terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Confira dez filmes imperdíveis para aprender sobre a I Guerra



A MORTE DE FRANZ FERDINAND HÁ 100 ANOS É PANO DE FUNDO DE MUITAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

Um casal assassinado. Cerca de 10 milhões de mortos. Há 100 anos, com o atentado contra o príncipe austro-húngaro, Franz Ferdinand, e sua esposa a Condessa de Chotkov foi o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial. O professor de História Davi Ruschel, do curso Universitário e do Colégio João Paulo I, de Porto Alegre, entende que, mesmo um século depois, ainda é importante estudar o conflito. Além do número impressionante de vítimas, as consequências da guerra mudaram a geopolítica mundial. O fim do Império Otomano e do Império Austro-Húngaro, além da Revolução Russa e da ascensão dos Estados Unidos como grande potência também são resultados do confronto. “Além disso, o revanchismo devido a humilhação sofrida pelos alemães ao final do conflito criou um sentimento que será habilmente explorado por Adolf Hitler, levando ao poder na Alemanha um dos regimes mais brutais que já vimos surgir na história da humanidade.” Lembra Rushel.
Além dos livros, filmes também podem ser aliados para o estudo da história. De acordo com Rushel, o cinema agrega conhecimento e disperta a curiosidade para que as pessoas busquem informações. “É uma forma divertida de aprender e trabalha a memória visual, que é muito importante.”
Então, com a ajuda do professor, criamos uma lista com 10 filmes que ajudam a conhecer melhor a Primeira Guerra Mundial.

O GRANDE DITADOR

Um clássico de Charles Chaplin. A película começa na Primeira Guerra e mostra, em forma de paródia, a ascensão do Nazismo na Alemanha pós-guerra.

NADA DE NOVO NO FRONT

De 1930, Nada de Novo no Front mostra o entusiasmo de um grupo de jovens alemães em lutar para defender seu país. A busca pela honra, no entanto, é confrontada pela realidade da guerra.

LAWRENCE DA ARÁBIA

Premiado com o Oscar de melhor filme, o Lawrence da Arábia conta a história do lendário T.E. Lawrence. Após aprender árabe durante trabalhos arqueológicos, o personagem se alista no exército inglês e ajuda a derrotar o Império Turco-Otomano.

GLÓRIA FEITA DE SANGUE

Filme de Stanley Kubrick, apresenta Mireau, um general francês que ordena um ataque suicída. Após a recusa de alguns soldados, ele exige que a artilharia ataque suas próprias trincheiras e também não é obedecido. Furioso, o general luta para que seus homens sejam julgados e punidos.

PELOTÃO DE ELITE

Também baseado em uma história real, a película mostra a vida de Oliver Woodward, um gerente de mineração que assume uma operação com explosivos em túneis sob território das tropas alemãs. Uma de suas missões é explodir uma área chamada Colina 60 e matar grande parte do exército alemão com um só ataque.

BARÃO VERMELHO

A obra conta a história do aristocrata Manfred von Richthofen. Lendário piloto alemão, que devido a seu título de nobreza e seu avião vermelho passou a ser chamado de Barão Vermelho. Comandando seu esquadrão, o “Circo voador”, Richthofen foi responsável por inúmeras vitórias alemãs na Primeira Guerra, sendo temido por seus rivais e considerado um herói em seu país.

ETERNO AMOR

Drama que conta da história de Mathilde, francesa que aguarda o noivo, Maneth, retornar da guerra. O conflito acaba e o soldado é dado como morto. Sem acreditar nisso, Mathilde inicia sozinha uma busca.

FLYBOYS

Enquanto os EUA ainda estavam neutros, um texano (James Franco) se alista na Legião Estrangeira. Sob o comando do capitão Georges Thenault (Jean Reno), ele e outros americanos passam por um rigoroso treinamento e formam a Esquadrilha Lafayette, primeiro grupo de pilotos americanos a lutar na Primeira Guerra.

FELIZ NATAL

“Retrata um episódio incrível e verídico que ocorreu na 1ª Guerra Mundial.” É assim que Rushel define o filme de Christian Carion. A filme conta a história de uma trégua entre soldados franceses, escoceses e alemães durante a noite do natal de 1914.

CAVALO DE GUERRA

Obra de Steven Spielberg mostra a amizade entre Albert (Jeremy Irvine) e seu cavalo, Joey. A Primeira Guerra inicia e Joey é requisitado para a cavalaria britânica, enquanto Albert ainda não tem idade para se alistar. O cavalo passa pelas mãos de diferentes donos e enfrentas diversas batalhas. Para o professor Davi Rushel, o filme mostra bem a guerra de trincheiras.

Fonte: www.msn.com/pt-br/noticias/educacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário