segunda-feira, 9 de junho de 2014

Comitiva do Pacto pela Educação reúne-se com as GREs Vale do Capibaribe e Metropolitana Sul


Reuniões de pactuação vão até sexta-feira (06)

Chegando à reta final da maratona de visitas pelas Gerências Regionais de Educação (GREs) a comitiva de técnicos da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), encabeçada pelo secretário Ricardo Dantas, esteve nesta quarta-feira (04) no auditório da GRE Metropolitana Sul, em Recife, onde se reuniu com os gestores das 96 escolas que compõem a Gerência.

Durante a reunião de pactuação das metas para 2014, foram expostos os índices de desenvolvimento da regional que atualmente atende a 77.373 estudantes nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e São Lourenço da Mata. “Acreditamos que a Gerência Regional deve caminhar junto com as escolas. A Secretaria de Educação somos todos nós. Os desafios são grandes, mas não são maiores que nossa vontade de construir a escola pública que sonhamos”, destacou o gestor da Metropolitana Sul, Professor José Amaro Barbosa.

O secretário de Educação promoveu um momento de reflexão sobre a relevância das escolas e da atuação dos professores para a motivação dos estudantes. “Os professores precisam trabalhar com os alunos de todos os níveis de escolaridade, a motivação para que os jovens tenham sonhos e sintam que podem concretizá-los. Isso é investir no futuro. Esse esforço é coletivo e deve inserir os educadores, os alunos e suas famílias como parceiras no processo pedagógico, completando em casa o trabalho iniciado na escola”, afirmou Ricardo Dantas.

Representando a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), a analista Maria Fernanda Ribeiro apresentou os resultados atingidos pela Metro Sul em 2013  e a metodologias utilizadas no Pacto pela Educação (PPE) para medir os resultados. A secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, explicou a relação entre as avaliações do IDEB e IDEPE e a importância desses índices para medição da educação no estado. Já João Charamba, secretário executivo de Gestão da Rede, apresentou os números dos investimentos e repasses para as escolas da gerência.  Ao final da reunião, o espaço foi aberto para participação dos gestores.

Limoeiro - A Gerência Regional de Educação (GRE) Vale do Capibaribe pactuou suas metas na última terça-feira (04). Acompanhado dos secretários executivos e equipe técnica da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) e da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o Secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, foi recepcionado na Escola de Referência em Ensino Médio Severino Farias, em Surubim, pela banda marcial da Escola Estadual Ana Faustina, do mesmo município.

Durante a reunião do Pacto pela Educação (PPE), os gestores das 38 escolas, localizadas em 16 municípios, além de assinarem a pactuação, tiveram a oportunidade de conversar e tirar suas dúvidas com a equipe da SEE. “A oportunidade é única porque trocamos informações e temos a chance de socializar tudo o que acontece dentro das escolas. Seja os problemas, para juntos conseguirmos encontrar soluções, ou os projetos que estão dando resultados para que possamos socializar e trocar de experiências”, disse a gestora da Escola de Referência em Ensino Médio Gil Rodrigues, localizada em Vertentes. 

A gestora da GRE, Edjane Ribeiro, destacou que, além da troca de experiência, o momento serve para fortalecer a parceria entre a SEE, a GRE e suas escolas. “Nessas reuniões, os gestores observam suas unidades de ensino, de forma minuciosa, dentro de cada jornada escolar. E aí eles percebem o quanto é importante ter o olhar diferenciado para cada aluno, em cada ano”, destacou.

Fonte: www.siepe.educacao.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário