Numa parceria de sucesso com a Fundação Roberto Marinho o governo do Estado de Pernambuco disponibiliza para as escolas públicas do Estado o Projeto Travessia. Trata-se de um programa voltado para jovens e adultos onde a proposta é direcionada à inclusão, valorização e reconhecimento da dívida social que o governo e a sociedade civil têm para com uma parcela da população, cuja experiência escolar carrega uma história de evasão e repetência.
O referencial do programa é a proposta pedagógica voltada para o mundo do trabalho, para o desenvolvimento de competências e para a formação da cidadania o que viabiliza o acesso a conclusão da educação básica de forma acelerada e o que é melhor, com qualidade.
A sala de aula se transforma num espaço onde a realidade do aluno, seus saberes e seus fazeres são tomados como ponto de partida para a reflexão, neste espaço o professor torna-se o mediador responsável pelo alcance do objetivo principal que é a construção de uma educação cidadã.
Atualmente a Escola José Severino de Araújo acolhe duas turmas de jovens e adultos do Ensino Médio que por diversos motivos encontram-se em situação de distorção idade-série com alto risco de evasão e reprovação.
Desse modo, nós professores do travessia procuramos contribuir através do nosso compromisso com a educação para que esses alunos encontrem um caminho mais curto no processo de inclusão social, então como dizia François Gervais “O passado pode nos guiar, o futuro pode nos fazer progredir, mas é o presente que tem o papel essencial de nos transformar”, então aproveitem o momento, se esforcem, deem seu melhor e construam o futuro com base no presente vivido hoje no Travessia.
Marta Cristina, Professora do Travessia.
Vocês estão de parabéns ejsa pelo blog!!!!!
ResponderExcluiresse blog nos trarar muitas informações de intretedimento escolar!!!! nos ajudará muito ...
xauuuuuuuuuuu!!! sucesso é o que eu desejo a vocês!!!