segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Número de crianças que trabalham diminui 4,2%

Redução foi basicamente entre meninos, mas para IBGE é pouco significativa

A pesquisa do IBGE encontrou 3,518 milhões de jovens de 5 a 17 anos que trabalhavam em 2012 no Brasil, redução de 156 mil pessoas (4,2%) em relação a 2011. Mas o indicador não recuou em todas as regiões e idades. Embora avalie que a redução não foi estatisticamente relevante, o instituto apontou queda do trabalho infantil nas faixas até 15 anos. O IBGE apurou, porém, que, em relação ao ano anterior, havia em 2012 mais 82 mil trabalhadores de 16 e 17 anos.

A diminuição ocorreu basicamente entre homens - só 1,28% da retração foi de mulheres -, mas no Centro-Oeste e no Sudeste a pesquisa encontrou 8 mil crianças de 5 a 9 anos trabalhando a mais. Em três Estados ricos - São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul -, o número de integrantes desse grupo etário que trabalhava ficou estável em 2012, ante 2011.

"O trabalho infantil teve redução, mas ela não é estatisticamente significativa", disse a presidente do IBGE, Wasmália Bivar. "No caso da população infantil, é preciso considerar que uma pesquisa por amostragem apresenta restrições." O número de 2012 foi mais modesto do que o de anos anteriores e pode ter indicado um decréscimo no ritmo da redução do trabalho infantil no País. Em 2008, apontou a PNAD, havia 4,452 milhões de pessoas de 5 a 17 anos que trabalhavam - menos 367 mil (7,61%) que em 2007, quando eram 4,819 milhões.

'Meu pai me matriculou, mas nunca fui'

Ambulante de Alagoas, Estado com pior índice de analfabetismo, lamenta ter desistido de estudar

Josinete Maria dos Santos tem 39 anos e nunca frequentou a escola, apesar de trabalhar como ambulante na frente de uma. Não sabe ler nem escrever e o máximo que aprendeu foi diferenciar as cédulas de real, essencial para o trabalho que executa diariamente há pelo menos uma década.

Natural de Limoeiro de Anadia, a 110 km de Maceió, ela lamenta não ter estudado, mas já se resignou com a situação. "Tinha de ser assim mesmo", conforma-se.

Para pegar o ônibus de casa para o trabalho, Josinete se guia pelos números dos coletivos. "Não sei ler o destino", diz. "Meu pai chegou a me matricular na escola, quando eu era criança, mas nunca fui."

Alagoas é o Estado que tem o maior índice de analfabetismo no País, de acordo com os dados do Pnad 2012:1 em cada 5 habitantes (21,8%) de 15 anos ou mais não sabe ler nem escrever no Estado.

Com medo de assaltos, muitos estudantes deixaram de frequentar as aulas em boa parte das escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), o maior complexo educacional da América Latina.

Por isso, muitos colégios extinguiram o período noturno, fazendo com que o lugar mais pareça uma cidade fantasma depois das 18h. É o caso da escola Estadual Maria José Loureiro, localizada na frente da Secretaria de Educação, que funciona no complexo. Desde 2010, não há mais aulas à noite. "Um dos motivos do sumiço dos alunos foi a violência", conta a diretora, Juliana Ferreira.

Trabalho braçal. José da Silva Santos, de 35 anos, deixou de estudar quando tinha 12. Na época, o motivo não foi a criminalidade. Como não era um aluno exemplar, foi transferido para uma casa de ressocialização para jovens em Palmeira dos Índios, no agreste alagoano. Voltou a Maceió aos 20 anos, porque a unidade não aceitava maiores de idade.

Ao chegar, não quis mais saber de estudar. Preferiu enfrentar o trabalho braçal. Seu sonho? "Ter uma vida digna e dar educação para meu filho, quando tiver um", planeja. "Eu me arrependo de não ter continuado os estudos, não quero que meu filho repita a minha história."

Fonte: estadao.br.msn.com

Desafio é manter o aluno a partir dos 15 anos

Na faixa de 15 a 17 anos, pelo menos 1 em cada 10 já deixou estudo; entre 18 e 24 anos, idade universitária, só há 29,4% de estudantes

Apesar dos avanços que garantem praticamente a universalização do acesso à escola para as crianças, os dados da Pnad 2012 mostram as dificuldades de manter adolescentes nas salas de aula.

Na faixa etária de 6 a 14 anos, 98,2% frequentam a escola, aponta a pesquisa. O índice é o mesmo de 2011. Já na faixa dos 15 aos 17 anos, quando os jovens deviam estar cursando o ensino médio, a presença na escola cai para 84,2% da população, um avanço de meio ponto porcentual em relação aos 83,7% do ano anterior. Entre os jovens de 18 a 24 anos, portanto em idade universitária, apenas 29,4% estudam. No ano anterior, eram 28,9%.

"Grande parte dos jovens que não prosseguem no estudo é formada por alunos repetentes que, desmotivados, abandonam a escola antes de completar o ensino fundamental. Outro fenômeno é a baixa atratividade do ensino médio. Há um profundo desinteresse dos alunos no modelo do ensino e por isso se discute muito a reestruturação curricular e a ênfase na educação profissional", diz a educadora Maria Clara Di Pierro.

De acordo com a especialista, "existe ainda o fato de que na área rural a oferta de ensino médio é irrisória". "As políticas educacionais não têm sido capazes de ampliar a escola na área rural, mas de transportar jovens para zonas urbanas. Isso compromete o trabalho na agricultura", acrescenta ela.

O trabalho no campo é uma das razões que levam a Região Sul a ter a maior proporção de jovens de 15 a 17 anos fora da escola, de 18,3%.

Dois em cada dez jovens nessa idade estão fora das salas de aula. O Sudeste tem a maior taxa de população nesta faixa etária que continua a estudar, de 85,8%.

A consequência da saída precoce dos jovens da escola é o ainda baixo nível de instrução da população adulta. Um em cada três brasileiros de 25 anos ou mais (33,5%) não completou o ensino fundamental ou equivalente. Em 2011, eram 31,5%.

Universidade. A boa notícia foi a redução dos adultos sem instrução, que caíram de 15,1% para 11,9%, conforme a amostragem. O porcentual de brasileiros de 25 anos ou mais que concluíram a universidade continua baixo, embora com avanços: passou de 11,4%, em 2011, para 12% em 2012.

Fonte: estadao.br.msn.com

Projeto faz dinheiro velho virar adubo

Conheça os destinos para notas antigas, usados pelo Banco Central


Quem acredita no ditado de que o dinheiro é a raiz de todos os males poderia rever sua posição se conhecesse um projeto apoiado pelo Banco Central (BC), que transforma cédulas que saem de circulação em adubo para lavouras de agricultores familiares do Pará. Picotado e sem valor, o papel-moeda serve para fertilizar e regenerar os solos da região através de um composto que leva também palhas e restos de frutas e verduras.

PNE: texto do Senado reduz investimento em educação pública

Marcelle Souza
Do UOL, em São Paulo


A sutileza da mudança está na ordem das palavras. Em vez de obrigar o governo federal a investir em educação pública, o texto do PNE (Plano Nacional da Educação) aprovado no Senado exige investimento público em educação.  De um modo geral, a troca de alguns trechos fez com que o Estado pudesse incluir no orçamento da educação verbas de programas que incluem parcerias com entidades privadas.

O texto ainda precisa passar por um longo caminho, mas especialistas temem que a nova redação tire dinheiro das escolas e instituições públicas de ensino.

"Na verdade, o que se tentou no Senado foi reduzir a participação da União no financiamento da educação", afirma o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que é o relator do projeto na CE (Comissão de Educação), próxima etapa do texto antes de ser submetido ao plenário.

O PNE é um projeto que estabelece uma série de obrigações até 2020, entre elas a erradicação do analfabetismo, o oferecimento de educação em tempo integral e o aumento das vagas no ensino técnico e na educação superior.


Combate ao analfabetismo precisa atrair e manter adultos na escola

Cristiane Capuchinho
Do UOL, em São Paulo
O combate ao analfabetismo adulto no Brasil precisa de política pública de mobilização, afirmam especialistas consultados pelo UOL. Dados divulgados nesta sexta-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o índice de analfabetos do país parou de cair pela primeira vez em 15 anos: 8,5% da população com mais de 15 anos não sabe ler e escrever.  

A estagnação não foi surpresa para quem acompanha o assunto. "Nós vemos o quanto as salas de aula de EJA [Educação de Jovens e Adultos] estão sendo fechadas nas redes municipais e estaduais", afirma Sonia Couto, pesquisadora e coordenadora do IFP (Instituto Paulo Freire). 

A pesquisadora critica a forma como são ofertadas as salas de EJA e afirma faltar vontade política para reduzir o número de analfabetos. "O adulto tem problemas de horário de trabalho, problemas na família. O curso começa às 19h e termina às 23h, ele nem consegue chegar às 19h e nem ficar até as 23h, porque está cansado", reclama. 

Para ela, as redes precisam criar programas que atendam essa população conforme suas necessidades. Os cursos deveriam ter flexibilidade de horário, práticas didáticas adequadas para adultos e divulgação adequada. 

"O adulto não é obrigado por lei a voltar para a escola. Teria que fazer um programa de engajamento, de mobilização destes adultos", concorda Priscila Cruz, de diretora-executiva do Movimento Todos pela Educação.

"A queda do analfabetismo devia ser muito rigorosa no Brasil", afirma Priscila. "Em relação aos outros países, a gente está ficando cada vez mais para trás."


Atenção para crianças e jovens


Para o representante do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Klinger Barbosa Alves, por muito tempo as redes estiveram focadas nas crianças. "A atenção do sistema educacional ficou muito tempo voltada para inclusão de crianças e adolescentes. Os números mostram que precisamos ficar atentos a um número imenso de jovens e adultos que precisam voltar para a escola", avaliou Klinger Barbosa Alves, representante do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). 

Segundo o secretário de educação estadual do Espírito Santo, um dos problemas de atendimento dessa população é a evasão. "A experiência aqui no Estado mostra que, por exemplo, quando um adulto matriculado muda de emprego é grande a chance dele abandonar o curso", diz Klinger.
  • UOL Infográfico

Governo federal

Para a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello, não se pode falar em aumento do analfabetismo. "Nossa avaliação é que não houve aumento da taxa de analfabetismo, e sim que ficou estável e que temos de continuar avançando", disse nesta sexta-feira (27), no Palácio do Planalto. 

Em nota, o MEC (Ministério da Educação) afirmou monitorar os dados de evolução do analfabetismo. A pasta afirma que 6,7 milhões de jovens e adultos foram beneficiados pelo programa Brasil Alfabetizado entre 2008 e 2012. O MEC diz ainda que "dará continuidade aos esforços no sentido de romper com o ciclo de produção do analfabetismo"

Fonte: BOL Notícias

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Prefeitura de Serra Talhada - PE abre seleção com 396 vagas



A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, Pernambuco, informa por meio de publicação no Diário Oficial do Estado que irá realizar Concurso Público a fim de prover 396 vagas em diversos cargos.
O certame disponibilizará vagas para candidatos que possuem Nível Médio, Técnico e Superior, nas seguintes funções: Assistente Social (17); Arquiteto (01); Auditor Fiscal (01); Analista de Sistema (01); Biomédico (06); Educador Físico (03); Engenheiro-Agrônomo (01); Engenheiro Civil (01); Engenheiro de Pesca (01); Farmacêutico (03); Fiscal Ambiental (01); Médico Clínico Geral (07); Ginecologista (03); Otorrinolaringologista (01); Psiquiatra (03); Veterinário (05); Médico Cabeça e Pescoço (01); Cardiologista (01); Dermatologista (01); Endocrinologista (01); Gastroenterologista (01); Geriatra (01); Mastologista (01); Oftalmologista (01); Ortopedista (04); Ultrassonografista (03); Urologista (01); Nutricionista (01); Enfermeiro (04); Pedagogo (01); Procurador Municipal (03); Psicólogo (07); Agente de Combate ás Endemias (47); Professor I (83); Professor II (Língua Portuguesa) (11); Professor II (Matemática) (11); Professor II (Educação Física) (09); Zootecnista (01); Agente Administrativo (21); Agente Fazendário (09); Guarda Municipal (06); Agente Social (09); Auxiliar de Epidemiologia (070; Auxiliar de Laboratório (09); Cuidador Social/ CAACA (07); Digitador (04); Educador Social (03); Entrevistador Social / Programa Bolsa Família (06); Fiscal de Tributos (05); Fiscal de Controle Urbano (05); Técnico Agrícola (05); Técnico Ambiental (03); Técnico em Edificações (03); Técnico em Eletricidade (01); Técnico em Enfermagem (05); Agente Comunitário de Saúde (74); Psicopedagogo (05).
Os profissionais aprovados deverão atuar em jornadas de 200h aulas ou 30h, 40h semanais e farão jus à remuneração que varia de R$ 678,00 a R$ 2.800,00.
As inscrições podem ser realizadas entre os dias 27 de setembro de 2013 a 27 de outubro de 2013, por meio do preenchimento da ficha disponível no site www.upenet.com.br, e pagamento da taxa de que varia de R$ 40,00 a R$ 80,00.
Todos os profissionais serão avaliados mediante aplicação de Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos e Prova de Títulos. O conteúdo programático pode ser consultado no Anexo do Edital disponível em nosso site no link abaixo.
O prazo de validade do concurso será de um ano a contar da data da homologação do resultado final publicado no Diário Oficial, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura.
Jornalista: Karina Felício

Fonte: PCI Concursos

Analfabetismo volta a crescer no Brasil após 15 anos de queda

Hanrrikson de Andrade
Do UOL, no Rio


A taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais voltou a crescer no Brasil após um período de mais de 15 anos de declínio, segundo dados da Pnad 2012 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgados nesta sexta-feira (27). O país não registrava crescimento da taxa de analfabetismo desde 1997.

Na série harmonizada --que exclui 4,1 milhões de pessoas que residem nas áreas rurais da região Norte--, o índice de indivíduos que, em 2012, não sabiam ler e escrever foi de 8,5%. Esse dado representa aumento de um décimo percentual (0,1%) em relação ao ano anterior.
  • UOL Infográfico
Consideradas as áreas rurais, em 2012, a taxa de analfabetismo foi de 8,7%. O índice representa um contingente de 13,2 milhões de pessoas, número absoluto que supera, por exemplo, a população da cidade de São Paulo (11,3 milhões). Em relação ao ano anterior, também houve crescimento percentual de um décimo.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - VÍDEO DA PALESTRA DO PROFESSOR 2º

Este é um vídeo feito pelo professor Elcio Batista de um pequeno trecho da palestra realizada na Semana da Pessoa com Deficiência na Escola José Severino de Araújo.

Aos 99 anos, ex-aluna recebe diploma do ensino médio em escola dos EUA

Do UOL, em São Paulo

Após mais de 80 anos, Audrey Crabtree, 99, recebeu na segunda-feira (23) o diploma honorário de conclusão do ensino médio. A ex-aluna foi homenageada pela Waterloo East High School, escola que deixou em 1932, pouco antes de terminar os estudos. As informações são da "Associated Press".

"Me sinto muito mais inteligente agora", disse a mulher à AP.

Aos 18 anos, ela teve que abandonar a escola por ter sofrido um acidente. Logo depois, o retorno aos estudos foi interrompido porque ela teve que cuidar da avó que estava doente.

Audrey se casou duas vezes, fundou uma empresa de flores, teve dois filhos, cinco netos e quatro bisnetos. Apesar disso, a família notou que ela permanecia insatisfeita por não ter um diploma.

Eles então entraram em contato com a escola, que decidiu entregar o documento para a ex-aluna.

Durante a cerimônia, ela recebeu uma cópia do seu último boletim e recordações de seu tempo na escola, incluindo uma jaqueta e broches. Audrey também recebeu mais de cem cartas escritas pelos atuais alunos do ensino médio.

Fonte: BOL Notícias

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

FUNDAC - PB abre Processo Seletivo com 21 vagas

A Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente "Alice de Almeida" - FUNDAC, tornou pública a abertura de inscrições para o processo Seletivo nº 01/2013, destinado ao provimento de 21 vagas.
As oportunidades a serem preenchidas, são para as funções de Assistente Social (3); Psicólogo (3); Pedagogo (2); Advogado (2); Médico (2); Odontólogo (1); Assistente de Saúde Bucal (2); Motorista (3); e Auxiliar Administrativo (3).
Os profissionais aprovados nesta seleção, farão jus à remuneração que varia de R$ 1.000,00 a R$ 5.300,00, de acordo com o regime de horas e o cargo a ser desempenhado.
O período de inscrições segue de 23 a 25 de setembro de 2013, na Sede da FUNDAC, situada na Rua Professor José Coelho, nº 30, Edif. Alagamar - Tambiá, João Pessoa, das 8h às11h e das 14h às 17h. Os candidatos inscritos serão avaliados através de Análise de currículo, e Entrevista presencial.
Os requisitos a serem preenchidos para concorrência neste certame, estão listados no item 8 do Edital de Abertura disponível em nosso site.
Este processo seletivo tem validade imediata exaurindo-se com a nomeação dos candidatos aprovados.
Fonte: PCI Concursos

JUSTIÇA NEGA PEDIDO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA TELEXFREE

A Justiça negou o pedido de recuperação judicial (antiga concordata) feito pela Telexfree (Ympactus Comercial Ltda.). A decisão foi publicada nesta terça-feira (24) no diário online do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES).
Um dos critérios para que fosse concedida a recuperação seria a empresa exercer as atividades já mais de dois anos. Porém, a Telexfree existe no Brasil desde janeiro do ano passado. Por essa razão, o juiz da Vara de Recuperação Empresarial e Falência de Vitória (ES), Braz Aristóteles dos Reis, negou o pedido, ressaltando que a empresa não atende às exigências da lei 11.101/2005.
A reportagem do UOL tentou entrar em contato com os advogados da Telexfree para comentar a decisão, mas não obteve sucesso.
A recuperação judicial (antiga concordata) é um termo jurídico que caracteriza a possibilidade de reestruturação das empresas economicamente viáveis que passem por dificuldades momentâneas, mantendo os empregos e os pagamentos aos credores. Em outras palavras, é quando a empresa possui uma dívida e apresenta um plano para saldar suas obrigações.
Caso fosse aceito pela Justiça, a empresa teria um período para saldar suas dívidas. A Telexfree havia feito o pedido de recuperação judicial na semana passada. Segundo os advogados da empresa, a medida deveria “proteger seus divulgadores e a empresa no Brasil”.
Fonte: Site do Nill Júnior

Produtos da Autodesk Brasil serão disponibilizados gratuitamente a estudantes e professores da rede

Memorando de entendimento foi assinado nesta terça-feira (17), pelo secretário Ricardo Dantas e mais de 100 mil serão beneficiados

Os mais de 100 mil estudantes das escolas de referência e técnicas de Pernambuco terão licenças gratuitas dos produtos da Autodesk, empresa internacional especializada em softwares de projetos em três dimensões, engenharia e entretenimento. O termo de compromisso foi assinado nesta terça-feira (17), pelo secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio e o gerente de projetos educacionais da Autodesk Brasil, Fernando Lima.
As licenças gratuitas serão disponibilizadas para todos os estudantes e professores das 25 escolas técnicas e 260 escolas de referência de Pernambuco, e terão validade de 36 meses. O pacote educacional da Autodesk dá acesso a 29 softwares como o AutoCAD, o AutoCAD Architecture, o AutoCAD Map3D e o AutoCAD Mechanichal. Os produtos são amplamente utilizados por profissionais de arquitetura para a elaboração de plantas e de design de interiores, mas também são usados no ramo do entretenimento, em animações e efeitos especiais.
Também os professores serão beneficiados com as licenças. Além disso, o memorando de entendimento prevê que 100 professores sejam capacitados para, a partir de 2014, ministrar cursos gratuitos a estudantes da rede estadual. Também prevê a criação de dois centros de excelência, em locais ainda a definir, no uso de tecnologia aplicada a projetos.
Segundo o secretário de Educação, Ricardo Dantas, um dos principais objetivos da parceria é formar profissionais capacitados para o mercado de consultoria e projetos. “Queremos nosso jovem qualificado para usufruir das oportunidades que o bom momento econômico de Pernambuco tem proporcionado”, afirmou Dantas. “Estamos investindo no principal capital que existe, que é o material humano”, completou.
O gerente de projetos educacionais da Autodesk Brasil, Fernando Lima, afirmou que a parceria vai disponibilizar tecnologia de ponta às escolas. “Um aluno de ensino médio vai ter acesso à mesma tecnologia utilizada em Holywood vencedora dos últimos 15 Oscares de efeitos especiais”, disse.
O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, destacou a importância da capital se inserir no mercado global de projetos. “Vamos formar inteligência, pessoas capazes de entrar nesse mercado prestando serviço a empresas que venham a se instalar no Recife”, garantiu o prefeito. A parceria também se estenderá a 625 estudantes e 20 professores das Unidades de Tecnologia na Educação para a Cidadania, da rede municipal do Recife.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Enem tem adesão das 59 universidades federais do País



É a primeira vez que isso acontece desde 1998, quando o exame foi criado para avaliar a qualidade do ensino médio no País. Nesta edição, prova terá 7,1 milhões de candidatos

Quinze anos após a criação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e cinco anos depois de sua transformação em vestibular, pela primeira vez todas as 59 universidades federais do País vão adotar a prova como processo seletivo - ou parte dele - de novos alunos. Mesmo com histórico de graves falhas, o Enem se consolidou e atingiu o recorde de 7,1 milhões de inscritos neste ano.

De 2010 para o primeiro semestre de 2013, o número de vagas no ensino superior disponíveis para quem prestou o Enem cresceu quase três vezes, chegando a 129.319 cadeiras, todas em instituições públicas. E a adesão ao exame deve avançar mais. Onze federais que utilizam o Enem como parte do processo seletivo já manifestaram interesse oficial em aderir em 2015 ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma digital que reúne as vagas.

"A aceitação em relação ao exame aumentou. Mas o desafio logístico ainda é grande, tanto que ainda não se consegue fazer duas edições por ano", afirma Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela prova.

Alunos da rede pública podem inscrever vídeos em dois prêmios até outubro

Do UOL, em São Paulo
Estudantes do ensino médio da rede pública de todo o país podem inscrever vídeos sobre a qualidade da educação até o dia 7 de outubro no 2º Festival Nacional EMdiálogo. O material deve ter no máximo cinco minutos de duração. O tema deste ano é "A escola, a aula e eu".

É possível inscrever vídeos nas modalidades ficção, documentário, animação ou experimental. Os estudantes podem usar filmadoras domésticas ou câmeras de celulares.

As inscrições devem ser feitas pelo endereço www.emdialogo.uff.br/ll-festival-imagens-emdialogo. A lista dos vídeos selecionados será divulgada em 14 de outubro.

A cerimônia de premiação será realizada pelo Ministério da Educação em Brasília. Os três primeiros lugares irão também a Niterói (RJ), em novembro, para participar da 12ª edição do Festival Arariboia Cine.


Professores e alunos


Outro prêmio que está com inscrições aberta é o Curta Histórias, que tem como tema "Africanidades Brasileiras". As imagens podem ser captadas por aparelhos de telefone celular e câmeras domésticas.

Cada unidade de ensino da rede pública pode inscrever um vídeo, produzido por equipe formada por um professor ou educador responsável e até cinco alunos da educação básica.

Podem participar vídeos de no máximo um minuto, sem contar os créditos, que tratam da cultura afro-brasileira. As inscrições vão até 10 de outubro e devem ser feitas pelo site curtahistorias.org

O prêmio terá dez finalistas. Um dos três vencedores será escolhido por júri popular. Os outros dois, pela comissão julgadora final. Os estudantes participarão de oficina de formação em cinema e empreendedorismo, com duração de 24 horas. Cada integrante da equipe, assim como o professor, receberá um tablet e um smartphone. À escola dos vencedores caberá um aparelho data show, um DVD, uma filmadora digital e uma câmera fotográfica semiprofissional.

Os vencedores serão anunciados em 25 de novembro, em Brasília, em evento com a participação das dez equipes finalistas.

Fonte: BOL Notícias

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

IBGE lança editais com 420 vagas em três carreiras



Pâmela Lee Hamer


A espera pela liberação de concursos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acabou nesta segunda-feira (23), com a divulgação de dois editais no Diário Oficial da União (seção 3).

Para o cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas há 300 vagas, com 5% das colocações reservadas para pessoas com necessidades especiais (PNEs).


O emprego exige ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação e remunera com salário entre R$ 2.813,10 e R$ 4.210,49, considerando o vencimento básico do padrão inicial da classe; a Gratificação de Desempenho de Atividade em Pesquisa, Produção e Análise, Gestão e Infraestrutura de Informações Geográficas e Estatísticas, e a Gratificação de Qualificação.

Livros didáticos seguirão matrizes curriculares do Enem a partir de 2015

"Para Daniela Machado, aluno do 2º ano do ensino médio, 
livros são pouco usados"

Especialistas temem que professores não consigam se preparar para o formato em dois anos

A reforma do ensino médio nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começou antes mesmo da reestruturação do currículo. A partir de 2015, os livros didáticos das redes públicas serão interligados dentro das quatro áreas de conhecimento propostas pela prova. "Não significa o fim do livro didático por disciplina, mas cada matéria terá de dialogar com outras", explica o secretário de educação básica do Ministério da Educação (MEC), Romeu Caputo.

O edital dos livros didáticos para 2015 exige que as disciplinas de Química, Física e Biologia, por exemplo, estejam interligadas e atendam a requisitos mínimos comuns das Ciências da Natureza. Pela primeira vez, o documento prevê que as editoras apresentem obras com complementos digitais - e-books, jogos e aplicativos. Os próximos editais devem seguir esse mesmo formato, segundo o MEC.

Uma comissão de avaliadores em 12 universidades federais analisa se os livros apresentados em agosto por editoras de todo o País atendem a esses critérios. Até junho de 2014, um guia de obras recomendadas pelo governo federal deve ser enviado às escolas públicas.

MEC divulga dados preliminares do Censo Escolar de 2013

Do UOL, em São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23) os dados preliminares do Censo Escolar de 2013. Os gestores das redes municipais, distrital e estaduais de educação têm trinta dias para conferir os dados e fazer as correções necessárias. 

As informações estão disponíveis a partir da página 12, da seção 1, do Diário Oficial. Em 638 páginas, são apresentados os resultados referentes à matrícula inicial na creche, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio das redes estaduais e municipais, urbanas e rurais em tempo parcial e integral. 

Os dados de matrícula do Censo Escolar são utilizados para a distribuição dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Segundo nota publicada no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), o sistema Educacenso será reaberto para que os gestores, se necessário, façam retificações nos dados enviados anteriormente.

A assessoria de imprensa do Inep informou que só comentará os dados finais do Censo, pois os resultados preliminares podem sofrer alteração após o período de retificação. 

Fonte: BOL Notícias

Guia de estudos: aprenda a fazer uma boa redação em dez passos

Lucas Rodrigues
Do UOL, em São Paulo


Manter-se bem informado e produzir textos dissertativos ao menos uma vez por semana é essencial para conseguir elaborar uma boa redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nos grandes vestibulares. Consultados pelo UOL, especialistas deram dicas para garantir resultados satisfatórios nesse quesito.

Esse roteiro faz parte de uma série de guia de estudos com os dez temas mais importantes de cada disciplina.

Segundo Arlete Salvador, autora do livro "Como escrever bem para o Enem - Roteiro para uma redação nota 1.000", conquistar uma escrita apurada é um processo que leva tempo. "O estudante não vai conseguir na última hora escrever melhor se não tiver nenhum tipo de embasamento", diz. 

domingo, 22 de setembro de 2013

IFPB abre 71 vagas técnico-administrativas com salários de até 3,1 mil



Têm início nesta quinta-feira, 19 de setembro de 2013, o período de inscrições para o concurso público nº. 275/2013 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), voltado ao preenchimento de 71 vagas técnico-administrativas. Do total de oportunidades disponíveis, cinco são reservadas para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), como pode ser visto a seguir:
Os cargos estão distribuídas da seguinte forma:
  • Nível Fundamental - Assistente de Laboratório (2) e Auxiliar de Biblioteca (4 + 1 PNE);
  • Nível Médio/Técnico - Assistente de Alunos (7 + 1 PNE), Assistente em Administração (8 + 1 PNE), Técnico de Laboratório - Física (1), Técnico de Laboratório - Química (1), Técnico de Laboratório - Segurança do Trabalho (1), Técnico de Tecnologia da Informação (3), Técnico em Arquivo (1), Técnico em Artes Gráficas (1), Técnico em Audiovisual (1) e Técnico em Enfermagem (1);
  • Nível Superior - Administrador (2), Analista de Tecnologia da Informação (2), Assistente Social (5 + 1 PNE), Auditor (2), Contador (3), Enfermeiro (1), Enfermeiro - Área Civil (1), Jornalista (2), Médico - Clínica Geral (1), Odontólogo (1), Pedagogo (8 + 1 PNE), Secretário Executivo (1), Técnico em Assuntos Educacionais (3), Tecnólogo em Redes de Computadores (2) e Tecnólogo em Construção de Edifícios (1).
Os salários são de R$ 1.547,23 para Assistente de Alunos, Assistente de Laboratório e Auxiliar de Biblioteca; de R$ 1.912,99 para cargos de nível médio; e de R$ 3.138,70 para nível superior, em jornadas que variam entre 20, 25 e 40 horas semanais. Além da remuneração, o IFPB oferece auxílio alimentação de R$ 373,00 e outros benefícios previstos na legislação, quando cabíveis.
As inscrições serão recebidas até o dia 18 de outubro de 2013, pelo site www.ifpb.edu.br, onde é necessário preencher o formulário eletrônico, imprimir e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 60,00.
Todos os participantes serão submetidos à prova escrita, prevista para o dia 15 de dezembro de 2013, em horário e local divulgados posteriormente.
Este concurso público terá validade de um ano, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
Para outras informações sobre este certame, consulte o edital completo disponível no link abaixo.

EDITAL DE ABERTURA
Jornalista: Joana Medeiros

Fonte: PCI Concursos

sábado, 21 de setembro de 2013

Salário-educação paga R$ 796 milhões a estados e municípios

Estão disponíveis a partir desta sexta-feira, 20, nas contas correntes de municípios, estados e do Distrito Federal, os recursos referentes à oitava parcela do salário-educação. No total, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu R$ 796,77 milhões, sendo que R$ 385,66 milhões foram para os governos estaduais e do DF e R$ 411,11 milhões, para as prefeituras.

Mensalmente, a autarquia repassa aos entes federativos a cota estadual e municipal. Somente em 2013, já foram transferidos R$ 6,69 bilhões do salário-educação. O valor específico para cada unidade da Federação pode ser conferido no sítio eletrônico do FNDE, no item liberação de recursos.

Destinado ao financiamento de programas voltados à educação básica pública, o salário-educação é recolhido de todas as empresas e entidades vinculadas ao Regime Geral da Previdência Social. A alíquota é de 2,5% sobre a folha de pagamento.

Após a arrecadação, cabe ao FNDE repartir os recursos, sendo 90% em cotas estadual e municipal (dois terços) e cota federal (um terço). Os outros 10% são utilizados pela autarquia em programas, projetos e ações voltados à educação básica.

Distribuída com base no número de matrículas no ensino básico, a cota estadual-municipal é depositada mensalmente nas contas correntes das secretarias de educação. Já a cota federal é destinada ao FNDE, para reforçar o financiamento da educação básica, com o intuito de reduzir os desníveis socioeducacionais entre municípios e estados.

Assessoria de Comunicação Social

Acesse a página eletrônica do FNDE

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Professor escreve 'manifesto' sobre ensino de matemática na prática

André Julião
Da Revista Unesp Ciência
Marcus du Sautoy entendeu ainda cedo que a matemática não deveria ficar restrita aos cálculos, fórmulas e equações. Para ele, quase tudo pode ser explicado em termos matemáticos, e o que não pode é um mistério empolgante que um dia ainda será resolvido. Esses enigmas ainda não solucionados são o mote de seu livro "Os mistérios dos números – uma viagem pelos grandes enigmas da matemática (que até hoje ninguém foi capaz de resolver)", lançado no Brasil pela Zahar.

Mais do que um pesquisador na área, Sautoy tem se notabilizado como divulgador da disciplina. Ele escreve em revistas de divulgação científica e jornais e é figurinha fácil em programas de rádio e TV na Grã-Bretanha. Seu talento para explicar matemática às massa rendeu-lhe a Cátedra Simonyi para a Compreensão Pública da Ciência da Universidade de Oxford, onde Sautoy é professor.

A cátedra foi criada em 1995, financiada pelo húngaro-americano Charles Simonyi, antigo programador da Xerox e da Microsoft famoso por ser o primeiro homem a ir duas vezes ao espaço como turista espacial. Sua intenção era de que o premiado fizesse importantes contribuições para a compreensão pública de algum campo científico. Seu primeiro titular deveria ser o evolucionista Richard Dawkins. Sautoy sucedeu Dawkins em 2008, com a aposentadoria do polêmico cientista militante do ateísmo.

Em "Os mistérios dos números", Sautoy apresenta de forma divertida conceitos que podemos até ter visto na escola, mas cuja apresentação provavelmente não foi tão intrigante como a que ele faz. "O sistema educacional opta por privilegiar o lado utilitário e funcional da matemática e não as belas e excitantes ideias. É como aprender escalas e arpejos num instrumento musical e nunca ouvir música de verdade", disse o autor por e-mail, da beira da piscina, enquanto aproveitava um feriado na Inglaterra. "Este livro é meu manifesto para o que deveria ser ensinado nas escolas", completa o professor. 

No primeiro capítulo, por exemplo, em que se dedica a mostrar os enigmas que cercam os números primos, Sautoy usa o exemplo de uma espécie de cigarra que aparece nas florestas dos Estados Unidos e no Canadá a cada 17 anos (um número primo, ou seja, divisível apenas por um e si mesmo). O inseto, da espécie Magicicada septendecim, passa todo esse tempo debaixo da terra, sugando as raízes das árvores para se alimentar. Em um dia de maio do 17º ano de seu ciclo de vida, as cigarras saem da toca e começam a cantar umas para as outras. O barulho é tão grande que muitas pessoas se mudam da região nessa época. Depois de fertilizadas, as fêmeas depositam os ovos na superfície e, após seis semanas de muito barulho, todas as cigarras morrem e a floresta fica em silêncio pelos próximos 17 anos.


IFPE abre inscrição para vestibular 2014; são oferecidas 6.601 vagas

Do UOL, em São Paulo
O IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) abre nesta sexta-feira (20) as inscrições para o vestibular 2014 da instituição. O cadastro deve ser feito pela internet até o dia 14 de outubro. 

O valor da taxa de inscrição é de R$ 40. Ao todo, são oferecidas 6.601 vagas, sendo 5.083 para cursos técnicos e outras 1.518 para cursos superiores. As oportunidades são para Recife, Afogados, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.

A instituição reserva no mínimo 50% das vagas por curso/turno/entrada disponíveis nas diversas modalidades de ensino para alunos oriundos da rede pública estadual ou municipal do território nacional, com com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

A prova será realizada em 1º de dezembro, com duração máxima de 4h, no horário das 9h às 13h.

CONFIRA O CALENDÁRIO DO VESTIBULAR 2014 DO IFPE

EventosDatas
Inscrição20/09 a 14/10
Período para pagamento GRU20/09 a 15/10
Período para retirada do cartão de inscrição25/10 a 01/11
Prova01/12
Divulgação dos aprovadosA partir de 20/12
Fonte: BOL Notícias