terça-feira, 26 de agosto de 2014

Professor constrói telescópio com webcam e filma Saturno no céu do Piauí

Fascinado por astronomia, o professor piauiense Achylles Costa, 54, montou um telescópio caseiro e conseguiu, na última terça-feira (19), filmar com adaptação de uma webcam o planeta Saturno no céu de Teresina.
O telescópio criado por Costa é newtoniano de 180mm e foi montado em 2003, mas somente agora o professor conseguiu adaptar uma webcam, anexar ao instrumento ótico e filmar Saturno e outros planetas com nitidez.
O telescópio é composto basicamente de uma lente ocular, um espelho côncavo e o focalizador, além da webcam, que é adaptada para substituir a lente para filmar os planetas.
"Poderia ter escolhido Júpiter, mas nesse período é a fase que ele passa seis meses aparecendo de dia e não é possível a sua visualização devido a luz do sol", disse.
A engenhoca agora está pronta para captar imagens da transição de Saturno, que vai ficar oculto pela lua, que estará 33% mais iluminada, no próximo dia 31. "A transição de Saturno é um dos fenômenos mais belos da astronomia e o telescópio já está pronto para filmar Saturno sendo coberto pela lua e depois surgindo ao lado dela", disse Costa.
Ele conta que escolheu registrar Saturno por ser um dos planetas mais bonitos e está no período de visualização noturna. O fenômeno poderá ser observado na América do Sul no Brasil, Venezuela e Colômbia por observadores com lunetas e telescópios.

Montagem do telescópio

Costa é doutor em Comunicação Social e professor de jornalismo na UFPI (Universidade Federal do Piauí), mas tem como hobby a eletrônica. "Para fazer o telescópio eu comprei as peças em sites e saí montando. A base eu mesmo fiz aqui em casa", contou. Depois que estava com todas as peças, concluiu o trabalho em sete dias.
O telescópio do professor consegue aproximação entre 90 e 600 vezes. O equipamento custou cerca de R$ 2.500,00 e a webcam R$ 150,00.
Para quem quer montar um telescópio, Costa dá a dica:
"Isaac Newton deixou toda explicação de montagem de telescópio e é só saber um pouco de ciência para montar um. Hoje em dia existem sites que vendem peças feitas por outras pessoas e é só escolher e montar", disse.
Costa é formado em técnico em eletrônica e já montou guitarras, aeromodelos, automodelos, rádios e transmissores.

Fonte: BOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário