segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Livro sobre Educação Integral no Estado de Pernambuco é lançado em Recife

Obra faz uma análise da implementação da Política Pública de Ensino Médio Integral do Estado


O mestre em Educação Pública, Paulo Fernando Vasconcelos Dutra, lançou, na última quinta-feira (27), na sede do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, seu primeiro livro intitulado “Educação Integral no Estado de Pernambuco – Uma Política Pública para o Ensino”. A obra é uma narrativa de seus 34 anos de vida dedicados à educação pública no Estado e a implantação pioneira de políticas de ensino médio integral em Pernambuco. Paulo Dutra é atual Secretário Executivo de Educação Profissional de Pernambuco.

O autor usa como metodologia de pesquisa estudo de caso realizado em duas escolas do ensino médio integral que apresentaram a mais alta e a mais baixa média alcançada na Avaliação Externa no Índice de Desenvolvimento Educacional de Pernambuco (IDEPE – 2012).  A experiência adquirida pela atuação em diversas funções na rede pública, Dutra também apresenta em sua narrativa as experiências educacionais que lhe deram alicerce para promover mudanças necessárias à oferta de ensino médio público integral de qualidade para os jovens pernambucanos.

Sempre com sorriso no rosto, Dutra recebeu amigos, professores e enfatizou a importância de cada um na ocasião, que considera especial. “Eu só tenho que agradecer a todos, ao Governo do Estado, ao nosso ex- governador, Eduardo Campos, e ao atual governador João Lyra. Esse reconhecimento é de cada um de vocês, essa pesquisa mostra que sem um bom gestor essas escolas não iriam a lugar nenhum, então eu só quero agradecer pelo apoio que recebi”.

O secretário de Educação em exercício, João Charamba, enfatizou a importância dessa conquista para Pernambuco e para o povo brasileiro. “A conquista de Paulo é a conquista também de Pernambuco. A gente fica muito feliz de ver essa realização ser transformada num produto que será acessível para a sociedade e por outros estados, é satisfatório divulgar essa política tão exitosa que começou aqui no estado e que a gente vai propagar no Brasil”.

Na ocasião, o deputado federal Danilo Cabral, entregou a Paulo Dutra, o diploma de mérito do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2014, em reconhecimento pelo seu trabalho em favor da educação no Brasil. “É um momento muito especial onde celebramos os avanços da educação de Pernambuco e isso precisava ser registrado, para levar a outras gerações tudo isso que construímos. Hoje estamos aqui para prestigiar um grande líder que é Paulo Dutra, pela iniciativa de colocar essa conquista em um documento tão importante da nossa história”, destacou o deputado.

Fonte: www.educacao.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário