quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Confira dicas para se dar bem na prova de Matemática

Hora de estudar

O mês de outubro já começou e com ele está chegando a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação acontece nos dias 25 e 26. Até lá, você ainda tem dias precisos para se preparar. Uma das matérias que merecem sua atenção é Matemática, que costuma ser cobrada de uma maneira diferente dos outros vestibulares. Confira dicas para se dar bem nos cálculos.

Interpretação é importante

Uma das características que diferencia a Matemática do Enem dos outros vestibulares é a complexidade do cálculo. Na maioria das vezes, a avaliação não exige que as fórmulas sejam decoradas. “No Enem, você tem que saber interpretar o enunciado da questão”, afirma Glenn Albert Jacques Van Amson, professor de Matemática do Curso Anglo, em São Paulo. “Raramente você vai poder falar que não fez a questão porque esqueceu a fórmula.”

Cuidado ao ler todo o texto

A atenção na leitura é fundamental, mas também tenha cuidado para não perder tempo demais nessa etapa. As questões do Enem normalmente são compostas por um texto-base, o enunciado e as alternativas. Antes de ler tudo, procure localizar qual é a pergunta. “Sabendo o que vai ser pedido, você começa a leitura já focando no que vai ter que responder. Isso dá agilidade, o que é essencial”, orienta Carlson de Toledo, diretor do Ensino Médio do Colégio Visconde de Porto Seguro de Valinhos (SP).

Formas geométricas

Um dos assuntos que vale a pena ser bem estudado é a área e volume de figuras geométricas. “Não é nem coisa de Ensino Médio, é de Ensino Fundamental”, avisa Glenn. Fique atento para saber como calcular partes específicas indicadas pela questão.

Tabelas e gráficos

Saber interpretar tabelas e gráficos é fundamental em diferentes disciplinas no Enem, principalmente na prova de Matemática. É importante reconhecer o que cada eixo significa. A contextualização, que normalmente é apresentada no texto, pode ajudar.

Alterne as questões

A prova de Matemática costuma ser uma das mais desgastantes, principalmente quando ela cai no segundo dia de avaliação. Uma saída é alternar os cálculos com questões de outras matérias. “Isso faz com que você fique mais focado. Cada vez que você muda, o cenário se  revigora”, alerta Carlson. “É uma prova de resistência física e capacidade de ficar focado.”

Reconhecimento de padrões

Outro assunto que pode aparecer nas questões é o reconhecimento de padrões. Por exemplo, a prova pode ordenar alguns números e pedir para você descobrir qual é o próximo. Seu papel é entender qual é a regra aplicada. “Isso, inclusive, é a definição de Matemática: a ciência dos padrões”, explica Glenn.

Análise combinatória e probabilidade

Você vai a um restaurante e encontra um cardápio com três opções de pratos e cinco alternativas de sobremesa. Quantas combinações você pode fazer? Segundo o professor Glenn, essa é uma típica questão do Enem de análise combinatória. Além desse tema, procure estudar também probabilidade e porcentagem.

Fique atento

Certos temas não costumam cair, mas fique atento para não ser pego de surpresa. É difícil, mas pode surgir algo como logaritmos ou números complexos. “A ideia do Enem é aos poucos colocar essa parte da teoria”, avisa Glenn. “O aparecimento de questões mais complexas tem a ver com tornar a prova mais eficiente no quesito seleção”, explica Carlson.

Dica de estudo

Como em outros vestibulares, uma boa tática de estudo é resolver as edições passadas. Isso ajuda a ter uma noção do que costuma ser pedido. “Quando chegar a prova, vai ser mais uma e não uma novidade”, orienta Glenn. Depois de resolver, procure por resoluções comentadas para conferir outras maneiras de chegar ao resultado.

Fonte: noticias.br.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário