segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EJSA: pesquisa de campo mostra os resultados dessa implantação

A Educação Ambiental é uma ferramenta indispensável para a formação de uma sociedade que possa idealizar a sustentabilidade. É de fundamental importância que ela se encontre dentro da formação das gerações que mais irão sofrer com o desgaste ambiental, geração essa representada pelos jovens que estão em idade escolar. Uma análise dos meios usados na escola para desenvolver a consciência ambiental em seus educandos é de importância singular, pois gera a oportunidade de conhecer ações que venham a ser eficazes no ato de educar ambientalmente a nível local, podendo até serem copiados para planos globais.
O Governo do Estado do Pernambuco em conjunto com a Secretaria de Educação do Estado, implantou desde o ano de 2008, nas escolas estaduais a disciplina de Educação Ambiental como matéria independente no currículo escolar. Essa disciplina compõe a parte diversificada da grade curricular e na Escola José Severino de Araújo, está sendo ministrada na primeira série do ensino médio, pela professora Maria Madalena Sampaio da Silva (Madazinha).
Os conhecimentos sobre o meio ambiente tem presença garantida no currículo da escola assegurada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), onde se defende a presença da disciplina na forma de tema transversal, permeando por todas as outras disciplinas.
A fim de buscar a avaliação por parte dos alunos e dos professores em relação a
essa nova disciplina, o professor de Biologia da escola, Elcio S. Batista, realizou uma pesquisa de campo recolhendo informações sobre a importância da nova disciplina de acordo com a opinião de cada um. A pesquisa também possuía como objetivo avaliar a presença efetiva da Educação ambiental na escola.
Entre outras coisas, a pesquisa demonstrou que a maioria dos entrevistados consideram as aulas interessantes pois tratam de assuntos do seu interesse. Também afirmaram que acreditavam no poder da educação para mudar a situação ambiental que enfrentamos nos dias atuais, e ainda que possuíam hábitos que foram moldados depois de participarem das aulas de Educação ambiental.
A educação ambiental assume a posição de conscientizadora da urgente necessidade em enxergar o mundo no qual estamos inseridos, buscando tirar do ambiente o que é essencial para nossa sobrevivência, contudo que se pratique o respeito pelos limites da natureza e a preocupação em torná-la permanente através da sustentabilidade.

Prof. Élcio Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário