quinta-feira, 27 de junho de 2013

EDUCAÇÃO INTEGRAL: Adesão a programa cresce 70% em Pernambuco de 2010 a 2012


A adesão de escolas de ensino fundamental públicas de Pernambuco ao programa Mais Educação cresceu 70,6% entre 2010 e 2012. Em 2010, aderiram ao programa 694 instituições de ensino. Em 2012, o número subiu para 2.364, conforme dados da Coordenação-Geral de Educação Integral da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação.


Na avaliação da articuladora do Comitê Territorial de Educação Integral de Pernambuco, Glauce Gouveia, a criação da entidade, em 2008, ampliou as possibilidades de participação no Mais Educação. Hoje, dos 185 municípios pernambucanos, 174 têm escolas no programa.

Para alcançar esses resultados, o comitê, que começou a atuar em seis cidades da região metropolitana de Recife e hoje está presente em 174, investiu no diálogo com as secretarias municipais de Educação. Glauce salienta que desses encontros saíram as agendas de trabalho e de formação e as parcerias com instituições como a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), as universidades federais de Pernambuco (UFPE) e Rural de Pernambuco (UFRPE) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Instituições parceiras também integram o comitê.

Na dinâmica de trabalho, a cada três meses é realizada na Fundaj, em Recife, uma reunião geral dos 174 coordenadores municipais do Mais Educação. As demais reuniões, mensais, ocorrem nos polos do Sertão, Agreste, Zona da Mata e litoral. Em 2011, o comitê promoveu o primeiro fórum de educação integral. O segundo está previsto para outubro ou novembro deste ano.

Entre os exemplos de atividades de formação desenvolvidas pelo comitê estão cursos em parceria com a UFPE. Em 2011, foi oferecido o curso Educação Integral: Gestão Pedagógica na Relação Conhecimento-Saber, com 170 horas de duração, para 200 coordenadores, gestores das secretarias, alunos de licenciatura e educadores sociais. Em 2012, o curso de múltiplos saberes, para 106 profissionais, com 176 horas de duração. Ainda para este ano, segundo a articuladora do comitê, estão previstos cursos de extensão e aperfeiçoamento.

Na quinta-feira, 27, técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vão a Recife, a convite do comitê, para dar orientações e tirar dúvidas sobre a prestação de contas dos recursos recebidos pelas escolas que participam do Mais Educação. Os recursos do governo federal são depositados na conta das escolas para custeio de atividades da educação integral.

Para fortalecer e ampliar a educação integral pública na educação básica, estados e municípios devem constituir comitês, considerados instâncias de gestão do Mais Educação. O objetivo é enraizar propostas e ampliar a vivência da gestão compartilhada de políticas públicas educacionais e o regime de colaboração entre as secretarias e seus parceiros.

Dados da Coordenação-Geral de Educação Integral da SEB mostram que já constituíram comitês os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Os primeiros comitês surgiram com a criação do programa Escola Aberta, em 2008. Depois, estenderam-se ao Mais Educação.

Fonte: Ionice Lorenzoni / MEC

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