quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

10 promessas de ano novo que vão ajudar você a melhorar as notas


SE ORGANIZAR É O PRIMEIRO PASSO PARA TER UM MELHOR DESEMPENHO ESCOLAR.

Chegou o tempo de fazer uma retrospectiva e avaliar como foi o ano de 2014. Entre tantos aspectos da vida, tem um que exige bastante atenção: os estudos. Que tal incluir entre seus desejos para o novo ano promessas para melhorar as notas em 2015? Mas não adianta só aumentar a lista de promessas furadas como a dieta que acaba logo depois da meia-noite. Para mudar seus resultados, você precisa mudar seus hábitos.
Conversamos com as professoras da faculdade de Educação da UFRGS Annamaria Rangel e da faculdade de Educação da PUC-SP Marisa Del Cioppo Elias que listaram dicas para os estudantes. A primeira delas é: organize-se. Organização e disciplina para estudar é fundamental. Mantenha seu material organizado e tenha um local fixo para estudar. Procure um ambiente sossegado para estudar, onde não haja muito barulho e nem circule muitas pessoas.Na galeria, inspire-se e comprometa-se com você mesmo neste novo ano.


VOU ESTUDAR DIARIAMENTE

Nada de estudar na véspera da prova. Aproveite a primeira dica e se organize: reserve um horário e estude diariamente. E tenha persistência, pois não adianta passar um dia inteiro em frente aos cadernos e ficar outros quatro sem ver os livros.

VOU CUIDAR DA MINHA SAÚDE

Aprenda a melhorar a sua alimentação. Acrescente cereais, legumes e frutas nas refeições, pois esses alimentos contêm tiamina, ácido fólico e vitamina B12, importantes para a memória e manutenção do cérebro. Desacelere e tente dormir mais horas, no mínimo oito horas diárias. O resultado será muito mais que boas notas: uma boa saúde.

VOU REVISAR OS CONTEÚDOS

Revise o conteúdo e resolva exercícios do dia. Durante as aulas, tome nota dos principais tópicos e do que mais lhe interessou. Isso facilitará na hora de revisar o conteúdo em casa. Fazer pequenos resumos ou esquemas também ajuda. A revisão auxilia o aluno a perceber quais são suas dúvidas em relação à disciplina.

VOU CONTROLAR A ANSIEDADE

Ao perceber um conteúdo difícil ou quando está prestes a fazer aquela prova complicada é normal que a ansiedade apareça. Para controlar isso, procure fazer exercícios de respiração. Eles evitam os famosos "brancos", tão prejudiciais para o bom funcionamento da memória.

VOU LER MAIS

Para aqueles que não têm muita afeição aos livros: tente ler mais em 2015. O hábito da leitura ajuda não só a compreender e a interpretar melhor os textos, como também a se expressar e escrever melhor. Comece com livros de temas interessantes para você e depois vá intercalando com revistas, artigos e materiais de estudo.

VOU FICAR LONGE DAS MÍDIAS SOCIAIS

É cada vez mais difícil, mas seja firme: fique longe das redes sociais na hora dedicada ao estudo. Uma olhadinha na timeline do Facebook e você já se dispersa. A concentração vai para longe e retomar o ponto de raciocínio fica complicado. O ideal é deixar o celular ou tablet no silencioso ou desligados.

VOU TER TEMPO PARA MIM

Dedicação aos estudos é importante, mas também é preciso ter um tempo para si mesmo. Momentos de relaxamento, lazer e de prática de exercícios físicos. Isso ajuda a eliminar a tensão do dia a dia e prepara o corpo para mais uma maratona de estudos.

VOU CONHECER MEUS COLEGAS

Parece improvável, mas muitas vezes os alunos estudam juntos há um tempão e não se conhecem. Aproximar-se dos seus colegas vai ajudá-lo a criar um ambiente agradável para o estudo. Além de formar parcerias para estudar e dividir as angústias e alegrias do cotidiano escolar.

VOU APROVEITAR A ESCOLA

Aproveite tudo que a instituição de ensino oferece. Utilize a biblioteca para pesquisar e estudar. Vá nas palestras e seminários programados, principalmente os de interesse pessoal ou que possam ser utilizado em alguma disciplina.
Fonte: www.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário