Um casal assassinado. Cerca de 10 milhões de mortos. Há 100 anos, com o atentado contra o príncipe austro-húngaro, Franz Ferdinand, e sua esposa a Condessa de Chotkov foi o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial. O professor de História Davi Ruschel, do curso Universitário e do Colégio João Paulo I, de Porto Alegre, entende que, mesmo um século depois, ainda é importante estudar o conflito. Além do número impressionante de vítimas, as consequências da guerra mudaram a geopolítica mundial. O fim do Império Otomano e do Império Austro-Húngaro, além da Revolução Russa e da ascensão dos Estados Unidos como grande potência também são resultados do confronto. “Além disso, o revanchismo devido a humilhação sofrida pelos alemães ao final do conflito criou um sentimento que será habilmente explorado por Adolf Hitler, levando ao poder na Alemanha um dos regimes mais brutais que já vimos surgir na história da humanidade.” Lembra Rushel.
Além dos livros, filmes também podem ser aliados para o estudo da história. De acordo com Rushel, o cinema agrega conhecimento e disperta a curiosidade para que as pessoas busquem informações. “É uma forma divertida de aprender e trabalha a memória visual, que é muito importante.”
Então, com a ajuda do professor, criamos uma lista com 10 filmes que ajudam a conhecer melhor a Primeira Guerra Mundial.
O GRANDE DITADOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário