terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Matrículas do Pronatec chegam a 5,5 milhões, destaca ministro

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) alcançou 5,5 milhões de matrículas. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta quinta-feira, 5, em Brasília, durante cerimônia de assinatura do contrato de gestão entre o governo federal e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Participaram da solenidade o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; o presidente da Embrapii, João Fernando Gomes de Oliveira, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

“O Pronatec é um dos esforços do governo federal para impulsionar a educação profissional e, consequentemente, a pesquisa e a inovação no país”, destacou Mercadante. “E é também nesse contexto que nasce a Embrapii, dentro de uma estratégia global de incentivo à competitividade, à redução do desemprego e da desigualdade; é a ciência universitária articulada com o ‘chão da fábrica’, uma resposta à demanda concreta das empresas.”

Integram o projeto-piloto da Embrapii o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), de São Paulo; o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Rio de Janeiro, e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial  (Senai) na Bahia. Em 2014, será lançado edital para credenciamento de novas unidades.

A Embrapii é fruto de parceria entre os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e a CNI. Foi criada para fomentar a cooperação entre empresas nacionais e instituições voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento. A organização tem como base os modelos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Sociedade Fraunhofer, instituição alemã de pesquisa aplicada.

Fonte: MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário