quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Boa interpretação é fundamental para a prova de Português

Estratégia de prova


As provas de Linguagem são sempre um desafio. No Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) deste ano, ela faz parte do segundo dia de avaliação, 27 de outubro, e divide o tempo com Redação e Matemática. Por isso, é importante estar bem preparado. “É preciso traçar uma boa estratégia de prova, para que o tempo seja bem administrado”, conta Filipe Couto, coordenador de Português e Redação do Colégio e Curso pH, no Rio de Janeiro. Veja na galeria alguns temas de Português que precisam ser estudados com atenção.

Cobrança diferente


Assim como em outras matérias, a prova de Português do Enem pode pedir habilidades distintas das que são cobradas em vestibulares tradicionais. “A gente percebe uma maior quantidade de questões envolvendo interpretação”, nota Aline Bello, professora de Português da Escola Garriga de Menezes, no Rio de Janeiro. Fique atento! A rotina de estudos deve se adequar ao estilo da prova.

Uso artístico da língua

Gradação, metáfora, metonímia... Para se dar bem na prova, uma das dicas é estudar as figuras de linguagem. É importante saber reconhecê-las e compreender qual o significado no texto. “Entender os mecanismos que constroem fenômenos semânticos, como a ambiguidade e a polifonia, são habilidades indispensáveis para a prova”, acredita Filipe.

Coesão


Ler e compreender o texto muitas vezes não é suficiente para o exame de linguagens. Algumas questões cobram uma análise mais profunda, em que você precisa reconhecer diferentes elementos, como os mecanismos de coesão. “O Enem solicita que o candidato consiga identificar os recursos linguísticos utilizados para ligar as diversas partes do texto e inferir seus valores semânticos”, relata Filipe. Conhecer as conjunções pode ajudar nessa parte.

Compreensão literária


É normal pensar que, se o texto está em Português, ele vai ser fácil de ser lido. Alguns enunciados do Enem podem trazer trechos da literatura para provar justamente o contrário. Preparar-se para isso é complicado. O ideal é ter um bom vocabulário e compreensão cultural. Ler diferentes obras ajuda bastante nesses aspectos.

Diferentes sistemas


Conhecer e identificar os principais sistemas de comunicação também é uma das habilidades cobradas pela prova. Diferenciar os elementos de um conteúdo publicitário, informativo, artístico e de entretenimento pode não ser tão simples.  Um texto pode trazer diferentes sistemas. “Num jornal, por exemplo, existem manchetes mais apelativas, que tentam persuadir o leitor a descobrir o restante da notícia”, exemplifica Filipe. “A preparação para o Enem deve ser baseada nas questões de interpretação, observando o gênero textual que está sendo utilizado”, alerta Aline.

Argumentação


Algumas questões podem trazer no texto-base argumentações de autores. Nessas horas, é importante compreender qual é a ideia exposta, mas também buscar elementos linguísticos que determinem a posição do autor. “Esses elementos podem ser verbais ou não verbais, dependendo do tipo de texto que se apresente”, explica o professor do pH. Fique atento aos termos usados e como o texto foi pontuado.

Variações linguísticas


Esse é um assunto que não pode deixar de ser estudado. Conhecer as diferenças entre a variante culta e a forma coloquial é fundamental. Para isso, o recomendado é praticar. “Nesta reta final, o ideal é fazer questões das provas antigas, perceber erros e eliminar dúvidas”, enumera Filipe. “Não se deve partir da teoria para o exercício, mas do exercício para a teoria.”

Tecnologias de comunicação e informação

A prova de linguagens não trata apenas da língua portuguesa falada ou escrita, mas de tudo que possibilita a transmissão de uma mensagem, como fotografias, livros, placas e sinais de trânsito. “As características da linguagem utilizada em cada um desses veículos e as possibilidades de interação social que elas proporcionam são o objeto dessa competência do Enem”, avisa o professor.

Erros comuns

Ou por cansaço, ou por falta de preparação, é normal cometer alguns deslizes na hora da prova. Fique atento para não repetir as falhas mais frequentes. “É muito comum que o candidato perca tempo em questões complexas, fazendo com que questões fáceis deixem de ser respondidas”, alerta Filipe. Já Aline reforça que a leitura atenta da prova é fundamental. “O erro mais comum é não prestar atenção no texto, fazer uma leitura superficial.”

Fonte: noticias.br.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário