quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ALUNOS DA EJSA VISITAM VALE DOS DINOSSAUROS EM SOUSA - PB

Foi realizada no dia 22 de setembro de 2013 a visita ao Parque Vale dos Dinossauros, situado na cidade de Sousa - PB, um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes, onde registra-se a maior incidência de pegadas de dinossauros no mundo.

Foram observadas pegadas fossilizadas de mais de 80 espécies, a maioria de dinossauros carnívoros. Segundo estudiosos, grande parte dos vestígios encontrados eram de dinossauros voadores. 

Em suas trilhas é possível observar vestígios também de dinossauros herbívoros, como o Iguanodante Mantelli, supostamente de 4 toneladas, e de carnívoros como o Velociraptor, com aproximadamente 2 toneladas.

Vimos que as pegadas podem ser observadas em 13 camadas. Tivemos informação de que 2 pegadas foram roubadas do parque, por visitantes de outros países, como Estados Unidos e França. Fomos informados também que os dinossauros viveram nesta região a aproximadamente 110 milhões de anos, e o porque foi descoberto pelo geólogo Luciano Jaques de Moraes.

Tivemos conhecimento de que o parque é mantido em perfeitas condições e com o incentivo dos governos municipal e estadual.

O parque possui uma área de 40 hectares de propriedade da prefeitura. No local também encontra-se um pequeno museu onde se vê réplicas de pegadas, mapas e maquetes que mostram a formação do solo. Lá também fica o leito do Rio das Pedras onde podem ser vistas as trilhas deixadas por tiranossauros, arnossauros e iguanodontes.

Ainda tivemos um encontro e palestra com um personagem chamado Velho do Rio o qual conta toda a história do parque, pois o mesmo vive no local a mais de 30 anos.

A visita ao parque foi muito produtiva, pois nos deu a oportunidade de conhecer um patrimônio histórico-cultural do mundo, situado bem próximo do nosso Estado.

Os alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio da Escola José Severino de Araújo aqui de Brejinho acharam um momento de grande conhecimento e muito interessante, pois além de conhecer o parque ainda tiveram a oportunidade de conhecer várias cidades durante o trajeto.

Por: Maria Zélia

PARA VER MAIS FOTOS DA VISITA CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES



































Nenhum comentário:

Postar um comentário