segunda-feira, 14 de maio de 2012

GOVERNO LANÇA EXPRESSO CIDADÃO VIRTUAL

[07/05/2012 18:09:52


Com apenas um clique o cidadão terá acesso a todos os serviços prestados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual, federal e ainda serviços privados de interesse da sociedade. O novo portal, lançado pelo governador Eduardo Campos na tarde da última sexta-feira (04), recebeu o nome de Expresso Cidadão Virtual. Desenvolvido pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), em parceria com a Secretaria de Administração (SAD), o conceito do site vai além dos serviços que se encontram hoje nas seis unidades do Expresso Cidadão espalhadas pela Região Metropolitana e interior do Estado. A ideia do www.expressocidadao.pe.gov.br é facilitar a vida do cidadão fornecendo uma gama de informações sobre serviços online, presenciais e semipresenciais, tudo em apenas um endereço na web.

Em solenidade no Palácio, com a presença do secretário de Administração, Ricardo Dantas, e representantes da ATI, o governador assinou decreto que instituiu o portal. O conteúdo do Expresso Cidadão Virtual será de responsabilidade de cada órgão ou entidade, bem como dos parceiros privados que prestam serviços de natureza pública. “O apoio dos parceiros será imprescindível para o sucesso do Portal que tem como objetivo principal unificar as informações e serviços do governo e facilitar a vida do cidadão”, reforçou o secretário.
O portal já é lançado com 374 serviços cadastrados, sendo 226 online, 131 presenciais e 17 serviços classificados como parcialmente online. “Esses quantitativos são previstos para essa 1ª versão. A expectativa é que consigamos, com ajuda dos órgãos, inserir novos serviços e agregar ainda mais informação relevante para o cidadão pernambucano e também para quem visita o Estado”, destaca Dantas.
Os serviços online são aqueles em que o atendimento (do início ao fim) se dá inteiramente em ambiente virtual, sem a necessidade de que o usuário dirija-se a qualquer ponto de atendimento físico. Já os tidos como parcialmente online, se iniciam em ambiente eletrônico, reunindo informações, orientações e sugestões, contudo só são concluídos efetivamente com pelo menos um atendimento presencial, como por exemplo, a entrega de cópias de documentos, vias originais para conferência e checagem.  Os serviços essencialmente presenciais são prestados unicamente num estabelecimento físico. Nesse caso, a função do Expresso Cidadão Virtual é basicamente divulgar a cadeia de pontos de atendimento, prestar informações sobre o serviço em si.
O cidadão poderá dirigir-se ao ponto físico de atendimento já sabendo quais documentos levar, o horário de atendimento e a previsão de conclusão do serviço. Haverá ainda classificação por legendas sinalizando se o serviço é pago, gratuito ou até mesmo se ele pode ser prestado apenas fisicamente, se é online ou parcialmente.
O portal também terá um papel importante para os turistas. Pensando na Copa do Mundo de 2014 e no potencial do Estado, o Expresso Cidadão Virtual disponibilizará itens de interesse com informações dos pontos turísticos (museus, praias, igrejas, monumentos), instruções gerais, endereços, vias de acesso, horário de funcionamento, fotos, vídeos, áudios e palavras-chave para localização do serviço pelo usuário do portal, com o auxílio de geocoordenadas (mapas). Telefones úteis, que vão de emergência, utilidade pública, urgências e transportes terão destaque no site. Há ainda o serviço de ajuda com perguntas frequentes, dicas e orientações de navegabilidade, e o Fale Conosco, recurso que permitirá o cidadão interagir com a Ouvidoria Geral do Estado e a equipe de suporte do portal.
PERFIS: O Expresso Cidadão Virtual terá em sua 1ª versão 12 perfis de público-alvo: TERCEIRA IDADE, TURISTA, PAIS E FILHOS, CONSUMIDOR, MOTORISTA, MULHER, CONTRIBUINTE, PESSOA JURÍDICA, TRABALHADOR, PESSOA COM DEFICIÊNCIA, SERVIDOR PÚBLICO e JOVEM. O usuário pode pesquisar o serviço de seu interesse e necessidade, pela modalidade ASSUNTO. Atualmente eles são divididos desta forma: DEFESA E SEGURANÇA, GOVERNO E POLÍTICA, ECONOMIA E FINANÇAS, HABITAÇÃO, SANEAMENTO E URBANISMO, PESSOAL FAMÍLIA E SOCIEDADE, SAÚDE, TRABALHO E TRANSPORTE E TRÂNSITO.
Fonte:  http://www.portaldoservidor.pe.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário