Dois aviões Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissam neste sábado (08) na Base da Aeronáutica, em Recife, com quase 200 pessoas entre professores e estudantes da Universidade de São Paulo (USP).
Juntamente com a tripulação, desembarcam também toneladas de equipamentos de ponta, aparelhos médicos e remédios. Não se trata de uma operação de guerra, mas sim do projeto Bandeira Científica, que este ano desenvolverá suas atividades no município de Afogados da Ingazeira, no Pajeú.
E este ano, o município de Afogados da Ingazeira foi selecionado para sediar a expedição. Uma equipe de 15 estudantes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA -USP) já está na cidade, desde o dia 1º deste mês, realizando um censo para identificar as necessidades da população. E a equipe que chega no sábado atuará entre os dias 10 a 18 deste mês.
Entre as especialidades da equipe que acompanha o projeto estão oftalmologistas, pediatras, ginecologistas, cardiologistas e otorrinolaringologistas. Além da medicina, áreas como odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e terapia ocupacional ainda prestarão atendimento e farão atividades educativas com a população. Os profissionais do município terão também formação em gestão de saúde com professores renomados do Hospital das Clínicas de São Paulo.
O projeto prevê ainda a distribuição de próteses dentárias, óculos e remédios de graça. A expedição leva mais de uma tonelada de medicamentos para o município. Serão entregues também computadores para escolas municipais. Todos esses benefícios vêm de doações de empresários paulistas.
Fonte: Nill Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário