sábado, 5 de janeiro de 2013

Alunos da rede pública embarcam em janeiro para os EUA; veja como participar do programa


Cláudia Emi Izumi
Do UOL, em São Paulo


Valmir José Dias Filho, 18, da cidade do Rio de Janeiro, é um dos 37 escolhidos que embarcarão para os Estados Unidos este mês. “Essa era minha terceira e última vez que tentava ser Jovem Embaixador”, conta com emoção.

Ele foi um dos alunos da rede pública selecionados entre 16 mil concorrentes para passarem três semanas nos EUA. Neste ano, a viagem promovida pela Embaixada dos Estados Unidos vai de 11 de janeiro a 3 de fevereiro.


Enquanto aguarda a viagem, Valmir continua como voluntário e seu trabalho com dependentes de crack e inserção na sociedade por meio da educação. Dá aula de inglês e de esportes em uma igreja batista da comunidade de Padre Miguel.


“Há algum tempo, eu não imaginaria que minha vida fosse mudar assim. Tornei-me uma referência de perseverança na minha escola e na comunidade. Estarei representando a juventude do Rio de Janeiro em outro país. É uma grande responsabilidade!”

Michelly de Jesus Teixeira, 18, de Várzea Grande (MT), que já deu aulas de inglês para comunidades carentes e faz voluntariado na igreja da qual participa e é líder de turma desde o início do ensino médio, também viaja para os Estados Unidos nos próximos dias.

“Agora que passou a fase de esperar o resultado, estou bem mais calma. Mas ainda há muita ansiedade e expectativas”, fala.

Michelly tem estudado para que as respostas sobre seu Estado e seu país de origem estejam na ponta da língua quando algum americano lhe dirigir a palavra durante a viagem em janeiro. Afinal, ela e o grupo se tornaram representantes juvenis do Brasil.

QUEM PODE PARTICIPAR

Veja, abaixo, quem pode participar do programa Jovens Embaixadores. A previsão é de abertura do próximo programa em abril de 2013.

·         Ser aluno do ensino médio da rede pública de ensino;
·         Ter entre 15 e 18 anos;
·         Jamais ter viajado aos Estados Unidos;
·         Ser voluntário em uma iniciativa e responsabilidade social por pelo menos um ano;
·         Ter boa fluência em língua inglesa;
·         Possuir perfil de liderança;
Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário