quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CENSO 2010

A população estimada do Brasil é de 186.770.562 de pessoas numa área que corresponde a 8.514.876,599 Km2. No estado de Pernambuco são de 8.485.386 pessoas. No município de Brejinho, 7.158 apuradas em 2.635 domicílios, sendo desses 1.994 ocupados e 641 não ocupados.
Mas afinal, de onde vêm todas essas informações? Para que elas servem?
Essas e muitas outras, ainda mais relevantes, são colhidas através de uma pesquisa chamada de Censo. Os dados relatados acima foram tirados do “Censo 2007: Contagem da População” o último Censo realizado até então e que serviu de preparação para a pesquisa que será realizada este ano.
A pesquisa Censo 2010 teve início em 1º de agosto e terá um perfil diferente do abordado na anterior. Será o “Censo Demográfico” e segundo a nota retirada do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (...).“O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos.”
O Censo tem uma importância capital para o país. Ele mostra muito mais do que o quantitativo populacional. Ele dá suporte para diversas políticas públicas, a elaboração de projetos de importância para a população em geral e, ao contrário do que muitos podem pensar, a pesquisa é utilizada por diversas instituições – que não o governo – como empresas privadas, universidades, escolas, ONGs, etc.
Daí vem à importância da colaboração de toda a população para realização deste trabalho que atende a todos. “Fazer o Censo 2010 é uma responsabilidade do IBGE e também da sociedade que ao colaborar com o recenseamento cumpre seu papel de cidadã”.
“É importante lembrar que é através das informações do IBGE, produzidas a partir das respostas da população ao Censo, que os governos, empresas e acadêmicos irão planejar seus estudos e ações para projetar o futuro” (IBGE, 2010).
Receba bem o Recenseador quando este passar em sua residência, responda as perguntas e preste as informações de maneira correta, sabendo que será garantido o sigilo destas. De acordo com o IBGE (2010), (...) “as informações prestadas terão caráter sigiloso e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos”.
Em alguns domicílios será feito um maior número de perguntas, pois para efeito e critérios de pesquisa serão utilizados dois questionários diferentes. O de amostra e o básico, este último, que será feito na maior parte dos domicílios.
Para obter mais informações consulte site http://www.ibge.gov.br e em caso de dúvida sobre a identificação do Recenseador (este que estará usando boné, colete azul com a identificação do IBGE, crachá e computador de mão para as entrevistas) o site disponibiliza um link chamado “Conheça nossos recenseadores” onde você pode, de qualquer computador ligado a Internet - conferindo pelo número do crachá que o Recenseador usa - saber se ele é realmente um funcionário a serviço da empresa. Ou através do número 0800-721-8181 onde pode ser confirmada a identificação do funcionário.
Como diria o antigo filósofo grego Sócrates “conhece-te a ti mesmo”, com a intenção de assim tornar-se algo melhor.
Vamos responder ao Censo 2010 e ajudar o Brasil a se conhecer melhor para ser melhor.

Por: Alekson Messias

Nenhum comentário:

Postar um comentário