A revista especializada em ciência Nature destaca a notícia de que foi confirmada presença de água no planeta-anão Ceres, localizado no chamado Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter.
Com diâmetro de cerca de 950 km, Ceres é o corpo mais maciço dessa região do Sistema Solar, respondendo por cerca de um terço do total da massa do cinturão. Até 2006, quando recebeu a classificação de planeta-anão, Ceres era considerado um asteroide gigante.
Anteriormente, minerais hidratados (tidos como vestígios da presença de água) já haviam sido encontrados em Ceres, mas a nova pesquisa detectou vapor d'água.
A descoberta dá mais pistas aos astrônomos sobre as fontes de água em Ceres e a composição de seu solo.
Há teorias que propõem que corpos gélidos, como cometas, tenham migrado do cinturão, e a descoberta de água em Ceres dá força a essas teses.
A taxa de produção de água medida no planeta anão indica que sua fonte seja ou originada por camadas de gelo próximas a sua superfície ou por gêiseres.O fato de terem sido encontradas mais de uma fonte de água leva os astrônomos a acreditar que Ceres tenha um manto de gelo.
A descoberta de atividade ligada a água no cinturão de asteroides, afirma a Nature, reforça a ideia de que cometas e asteroides sejam mais semelhantes do que se pensa.
Fonte: BOL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário