terça-feira, 9 de dezembro de 2014

10 escolas com os projetos mais inspiradores de 2014

BONS EXEMPLOS

São Paulo - Ranking após ranking, o brasileiro é lembrado que a educação anda a passos lentos no país. Se, finalmente, todas as crianças entram na escola, o desafio agora é evitar que elas desistam e abandonem os estudos no meio do caminho. 
De acordo com dados do Censo Escolar, 1,3 milhão de crianças e adolescentes em todo o Brasil deixaram as salas de aula durante o ano letivo de 2013. Contra a evasão, professores de todo o país se desdobram para tornar suas aulas mais atraentes e mais conectadas com o dia a dia de seus alunos, com o obejtivo de mantê-los interessados.
É o caso dos 10 professores que desenvolveram os projetos apresentados nesta reportagem. Eles são os vencedores do prêmio Educador Nota 10 deste ano, realizado pela Fundação Victor Civita. 
São trabalhos desenvolvidos na Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de diversas disciplinas e em diversas regiões do país. Usando assuntos do dia a dia dos alunos e elementos lúdicos, os projetos se destacam pela criatividade com que os temas foram abordados - e, claro, pelos bons resultados alcançados.
Além disso, chama a atenção o fato de que, entre as 10 escolas vencedoras, só uma ser privada. 
Veja nas fotos o que faz destes projetos exemplos para a educação brasileira.
Estas 10 escolas desenvolveram projetos que se destacaram pela criatividade e pelos bons resultados alcançados. Entre elas, apenas uma não é pública.


"O POVO CONTA" - EE PADRE PAULO (MG)

Projeto: “O povo conta”
Escola: Escola Estadual Padre Paulo
Cidade: Santo Antônio do Monte - MG
No projeto "O povo conta", desevolvido pela professora Ana Cláudia Santos, alunos do 6º ano da escola estadual Padre Paulo, em Santo Antônio do Monte (MG), trabalharam a produção de contos populares em verso e prosa.
Depois da professora apresentar vários textos da tradição oral, os estudantes foram incumbidos da tarefa de pesquisar com familiares causos e contos orais tradicionais da região. O objetivo era discutir as diferenças entre a fala e a escrita. Para coroar o trabalho, as histórias descobertas pelos alunos foram reescritas para serem publicadas em um e-book no formato de coletânea.


O TRABALHO COM MEDIDAS - ESCOLA DA VILA (SP)

Projeto: "O trabalho com medidas"
Escola: Escola da Vila
Cidade: São Paulo - SP
Para ensinar medidas (convencionais e não convencionais) a crianças do 2º ano, a professora Andréa de Fátima Dias Tambelli, da Escola da Vila em São Paulo, usou receitas de bolo. 
Primeiro, os alunos tiveram que fazer estimativas sobre medidas da preparação de algumas receitas simples. Depois, tiveram que adaptar uma receita de bolo para dois públicos diferentes: uma turma com o dobro de alunos e outra com a metade de alunos que a deles. 


OS GUARDIÕES DOS SAMBAQUIS - EM PROFESSORA MARIA REGINA LEAL (SC)

Projeto: "Os guardiões dos sambaquis"
Escola: Escola Municipal Professora Maria Regina Leal
Cidade: Joinville – SC
A professora Angela Maria Vieira abordou o tema de história antiga brasileira através do estudo dos sambaquis (sítios arqueológicos em que se encontram restos de conchas, ossos, objetos de pedra e cerâmica, entre outros) da região próxima à escola, no litoral de Joinville.
Ali estão catalogados quatro sambaquis considerados patrimônios arqueológicos mas que estão total ou parcialmente destruídos por conta da pavimentação, da exploração imobiliária e do uso das conchas para a fabricação de cal.
A professora fez, então, uma parceira com a equipe do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joiville, que ajudou a aprofundar o estudo com as crianças. Ao final, um material de conscientização foi organizado para divulgar para a população sobre a preservação desses locais.

LUGAR DE CIRCO É NA ESCOLA - EE PROFESSORA MARIA LOURDES BEZERRA (RN)

Projeto: "Lugar de circo é na escola"
Escola: Escola Estadual Professora Maria Lourdes Bezerra 
Cidade: Macau - RN
Aproveitando a curiosidade dos alunos em relação à cultura do circo, o professor de arte Emanuel Alves Leite, que também é artista circense, explorou este tema com a turma do 9º ano. 
Emanuel escreveu uma apostila sobre a história do circo e mostrou vídeos de palhaços tradicionais, espetáculos ambulantes e do Cirque de Soleil. O professor também ensinou os alunos a se vestirem, maquiarem e interpretarem cada um o seu próprio palhaço. No final, os alunos saíram pelas ruas de Macau apresentando esquetes.

ESCREVENDO COM LENGA-LENGA - EE PROFESSORA LAILA GALEP SACKER (SP)

Projeto: “Escrevendo com lenga-lenga”
Escola: Escola Estadual Professora Laila Galep Sacker 
Cidade: Sorocaba – SP
Para ajudar no processo de alfabetização de seus alunos do 1º ano e aproximá-los do processo de construção de um texto, a professora Mara Elizabeth Mansani, escolheu os lenga-lengas - textos de frases curtas, rimadas e com repetições de palavras. 
Depois de serem apresentados a esse tipo de texto, foi a vez das crianças escreverem, em pequenos grupos, suas próprias lenga-lengas.  O trabalho culminou na publicação das composições ilustradas em livros.

O DE DENTRO E O DE FORA: O DESENHO COMO EXPRESSÃO - EM VALÉRIA JUNQUEIRA PADUAN (MG)

Projeto: “O de dentro e o de fora: o desenho como expressão”
Escola: Escola Municipal Valéria Junqueira Paduan
Cidade: Santa Rita do Sapucaí – MG
A professora de Artes Maria da Paz Melo achava que seus alunos do 4º ano faziam desenhos fracos, então, fez a eles uma proposta: "faça um desenho como você vê dentro da sua cabeça e não se preocupe se ficar diferente. A intenção é que ele tenha a sua cara.”
Tendo a ideia de ampliar as referências das crianças, a professora incentivou que os alunos usassem toda a diversidade que uma escola rural pode ter a seu dispor,  como troncos, pedras, galhos e folhas. Maria da Paz fez com os alunos fizessem esculturas e desenhos delas mesmos de vários ângulos. Ensinou também a passar para o papel as sombras feitas pelos galhos. O resultado foi uma turma mais livre artisticamente e desenhos mais bonitos.

CONSTRUÇÕES NO PLANO CARTESIANO - COLÉGIO ESTADUAL DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DO VALE DO SABER (PR)

Projeto: “Construções no plano cartesiano”
Escola: Colégio Estadual do Ensino Médio e Fundamental do Vale do Saber
Cidade: Apucarana - PR
Para desenvolver o conteúdo de geometria analítica no 8º ano, a professora Marlene Garcia Alves criou uma proposta didática para a turma aprender a localizar coordenadas nos mapas geográficos e pares ordenados no plano cartesiano.
Inicialmente, os alunos desenharam figuras geométricas simples e depois passaram a usar o plano cartesiano para construir fachadas das casas. Nessa etapa, os alunos trabalharam com autonomia, apresentando construções com aspectos artísticos, que, depois, foram exibidos em uma mostra cultural.

DESASTRE NATURAL: INFORMAR PARA PREVENIR - EM CAIC (SP)

Projeto: “Desastre natural: informar para prevenir”
Escola: Escola Municipal CAIC
Cidade: Lorena - SP
Com objetivo de ampliar as noções que a turma do 8º ano tinha sobre desastres naturais, a professora Monique Godoi Gomes Lescura criou diversas atividades que tematizaram a caracterização, tipologia e distribuição espacial destes fenômenos. 
Os alunos realizaram pesquisas de campo e na internet, incluindo registros fotográficos, seminários, produções de texto e análises de gráficos. 
Os estudantes também visitaram o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para conhecer o uso de geotecnologias na previsão e monitoramento de desastres naturais.

BAÍA DA BABITONGA: NOSSO BERÇÁRIO NATURAL - CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ODORICO FORTUNATO (SC)

Projeto: “Baía da Babitonga: nosso berçário natural”
Escola: Centro de Educação Infantil Odorico Fortunato
Cidade: Joinville - SC
Com um manguezal vizinho à escola em que leciona, em uma região da periferia de Joinville, a professora Paula Aparecida Sestari resolveu falar sobre este ecossistema com seus alunos da pré-escola. 
Através de conversas, leituras, observações, construções tridimensionais e de vivências, as crianças foram entendendo mais sobre o mangue.
A turma também assistiu a vídeos, fez pesquisas sobre a região, fez diversas visitas de campo e montou uma maquete do manguezal. Por fim, com a colaboração da comunidade e a pedido da classe foi construído um “observatório” para que todos pudessem observar o manguezal do pátio da escola.
A professora Paula foi escolhida a Educadora do Ano pela Fundação Victor Civita pelo projeto Baía Babitonga. 

AS MIL E UMA NOITES - E.M.E.F. FABIANO ALVES DE FREITAS (SP)

Projeto: “As mil e uma noites”
Escola: E.M.E.F. Fabiano Alves de Freitas
Cidade: Ituverava - SP
A professora Renata Maria Pontes Cabral de Medeiros organizou um trabalho sistematizado de leitura com o 4º ano para ampliar o repertório da classe sobre o gênero de aventura. 
Para isso, foram realizadas várias atividades de escrita: coletivas, em duplas e depois textos individuais. Durante todo o processo, a educadora reforçou a necessidade de se planejar o conteúdo e a forma de um texto antes de escrevê-lo e também promoveu a análise da escrita e fez revisões para aprimorar a produção. No final, as crianças elaboraram contos de aventura, com base nas histórias das Mil e uma Noites.
Fonte: www.msn.com




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