Mercadante anuncia para novembro edital no qual serão colocadas à disposição mil vagas em áreas estratégicas da indústria e tecnologia; programa deve incluir outros países a partir de 2014
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quinta-feira, 3, o lançamento de um novo edital do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), voltado para o mestrado profissional. Nessa primeira etapa, que deve ter início em novembro, serão colocadas à disposição mil vagas para mestrado profissional nos Estados Unidos em áreas estratégicas da indústia e tecnologia, como, por exemplo, engenharias, energia, biotecnologia e nanotecnologia."Serão áreas focadas em produtividade e ciência aplicada", afirmou o ministro durante coletiva de imprensa em Brasília.
Os alunos ingressarão nos cursos a partir do segundo semestre de 2014 e a duração do intercâmbio deve variar de 1 a 2 anos. As bolsas serão semelhantes àquelas dos programas de graduação do CsF: incluem mensalidade, passagens aéreas, seguro-saúde, auxílio-instalação e auxílio material didático.
Queda. Quando questionado pelos jornalistas sobre a queda da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no ranking da Times Higher Education (THE), a principal lista do ensino superior do mundo, o ministro afirmou que um dos critérios mais importantes na avaliação das instituições nesse ranking é o uso da língua inglesa na sala de aula.
Com a queda das duas universidades paulistas, o Brasil deixou o topo das 200 melhores universidades do mundo. "Eu acho que o Brasil tem um grande desafio pela frente [no uso do inglês]. Nós, por exemplo, diminuímos a demanda para Portugal para estimular a segunda língua", afirmou Mercadante.
Fonte: estadao.br.msn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário