sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa chega à fase de definição dos semifinalistas

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro conclui na sexta-feira, 10, as atividades das comissões julgadoras estaduais que escolherão os textos semifinalistas. Nos 26 estados e no Distrito Federal serão selecionados 500 textos criados pelos estudantes, 125 por categoria — poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião.
De acordo com o regulamento da quarta edição da olimpíada, a comissão estadual é composta por professores, docentes de universidades públicas e representantes das redes municipal, estadual e federal de ensino. A produção dos alunos será apresentada à comissão sem a identificação de autor, escola e professor. Cada texto passará pela avaliação de dois especialistas, com base em critérios predefinidos pela coordenação.
Estudantes do quinto e do sexto ano do ensino fundamental participam da olimpíada na categoria poema; do sétimo e oitavo anos, memória; do nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio, crônica; do segundo e terceiro anos do ensino médio, artigo de opinião. Em todos os gêneros, os concorrentes devem desenvolver o tema O Lugar Onde Vivo.
Depois de concluída a etapa estadual, a fase regional da olimpíada reunirá os melhores autores e seus professores, por gênero literário. Estão previstos quatro encontros, com 125 estudantes, 125 professores e a equipe da olimpíada. Esses encontros serão realizados em São Paulo, Recife, Porto Alegre e Campo Grande, a partir do dia 28 próximo até 20 de novembro. Neles serão escolhidos os 20 textos finalistas, cinco por categoria. A comissão nacional estará reunida de 24 a 28 de novembro.
Premiação — A solenidade de premiação será realizada em 1º de dezembro, em Brasília. Os 20 estudantes e seus professores receberão medalha, notebook e impressora. As escolas em atuam terão dez microcomputadores, impressora, projetor multimídia, telão para projeção e livros.
Promovida pelo Ministério da Educação, com o apoio da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a edição deste ano da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro reuniu 46.902 escolas das 27 unidades da Federação e cerca de 170 mil professores de língua portuguesa. Dos 5.565 municípios do país, 5.014 (90,1%) aderiram à olimpíada.
Mais informações na página da olimpíada na internet.
Ionice Lorenzoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário