segunda-feira, 16 de agosto de 2010

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

        A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião da mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero a alteração nas mamas e preocupação com o futuro da criança que ainda irá crescer. São pensamentos e alterações importantes para o período.
        A adolescência e gravidez quando acontecem juntas, podem acarretar serias consequências para toda a família mais principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente.
        Por causa disso, a 6ª Série do Ensino Fundamental da Escola José Severino de Araújo, fez pesquisas e entrevistas no município com mães de filhas adolescentes grávidas, com as próprias adolescentes grávidas e com a secretaria de saúde de Brejinho.
         Em resumo a Secretaria de Saúde informou que só neste ano foi registrado 15 casos de adolescentes grávidas em Brejinho, e estas adolescentes não estão grávidas por falta de informação, mas sim por vontade própria.
         Quanto à entrevista com a adolescente grávida, de apenas 16 anos com 4 meses de gravidez, esta informou que no início da gestação teve vontade de abortar, mas desistiu, e agora está satisfeita e feliz com a gravidez e que pretende continuar com a gestação e criar e educar a futura criança.

Jocicleide, Eduarda e Isllém (Alunos da 6ª Série do Ensino Fundamental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário