segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Estudantes produzem cestos seletivos

Iniciativa envolveu o grupo de educação ambiental da Escola escola


Atentos às questões ambientais e à importância da conscientização dos estudantes quanto aos assuntos ecológicos, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Amaury de Medeiros, em Afogados, zona oeste do Recife, promoveu no mês de outubro, uma oficina de produção de cestos de coletas seletivas (ecocestos), ministrada pelo coordenador da Associação Meio Ambiente Preservar e Educar (Amape), Luiz Carlos Correia. A iniciativa envolveu o Grupo de Educação Ambiental (GEA) da instituição escolar, composto por cerca de 20 alunos.

Durante a oficina os jovens transformaram tampas de garrafas pets em lixos coletores. O material usado para a fabricação dos cestos foi coletado pelos próprios estudantes, segundo a professora de geografia Solange Correia. “Quando fomentamos a ideia da coleta, pensamos em comprar o kit seletor, mas resolvemos produzir nós mesmos a partir da reutilização das tampinhas”, esclarece, completando que porta-lápis também foram desenvolvidos durante o encontro.

Aluno do 1º ano do ensino médio, Hugo de Santana, 17 anos, registrou o projeto como educativo e criativo. “É algo que ajuda a escola e a nós mesmos, pois nos incentiva a criarmos em nossas casas esse tipo de produção. Antes de entrar para o GEA, só tinha o conhecimento dos 3Rs da sustentabilidade, que são, reciclar, reutilizar e reduzir. No grupo, pude conhecer mais dois. Recusar e Repensar!”, destacou.

Para a estudante Gina Araujo, do 1º do ensino médio, a atividade mostrou que a reutilização de produtos até então descartáveis pode ser tarefa diária. “Eu pensava que esse tipo de coisa não poderia ser feita. Um cesto de lixo de tampinhas? Me surpreendi! Estou levando esses conhecimentos para meu ambiente familiar e incentivando meus amigos a participarem desse grupo que a escola está promovendo”, disse, informando que já utiliza o método da compostagem de verdura e legumes para adubagem do solo em sua casa.

Um dos coordenadores do GEA, Sandro Elói, destacou a importância do grupo e as ações que ele vem desenvolvendo. “Fazemos parte do Programa Ensino Médio Inovador (ProEmi). Nossos jovens são os protagonistas desse mudança comportamental que estamos promovendo. Estamos sempre desenvolvendo dinâmicas e debatendo questões a cerca do meio ambiente como compostagem, reciclagem e o trabalho com os resíduos sólidos”, explica o professor de geografia, registrando que o cuidado com o ambiente escolar já é uma mudança visível.

Fonte: www.educacao.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário