sexta-feira, 18 de abril de 2014

Ave que bota ovo azul está ameaçada de extinção


Ovos coloridos costumam ser vistos em algumas vitrines de bares e lanchonetes. Mas você sabia que existe um ovo naturalmente azul? O macuco, ave ameaçada de extinção que vive na Mata Atlântica, bota ovos de cor azul-esverdeada.
  • A espécie se parece com galinhas, mas é parente das emas
Valdir Gonçalves, funcionário da Reserva Natural Salto Morato, no Paraná, teve a sorte de encontrar um desses! Ele é azul para se confundir com as folhas secas do solo, onde a espécie os choca.
"Os ovos brancos seriam muito mais chamativos. A coloração verde-turquesa muda com o passar dos dias e eles ficam mais escuros", explica Marion Letícia da Silva, coordenadora de Áreas Protegidas da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Conheça o macuco
Cada ninhada tem seis ovos, em média. Os machos da espécie são quem chocam e protegem os ovos, além de cuidarem dos filhotes quando eles nascem. Ainda bebês, os  macucos ficam sob as asas do pai. Quando completam seis dias já conseguem subir em galhos de até um metro.

Os macucos se parecem com galinhas, mas não são parentes delas. "Estas aves têm as emas como primas mais próximas", conta Marion.
Por isso, e pelo fato de ser uma espécie quase extinta, é difícil encontrar uma ave como essa por aí.
Fonte: BOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário