quarta-feira, 3 de novembro de 2010

AS CAUSAS DO CONSUMISMO E O MEIO AMBIENTE




No intuito de multiplicar informações geradoras de uma consciência ecológica no maior número de pessoas possíveis, a turma do Programa Travessia 2010 apresentou no mês de outubro a culminância do projeto intitulado “As causas do consumismo e o meio ambiente”.
No decorrer do módulo I em consonância com a disciplina de Biologia, os alunos trabalharam de diversas formas assuntos relacionados ao tema do referido projeto. Vários debates foram propostos e deles partiu o resultado sintetizado a seguir:
Consumismo: Patologia da sociedade capitalista; 
Consumo supérfluo;
Consumismo compulsivo; 
O estímulo ao consumo é um dos meios utilizados para alienar as pessoas;
                        A reciclagem e o meio ambiente;
            As pessoas são mais valorizadas pelo o que tem do que pelo que são;
                       Os países mais consumistas;


As equipes apresentaram os temas do seminário de maneira bem sucedida discutindo com a turma do Travessia 2009, convidada para assistir a culminância do projeto, os pontos mais relevantes acerca do assunto exposto.
Uma exposição foi montada na sala para os visitantes apreciarem, dentre as peças expostas estavam várias reciclagens tais como, objetos feitos de jornal, garrafas PET, tecido, entre outros. O objetivo era mostrar o verdadeiro sentido da palavra “reciclagem” e o quanto reutilizar é importante para a preservação da natureza.
Finalizando, a turma apresentou uma encenação cujo título era “Consumismo: Patologia da sociedade capitalista”, onde o consumismo excessivo foi explorado de forma divertida e irreverente com a produção de uma loja de shopping onde um homossexual e uma madame faziam compras supérfluas e exaltavam o luxo predominante na sociedade de classe alta.
Por fim as considerações finais foram feitas pelos professores e um coquetel foi promovido pela turma. Na ocasião, todos confraternizaram o sucesso do projeto.

Marta Cristina e Vilma Gomes, professoras do Projeto Travessia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário