segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PROBLEMA EM ADUTORA AUMENTA SOFRIMENTO DE BREJINHENSES

Caminhão pipa abastecendo caixa da Compesa as 12:00 horas (meio dia)
Enquanto a Compesa não toma providências, a população de Brejinho sofre com a diminuição na quantidade de água distribuída nas caixas espalhadas pela cidade, são 14 (quatorze) caixas distribuídas na zona urbana, na lógica seriam necessários no mínimo 10 (dez) pipas por dia para abastecer todas as caixas uma vez ao dia, considerando que as caixas da Compesa variam sua capacidade, entre cinco mil litros a sete mil e quinhentos litros. 

O problema no abastecimento é que existe um defeito na adutora que abastece a cidade de São José do Egito, diminuindo a vazão por segundo, por causa desse defeito os caminhões pipa tem que se deslocarem até a cidade de Carnaíba, diminuindo assim a quantidade de viagens por dia e por consequência a quantidade de água; O que a população não entende é que a cidade está em estado de emergência devido a seca que devora o município, os cidadãos não tem onde pegar água para suprir suas necessidade pois, até os poços escavados pela prefeitura estão secando e até o momento nem o Governo do Estado nem a Compesa resolveram o problema.

Enquanto colhia alguns relatos, moradores falaram ao blog que se sentiam abandonados pelo Governo do Estado, em suas críticas mais acentuadas falaram do descaso da Compesa e da falta de planejamento hídrico na construção de barragens, um morador que não quis se identificar relatou ao blog a situação em sua residência: "lá em casa são cinco pessoas, não tenho condições de comprar água a R$ 20,00 cada mil litros, desse jeito vou ter que ir pra perto do São Francisco, pois pra lavar roupa, tomar banho e outras necessidades eu teria que comprar 5 caixas por mês (5.000 litros), seria cem reais a menos e pra quem vive com uma aposentadoria não dá, e tudo seco não tem nem trabalho, eu não sei o que vou fazer". Relatou o morador. 
Moradores de algumas ruas relatam que o caminhão pipa está demorando até dois dias para abastecerem as caixas, muitos moradores na disputa por água acabam trocando socos e muitas vezes os recipientes utilizados para carregar o líquido precioso acaba virando arma, sendo arremessados em agressões físicas. A maioria das agressões são verbais e diárias, tem morador até contabilizando o total de brigas em algumas caixas d'água.

Brejinhenses indignados já articula um protesto a ser realizado em frente ao prédio da Compesa para reivindicar o direito a água, o protesto será marcado pelas redes sociais.

Caixa em frente a Construção da nova creche municipal

Caixa em frente ao Mercadinho de João Bernardo

Caixa Rua José Gomes de Lira

Fonte: Pajeú on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário