos na edição tanto do blog quanto do informativo comemoramos um ano de existência do mesmo (blog) de uma maneira diferente da convencional. Vamos sim mostrar uma espécie de retrospectiva do que de melhor foi apresentado nesse curto período de existência até então em uma série de postagens posteriores a essa. Vamos também mostrar alguns números, que como disse anteriormente, são pequenos se comparados aos padrões da internet, mas que são grandes quando mostramos as dificuldades de realização desta atividade.
Nós vamos comemorar esse ano de existência do ejsape.blogspot.com agradecendo bastante aqueles que participaram desta conquista, mas sobretudo pedindo que esta participação não só continue, mas que aumente. Apesar de a  participação existir ela ainda não é a que gostaríamos. Esperávamos que essa participação fosse voluntária e que nos procurassem para postar matérias, trazer curiosidades, notícias, etc. Porém o que vem acontecendo nos últimos meses é justamente o contrário. Um enorme “silêncio” por parte de nossos maiores e mais importantes colaboradores: os alunos.
A ideia inicial era que os alunos literalmente tomassem conta desta atividade, cabendo aos professores e funcionários apenas a coordenação e direcionamento da elaboração das postagens. O blog e o informativo são ricos em direcionamento pedagógico. A elaboração de textos, as pesquisas sobre os países que acessam o mesmo, a tradução para o idioma dos que mais acessam a história e geografia dos mesmos, a educação para a cidadania, tudo isso e muito mais atividades podem ser exploradas através do blog e do informativo. As matérias postadas podem se tornar ao mesmo tempo projeto e resultado. Pode ser um catalisador de aprendizado e um histórico, que poderá ser acessado depois como referência para atividades futuras.
Infelizmente todos esses recursos não estão sendo aproveitados. Existe uma apatia nesta participação, que não conseguimos até o momento identificar a razão pela qual ela acontece.
Chegamos a um momento decisivo na existência do blog e do informativo em que ou continuamos o maravilhoso trabalho ou o abandonamos. Não é possível que a cada nova edição do Ojuarabiuze, que a cada nova postagem no Blog EJSA nós da edição tenhamos que procurar matérias de pessoas de fora da escola. Naturalmente matérias externas enriquecem as postagens e são bem vindas, porém elas devem ser um acréscimo e não a matéria principal – o que tem acontecido frequentemente.
Pedimos o apoio de TODOS, alunos, funcionários e professores para continuar o projeto e para atingirmos o objetivo do blog e do informativo: educar para a cidadania.
A seguir algumas tabelas irão expor dados relativos aos acessos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário