quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

MEC busca qualidade de cursos estratégicos para o país, diz ministro

Em Brasília
O ministro da Educação, Cid Gomes, disse nesta quarta-feira (11) que o governo vai anunciar nos próximos dias mudanças nos critérios de concessão de benefícios do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
De acordo com o ministro, novos critérios serão criados para que o financiamento seja liberado para cursos de qualidade e cursos estratégicos para o País. "Estamos fundando um processo de negociação com ofertadores (de cursos), eles irão mandar qual é a sua capacidade", disse, ressaltando que também serão contemplados os "cursos que são estratégicos para o futuro do Brasil". Segundo Cid, o novo balizador não vai prejudicar as matrículas de quem já participa do Fies.
"O ministério avalia os cursos. Nos de boa qualidade, os alunos que atendem os requisitos serão contemplados", disse. Segundo o ministro, física, química e matemática são exemplos de graduações importantes para o Brasil.
Questionado se aquelas faculdades que praticarem reajustes acima da inflação também serão barradas, Cid foi reticente, mas disse que o MEC monitora o problema. "Nós temos que acompanhar esse processo. Isso não pode correr solto. Estamos tratando de recursos públicos. Qual foi a inflação no Brasil nos últimos seis meses? Cursos que tiveram aumentos superiores à inflação estão sendo colocados à parte para que haja uma explicação por parte das faculdades", disse.
Fonte: Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário