Com
apenas um clique o cidadão terá acesso a todos os serviços prestados
pelos órgãos e entidades da administração pública estadual, federal e
ainda serviços privados de interesse da sociedade. O novo portal,
lançado pelo governador Eduardo Campos na tarde da última sexta-feira
(04), recebeu o nome de Expresso Cidadão Virtual. Desenvolvido pela
Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), em parceria com a
Secretaria de Administração (SAD), o conceito do site vai além dos
serviços que se encontram hoje nas seis unidades do Expresso Cidadão
espalhadas pela Região Metropolitana e interior do Estado. A ideia do www.expressocidadao.pe.gov.br
é facilitar a vida do cidadão fornecendo uma gama de informações sobre
serviços online, presenciais e semipresenciais, tudo em apenas um
endereço na web.
Em
solenidade no Palácio, com a presença do secretário de Administração,
Ricardo Dantas, e representantes da ATI, o governador assinou decreto
que instituiu o portal. O conteúdo do Expresso Cidadão Virtual será de
responsabilidade de cada órgão ou entidade, bem como dos parceiros
privados que prestam serviços de natureza pública. “O apoio dos
parceiros será imprescindível para o sucesso do Portal que tem como
objetivo principal unificar as informações e serviços do governo e
facilitar a vida do cidadão”, reforçou o secretário.
O
portal já é lançado com 374 serviços cadastrados, sendo 226 online, 131
presenciais e 17 serviços classificados como parcialmente online.
“Esses quantitativos são previstos para essa 1ª versão. A expectativa é
que consigamos, com ajuda dos órgãos, inserir novos serviços e agregar
ainda mais informação relevante para o cidadão pernambucano e também
para quem visita o Estado”, destaca Dantas.
Os
serviços online são aqueles em que o atendimento (do início ao fim) se
dá inteiramente em ambiente virtual, sem a necessidade de que o usuário
dirija-se a qualquer ponto de atendimento físico. Já os tidos como
parcialmente online, se iniciam em ambiente eletrônico, reunindo
informações, orientações e sugestões, contudo só são concluídos
efetivamente com pelo menos um atendimento presencial, como por exemplo,
a entrega de cópias de documentos, vias originais para conferência e
checagem. Os serviços essencialmente presenciais são prestados
unicamente num estabelecimento físico. Nesse caso, a função do Expresso
Cidadão Virtual é basicamente divulgar a cadeia de pontos de
atendimento, prestar informações sobre o serviço em si.
O
cidadão poderá dirigir-se ao ponto físico de atendimento já sabendo
quais documentos levar, o horário de atendimento e a previsão de
conclusão do serviço. Haverá ainda
classificação por legendas sinalizando se o serviço é pago, gratuito ou
até mesmo se ele pode ser prestado apenas fisicamente, se é online ou
parcialmente.
O
portal também terá um papel importante para os turistas. Pensando na
Copa do Mundo de 2014 e no potencial do Estado, o Expresso Cidadão
Virtual disponibilizará itens de interesse com informações dos pontos
turísticos (museus, praias, igrejas, monumentos), instruções gerais,
endereços, vias de acesso, horário de funcionamento, fotos, vídeos,
áudios e palavras-chave para localização do serviço pelo usuário do
portal, com o auxílio de geocoordenadas (mapas). Telefones úteis, que
vão de emergência, utilidade pública, urgências e transportes terão
destaque no site. Há ainda o serviço de ajuda com perguntas frequentes,
dicas e orientações de navegabilidade, e o Fale Conosco, recurso que permitirá o cidadão interagir com a Ouvidoria Geral do Estado e a equipe de suporte do portal.
PERFIS:
O Expresso Cidadão Virtual terá em sua 1ª versão 12 perfis de
público-alvo: TERCEIRA IDADE, TURISTA, PAIS E FILHOS, CONSUMIDOR,
MOTORISTA, MULHER, CONTRIBUINTE, PESSOA JURÍDICA, TRABALHADOR, PESSOA
COM DEFICIÊNCIA, SERVIDOR PÚBLICO e JOVEM. O usuário pode pesquisar o
serviço de seu interesse e necessidade, pela modalidade ASSUNTO.
Atualmente eles são divididos desta forma: DEFESA E SEGURANÇA, GOVERNO E
POLÍTICA, ECONOMIA E FINANÇAS, HABITAÇÃO, SANEAMENTO E URBANISMO,
PESSOAL FAMÍLIA E SOCIEDADE, SAÚDE, TRABALHO E TRANSPORTE E TRÂNSITO.
Fonte: http://www.portaldoservidor.pe.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário