quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Denatran mostra novo modelo de placas veiculares


Padrão deve ser adotado em carros novos a partir de 1º de janeiro de 2016

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) divulgou nesta quinta-feira (4) modelo oficial das placas veiculares que serão implementadas no Brasil a partir de janeiro de 2016. Borda azul no topo, quatro letras e três números são as novidades baseadas em padrão a ser seguido por todos os membros do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela).
As bandeiras da instituição sul-americana, do País, do Estado e do município onde o veículo foi emplacado são outras novidades. . “Os diversos elementos de segurança visam coibir as possíveis clonagens de veículos. A grande vantagem das mudanças é para o cidadão”, assegurou o coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran, Rone Evaldo Barbosa.
Outros itens presentes na nova placa são linhas onduladas horizontais, marcas d’água com o logo do Mercosul além de um Código QR, uma etiqueta que pode ser lida por celulares por meio da câmera fotográfica, que pode oferecer diversas informações sobre o veículo.
A nova placa tem as mesmas medidas da utilizada atualmente, de 40 centímetros de comprimento por 13 cm de largura. Outra novidade é que não existe uma ordem determinada para a distribuição dos números e letras que podem ser escritos aleatoriamente. Desta forma são possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes.
As categorias dos veículos também serão divididas por cores: convencional (branca), particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado).
O novo modelo de placas será obrigatório para todos os veículos novo emplacados a partir de 1º de janeiro de 2016. Não serão feitas trocas dos veículos já emplacados a não ser que haja mudança de município.
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário