segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CANTORIA DE VIOLA

Os poetas se apresentam em dupla, declamando versos sugeridos (motes) pela platéia ou banca dos torneios, sobre os quais fazem seus improvisos (glosas), acompanhados pelo som da viola. Além de obedecer às rimas e métrica predeterminadas, os cantadores se exercitam em dezenas de gêneros, todos com regras específicas em termos de qualidade de sílabas e colocação e tipo das rimas.
O Sertão do Pajeú está localizado na Mesorregião do Sertão de Pernambuco. Também conhecido como Pajeú das Flores a poesia se faz presente em cada cidade, algumas mais conhecidas como o ventre e o berço imortal da poesia, Itapetim e São José do Egito respectivamente, onde as crianças já nascem com o dom da poesia, outras não são tão famosas mas, tem poetas de excelente qualidade, onde os temas improvisados vão do desafio jocoso entre dois violeiros aos fatos da atualidade, passando pelo lirismo da vida sertaneja até a exaltação do amor e da saudade.
SAUDADE

Saudade é um parafuso / Que na rosca quando cai, / Só entra se for torcendo, / Porque batendo não vai / E depois de enferrujar dentro, / Nem distorcendo não sai.

Saudade tem cinco fios / Puxados à eletricidade, / Um na alma, outro no peito, / Um amor, outro amizade, / O derradeiro, a lembrança / Dos dias de mocidade.

Antônio Pereira de Moraes (Itapetim, PE)


Mote: E O DIA NÃO AMANHECE

Berra o bode no chiqueiro, / Relincha, longe, o cavalo, / Pia o pinto, canta o galo / Ciscando pelo terreiro; / A vaca, no tabuleiro, / Muge fazendo uma prece! / O candeeiro estremece, / Chia o grilo na parede, / Chora o menino na rede /
E o dia não amanhece!

Antônio Marinho (São José do Egito, PE)


Mote: MULHER NÃO TEM CORAÇÃO

Um cientista profundo / Solicitou-me, uma vez, / Que eu enumerasse os três / Desmantelos deste mundo. / Eu respondi num segundo: / Doido, mulher e ladrão! / E disse mais a razão: / Doido não tem paciência, / Ladrão não tem consciência, / Mulher não tem coração.

Lourival Batista (São José do Egito, PE)

Fonte: Caderno da Cultura de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário