quinta-feira, 2 de setembro de 2010

FALANDO SOBRE SEXO

           
            As pessoas fazem sexo desde... Bem já faz muito tempo! Talvez ainda mais do que você pensou neste momento. Talvez uns cinco milhões de anos. O importante é que, por algum motivo ainda sem explicação, ninguém conseguiu descobrir um jeito fácil de trazer o tema para ser discutido à mesa durante o jantar. Se você fica constrangido ao falar sobre sexo, bem-vindo ao clube! Para a maioria das pessoas, este assunto é extremamente constrangedor.
            O tema sexo ainda é algo encarado como tabu em muitos lares. A maioria dos pais evitam falar sobre o assunto com seus filhos, ficando a cargo da escola orientá-los a se prevenir de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e de uma gravidez indesejada.
            Com o propósito de encontrar algumas informações que os ajudem a falar sobre sexo com os alunos da EJSA, os funcionários Elcio, Genaldo e Luciana participaram de um encontro promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), no dia 07 de agosto, em São José do Egito. Com o objetivo de incentivar a implantação da Educação Sexual nas escolas, houve a discussão de temas como: Sexo Seguro, DSTs, Homofobismo, Autoritarismo Masculino, entre outros.
            As oficinas trabalhadas no encontro foram dadas como propostas para serem aplicadas nas escolas. Os três representantes da EJSA já estão elaborando um projeto a ser desenvolvido aqui na escola.
            É importante conversar sobre este assunto para poder aprender mais sobre si. E mesmo que ninguém possa definir quando é a melhor hora para iniciar uma conversa sobre isso, sempre se dá um jeitinho para tocar no assunto.
           Neste projeto, os alunos da EJSA poderão encontrar algumas informações que os ajudem a discutir esse tabu, seja com seu namorado, sua namorada, pais, médicos ou professores. Portanto, se você estiver nervoso com a hipótese de conversar com alguém, relaxe. Quebre esse gelo aos poucos, pedaço por pedaço, e prepare-se para tirar suas dúvidas.

Prof. Elcio Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário