sexta-feira, 6 de junho de 2014

DETRAN-PE INAUGURA BLITZ ELETRÔNICA NO ESTADO

A partir desta sexta-feira (06 de junho), a Operação Trânsito Seguro, do DETRAN-PE, dá início a um novo formato de blitz: a blitz eletrônica.  Este novo tipo de fiscalização vem auxiliar a blitz tradicional, incorporando a ela a tecnologia de reconhecimento eletrônico de placas. O projeto contribui para detectar com mais rapidez veículos que apresentam irregularidades, a exemplo de suspeita de roubo e de clonagem, além de agilizar a abordagem dos condutores, colaborando para a fluidez do trânsito. O DETRAN-PE adquiriu duas centrais móveis de fiscalização eletrônica, uma para atuar em Recife e Região Metropolitana (RMR) e a outra para atuar no Interior do estado.

O sistema de fiscalização eletrônica está instalado em viaturas de médio porte, dotadas de câmeras com sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), além de notebook e rádio-transmissores, por meio dos quais a equipe alocada nas centrais móveis de fiscalização pode se comunicar com agentes de trânsito situados posicionados em diferentes locais. O raio de ação das câmeras é de 100 metros e elas são capazes de capturar a imagem de 4 placas a cada segundo.

A imagem captada pelas câmeras é automaticamente transmitida para o computador da central eletrônica de fiscalização. Os dados da placa são lidos e confrontados com o banco de dados do DETRAN. No mesmo momento, são fornecidas informações associadas ao registro do veículo, como por exemplo:

  • Se o veículo está com o Licenciamento regularizado
  • Se o veículo é suspeito de roubo ou de clonagem
  • Se o veículo possui alguma restrição judicial ou mandado de busca e apreensão


O sistema de fiscalização eletrônica mostra, para o agente de trânsito que estiver ao computador, o tipo de irregularidade do veículo por meio das cores verde e vermelha, aludindo às cores do semáforo e seus respectivos significados:

Verde indicando a ausência de irregularidades
Vermelho indicando que o veículo está irregular

O agente de trânsito presente na central de fiscalização eletrônica repassa a informação para os agentes localizados na blitz de abordagem presencial.

Com isso, o tempo de abordagem será consideravelmente reduzido, tendo em vista que, de posse da informação sobre a regularidade ou irregularidade do veículo, bastará ao agente verificar, na abordagem presencial, o porte dos documentos e o cometimento de alguma infração, a exemplo da alcoolemia.

Outra vantagem é que a detecção prévia de irregularidades pela central de fiscalização eletrônica, permite que o agente que estiver realizando a blitz de abordagem possa emitir com maior celeridade a notificação de infração, além de, prontamente, conforme a irregularidade detectada, recolher o veículo, levando-o ao depósito do DETRAN-PE.

A central de fiscalização eletrônica é capaz de monitorar vias de mão única e dupla, cruzamentos, entroncamentos e bifurcações, capturando as imagens dos veículos com qualidade, realizando o reconhecimento de placas dianteiras ou traseiras, independentemente da luminosidade ambiente, permitindo assim operações diurnas e noturnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário