sexta-feira, 11 de outubro de 2013

INSTITUTO FEDERAL SERTÃO PERNAMBUCANO É INVESTIGADO POR MPF

O Instituto Federal Sertão Pernambucano tornou-se alvo de investigações do Ministério Público Federal (MPF) após professores e alunos do Campus Ouricuri denunciarem problemas estruturais classificados como graves. Entre eles estão fissuras e infiltrações no forro de gesso e nas paredes, recalques no piso (possível comprometimento da base estrutural) e deslocamento de marquise na entrada principal do prédio.

Também foram citadas na representação apresentada pelos professores e alunos ao MPF, falhas nas instalações elétricas, como fios expostos e quadro de energia com a indicação de curto-circuito. Outro aspecto abordado são as obras inacabadas e abandonadas no campus, para as quais o Instituto já havia recebido recursos federais, falta de acessibilidade para pessoas com deficiência, de merenda escolar para os estudantes do ensino médio e de material pedagógico, bem como a condição de insegurança e de insalubridade no laboratório de química, dentre outros.

O MPF solicitou que o município de Ouricuri preste esclarecimentos sobre a situação da edificação do campus, bem como informe se, atualmente, existem condições mínimas de segurança para que a autorização municipal de funcionamento do local seja mantida. Também foi questionado ao Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco se o órgão concedeu licença de funcionamento ao Instituto.

Além disso, foram requisitadas explicações ao reitor do Instituto e ao diretor do Campus Ouricuri sobre as condições de segurança no local. Deverá ser informado, ainda, se a empresa contratada para realizar a construção do campus foi notificada para concluir as obras. O MPF quer cópias integrais do procedimento licitatório da obra de construção do campus e do contrato firmado com a  empresa vencedora da licitação. O reitor deverá esclarecer se procede a informação de que estão faltando merenda escolar para os alunos do ensino médio e material pedagógico. (Assessoria do MPF/Pajeú da Gente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário