terça-feira, 22 de outubro de 2013

Mitos da ecologia podem baixar nota no Enem

Conceito de Ecologia


A Ecologia estuda o meio ambiente

Mito. A Ecologia não é apenas o estudo do “verde”. Ela estuda, na verdade, os seres vivos e suas interações com o ambiente vivo e não vivo.

Pulmão verde



A Floresta Amazônica é o pulmão verde do planeta

Mito. A Floresta Amazônica não é a maior responsável pela produção de oxigênio consumido no mundo. “A maior parte do oxigênio excedente da atmosfera – que abastece os locais em que a produção é deficitária, como as cidades – é proveniente principalmente de cianobactérias e algas dos oceanos”, explica Walter Guilherme Schatzer, professor de Biologia do CPV Vestibulares e autor do material de Biologia do Sistema de Ensino CPV.


Produtores versus consumidores


Florestas são sempre produtores de oxigênio e consumidores de CO2

Mito. Florestas e biomas de bastante cobertura vegetal podem passar por alterações, conforme as variações climáticas. Florestas temperadas, por exemplo, eliminam as folhas da maioria das suas plantas e reduzem a fotossíntese. “Durante esse período, o bioma passa a ser consumidor de oxigênio e produtor de gás carbônico para a atmosfera”, afirma o professor.

Energia reciclável


A energia que flui em uma comunidade biótica pode ser reciclada

Mito. A luz solar, principal fonte de energia para a vida na maioria dos ecossistemas, é convertida em energia química pelos produtores (por exemplo, plantas) e transferida para os consumidores por meio das cadeias alimentares. A energia que não é aproveitada pelos seres vivos é liberada para o ambiente na forma de calor. Ela não é reaproveitada pelos organismos.

Madeira, pescado e minério


A humanidade precisa deixar de explorar seus recursos naturais, como madeira, pescado e minério

Mito. O segredo não está em parar de explorar esses recursos e, sim, em usar técnicas sustentáveis. “Se a velocidade de extração do recurso for compatível com a velocidade de reposição por meio da reprodução [no caso dos seres vivos], o recurso pode ser explorado sem correr o risco de extinção das espécies ou mesmo de haver redução de seus estoques naturais”, explica o professor.

Contenção


O aquecimento global ainda pode ser contido

Verdade. Reduzir o uso de combustíveis fósseis, como petróleo e derivados, carvão mineral e gás natural, pode ajudar a conter o aquecimento global, uma vez que eles são tidos como uma das principais causas do fenômeno. É possível substituí-los por fontes sustentáveis, como energia elétrica produzida por geradores eólicos, células fotovoltaicas, combustíveis renováveis, como etanol, biodiesel e gás metano produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos (lixo e resíduos agrícolas, entre outros).

Comprovação



O aquecimento global já é um fato

Verdade. As medidas de temperatura da atmosfera e oceanos já mostram que a média atual supera em 0,8º C a de 1880. Houve ainda um aumento de 0,16º C desde 1970. Em maio, o Centro Americano de Controle Atmosférico anunciou que a concentração de gás carbônico atmosférico chegou a 400 ppm (partes por milhão), o que não acontecia há milhões de anos. Esse era o índice tido como máximo a que se podia chegar sem grandes efeitos para o meio ambiente. Além disso, dados revelam que a frequência e a intensidade de fenômenos como furacões e tornados estão crescendo.

Reflorestamento



O reflorestamento é uma medida eficaz contra o aquecimento global

Verdade. Plantar árvores, principalmente grandes espécies, de alta longevidade, pode ajudar a controlar o aumento do gás carbônico na atmosfera. Isso acontece porque as plantas crescem acumulando quantidades crescentes de matéria orgânica, que é produzida pela fotossíntese. “Quanto maior uma planta, mais carbono ela retirou da atmosfera e reteve em seu corpo na forma orgânica”, comenta o professor Guilherme.

Desmatamento



O desmatamento contribui para aumentar a concentração de gás carbônico na atmosfera

Verdade. Quando a planta morre, o carbono dos corpos das plantas, na forma de matéria orgânica, é liberado para a atmosfera como gás carbônico. “Se tais plantas forem repostas, haverá compensação. Isto é, as novas plantas retirarão o carbono da atmosfera ao crescerem. Entretanto, se não houver reposição das matas derrubadas, o CO2 liberado permanecerá na atmosfera”, diz o professor.

Biodiversidade


O aquecimento global pode reduzir drasticamente a biodiversidade.

Verdade. A biosfera tem capacidade de adaptação. Por isso, a preocupação não é somente com o aumento das temperaturas dos oceanos e da atmosfera, mas também com a velocidade dessa mudança. “Os processos de evolução levam tempo”, afirma o professor. A velocidade atual ou crescente não dá tempo para as adaptações e, portanto, levaria à extinção de muitas espécies. “O que reforçaria ainda mais as alterações climáticas”, completa.

Fonte: noticias.br.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário