quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Agosto foi considerado segundo mês mais quente na Terra desde 1880



Em Genebra

Agosto foi o segundo mês mais quente na Terra desde que em 1880 quando começaram os registros oficiais, com uma temperatura média no planeta de 14,7 graus centígrados, só atrás de meses de 1998 e igual a 2001 e 2011, informou nesta terça-feira (18) a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Conforme os dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês), um dos membros da OMM, este organismo das Nações Unidas indicou em comunicado que desde 1976 as temperaturas registradas no mês de agosto sempre superaram a média de temperatura global do século XX.
(CONTINUA)


O aumento das temperaturas acima da média aconteceu de maneira especial no leste do Canadá, no sul da Groenlândia, no centro e no sul da Europa, no oeste do Cazaquistão, Japão, Austrália ocidental e Paraguai.
Ao contrário, diz a OMM, em determinadas regiões da Sibéria as temperaturas se mantiveram abaixo da média em agosto.
Uma das consequências, segundo os dados da NOAA, é que a camada de gelo do Ártico se reduziu em agosto para sua extensão mínima média desde que há registros: 4,7 milhões de quilômetros quadrados, 38,5% abaixo da média entre 1979 e 2000.
Durante agosto, a camada ártica de gelo se reduziu diariamente uma média de 91,7 quilômetros quadrados, o ritmo mais rápido observado em um mês de agosto.
O resultado foi que em 26 de agosto, a camada marcou um mínimo histórico de 4 milhões de quilômetros quadrados.


 Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário