quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

De 22 a 29 de agosto de 2013, uma parceria entre a Escola Estadual José Severino de Araújo e a Escola Municipal São Sebastião rendeu a realização da Semana da Pessoa com Deficiência, com o tema “Políticas Públicas Inclusivas para uma Educação de Qualidade”.

O evento compreendeu várias atividades, dentre elas, já no primeiro dia a realização da "Caminhada da Inclusão" pelas ruas da cidade.

Em sala de aula aconteceram seções de cinema com a exibição de filmes relacionados ao tema , tais como: "I am Sam - Uma Lição de Amor", "Sempre Amigos", entre outros.

Foram elaborados cartazes, poesias, peças teatrais, realizadas palestras dentre as mais diversas atividades.
























Para ler o relatório completo das atividades clique em "Mais Informações"

Semana da Pessoa com Deficiência
De 22 a 29 de agosto de 2013 – Escola José Severino de Araújo
Tema: “Políticas Públicas Inclusivas para uma Educação de Qualidade”.

Em 22 de agosto às 16 horas, gestores, professores, alunos e pais de alunos das escolas José Severino de Araújo e Municipal São Sebastião participaram da “Caminhada da Inclusão”, dando início a “Semana da Pessoa com Deficiência”.

No dia 23 de agosto, as escolas deram início aos trabalhos em sala de aula com exibição de filmes, tais como: “I am Sam - Uma lição de Amor”, “Sempre Amigos”, “De Porta em Porta”, “O milagre de Anne Sullivan”. Também foram elaborados relatórios, oficinas de cartazes, músicas, poesias, jograis, peça teatral, etc.

Dia 26 de agosto o turno da manhã recebeu uma visita de professores, instrutores e alunos surdos da escola Edson Simões da cidade de São José do Egito, quando os mesmos deram testemunhos de superação no campo educacional. No turno da tarde, alunos e professores participaram de uma palestra sobre os direitos da pessoa com deficiência de acordo com a Declaração de Salamanca de 1994, com a psicóloga do CRAS Claudenuza da cidade de Teixeira – PB.

Dia 27 o turno da manhã participou de uma palestra com a assistente social do CRAS, Cleide, sobre a importância da acessibilidade para as pessoas deficientes.

Na tarde do dia 27 de agosto, os alunos e professores do 2º Ano do Ensino médio “C” da EJSA fizeram uma visita a APAE/Patos – PB (Associação de Pais e Amigos Excepcionais), com o objetivo de compreender melhor os desafios educacionais das pessoas com deficiência daquela associação.

Na noite do dia 27 de agosto foi celebrada uma missa pelo pároco Padre Cícero Alves. E, sua homilia chamou atenção para a eliminação de nomenclaturas que geralmente a sociedade impõe as pessoas com algum tipo de deficiência tais como: manco, anormal, etc. Também instigou aos presentes a seguir a proposta de Jesus quando nos chama a sermos solidários uns com os outros.

Na quarta-feira, dia 28/08, professores e alunos surdos das cidades de Teixeira- PB e Maturéia – PB promoveram oficinas de libras para professores e alunos do fundamental II e Ensino Médio das escolas José Severino e São Sebastião.

Dia 29/08, quinta-feira foi encerrada a Semana da Pessoa com Deficiência com a culminância dos trabalhos em sala de aula promovendo oficina de libras realizada pelos professores e alunos do 3º EM “B”; oficina de poesias com as turmas do 1º EM “B” e “C”; entrevista com grupos de alunos e professores do 2º EM “C” sobre os desafios educacionais da APAE/Patos – PB, peça teatral com a turma do EJA módulo 2 (Educação de Jovens e Adultos) que tinha como tema “Na minha escola todos são iguais”; jogral sobre a Constituição Brasileira de 1988 e a Declaração de Salamanca de 1994, mostrando os direitos sociais e educacionais das pessoas com deficiência, realizado por um grupo de meninas do 6º Ano, dando ênfase a inclusão social e educacional.

A tarde do dia 29/08 foi encerrada com uma palestra de um esportista cadeirante da cidade de Patos – PB, o Professor Segundo, como é conhecido, o qual mostrou os desafios de uma pessoa com deficiência física no meio esportivo.

Professora Madalena Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário