Os 526 professores selecionados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) vão fazer a formação de 13 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014, em diversas universidades norte-americanas. Esses professores de inglês são efetivos em redes públicas da educação básica de 25 das 27 unidades da Federação. Apenas o Acre e Roraima não enviarão educadores para o intercâmbio.
A capacitação pelo PDPI compreende três modalidades de cursos: desenvolvimento de metodologias, dirigido a professores com conhecimentos avançados na língua inglesa; cursos de aprimoramento em inglês, nos níveis intermediários I e II, para educadores que necessitem melhorar habilidades específicas na língua. Nas três modalidades o curso é intensivo, tem duração de seis semanas, e abrange atividades acadêmicas e culturais.
Essa ação do governo federal, que está sob a responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pretende valorizar os profissionais das redes públicas da educação básica e fortalecer o domínio das habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês – entre outros objetivos.
O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos integra outras iniciativas do Ministério da Educação que valorizam o magistério público, como os mestrados profissionais criados para qualificar educadores em cada área do conhecimento. Já estão em vigência os mestrados profissionais em matemática, letras e física.
Calendário – O Edital nº 39/2013, que trata do PDPI, traz o calendário das atividades, que compreende desde a inscrição do professor, até os dias de embarque para os Estados Unidos e de retorno ao Brasil. Os próximos prazos a que os 526 educadores selecionados devem ficar atentos são: até 30 de novembro, enviar cópia do passaporte; de 6 a 10 de janeiro de 2014, participar da orientação da pré-partida e concessão do visto de entrada nos Estados Unidos; de 9 a 12 de janeiro de 2014, período de embarque; de 13 de janeiro a 21 de fevereiro, desenvolvimento das atividades nas universidades; de 21 a 23 de fevereiro, retorno ao Brasil.
Para a viagem, o professor terá custeados os itens: passagens aéreas para deslocamentos dentro do Brasil e do Brasil aos Estados Unidos, ida e volta; seguro saúde; alojamento no campus da universidade onde o professor vai estudar; alimentação, taxas escolares, materiais didáticos e ajuda de custos no valor de 500 dólares norte-americanos.
FONTE: Ionice Lorenzoni/MEC
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