sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FLORES: PROFESSOR CRIA REDE SOCIAL DE MATEMÁTICA



Roberto Stenio criou a Webmat para tirar dúvidas online. 

Uma rede social de matemática é a nova ferramenta de ajuda dos alunos da região. A ideia é do professor florense, Roberto Stenio que criou a WebMat – comunidade matemática para ajudar a desenvolver o raciocínio lógico das pessoas.  Concursandos e estudantes já fazem parte da rede.

A rede social de Stenio já conta com 30 integrantes.  “A rede é colaborativa e está equipada com vários recursos pra interação de seus membros, desde a possibilidade do envio de recados por e-mail até o tratamento de assuntos por bate-papo e fórum de discussão. Além disso, existe a possibilidade de os membros montarem seus próprios grupos de estudos. Atualmente, a rede conta com quatro grupos”, comenta o professor, que posta dicas e tira dúvidas online.

Stenio é o mestre que crê na matemágica e na filosofia dos números. Acredita na maneira atrativa de ensinar os números com sua história, para ele e para seus “seguidores”, a matemática deixa de ser difícil e torna-se rica e prazerosa.  

Segundo ele, o ensino da disciplina deve estar associado com a história e não só ao ensinamento das fórmulas. O estudo matemático pode ser mágico na medida em que os estudantes forem envolvidos na compreensão desse conhecimento dentro do tempo e do espaço histórico. É dessa forma que ele ensina e recomenda.

Para ele matemática deve ser antes de tudo “matemágica”. Professores devem incorporar os conteúdos à vida dos matemáticos e o que os levou a chegar a suas contribuições. “Os matemáticos têm, em geral, uma vida muito rica e até chegar as suas equações e desbravar suas fórmulas eles já passaram por muita coisa.” Stenio defende que essa epopeia deva ser contada em sala de aula.  Junto com a chamada “Fórmula de Bhaskara” é preciso relatar a história de vida do matemático indiano e as circunstâncias que o levaram a descrever tal método de resolução de equações de segundo grau, por exemplo.

Fonte: http://floresagora.blogspot.com.br/ com Informações Junior Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário