quinta-feira, 12 de agosto de 2010

TRAVESSIA: PROGRAMA DE CORREÇÃO DE FLUXO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Numa parceria de sucesso com a Fundação Roberto Marinho o governo do Estado de Pernambuco disponibiliza para as escolas públicas do Estado o Projeto Travessia. Trata-se de um programa voltado para jovens e adultos onde a proposta é direcionada à inclusão, valorização e reconhecimento da dívida social que o governo e a sociedade civil têm para com uma parcela da população, cuja experiência escolar carrega uma história de evasão e repetência.
O referencial do programa é a proposta pedagógica voltada para o mundo do trabalho, para o desenvolvimento de competências e para a formação da cidadania o que viabiliza o acesso a conclusão da educação básica de forma acelerada e o que é melhor, com qualidade.
A sala de aula se transforma num espaço onde a realidade do aluno, seus saberes e seus fazeres são tomados como ponto de partida para a reflexão, neste espaço o professor torna-se o mediador responsável pelo alcance do objetivo principal que é a construção de uma educação cidadã.
Atualmente a Escola José Severino de Araújo acolhe duas turmas de jovens e adultos do Ensino Médio que por diversos motivos encontram-se em situação de distorção idade-série com alto risco de evasão e reprovação.
Desse modo, nós professores do travessia procuramos contribuir através do nosso compromisso com a educação para que esses alunos encontrem um caminho mais curto no processo de inclusão social, então como dizia François Gervais “O passado pode nos guiar, o futuro pode nos fazer progredir, mas é o presente que tem o papel essencial de nos transformar”, então aproveitem o momento, se esforcem, deem seu melhor e construam o futuro com base no presente vivido hoje no Travessia.

Marta Cristina, Professora do Travessia.

Um comentário:

  1. Vocês estão de parabéns ejsa pelo blog!!!!!
    esse blog nos trarar muitas informações de intretedimento escolar!!!! nos ajudará muito ...
    xauuuuuuuuuuu!!! sucesso é o que eu desejo a vocês!!!

    ResponderExcluir