sexta-feira, 18 de julho de 2014

Inscrições para Sisutec começam na próxima segunda; veja edital

Do UOL, em São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18) o edital do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) do segundo semestre de 2014. As inscrições começam na próxima segunda-feira (21) e poderão ser realizadas até as 23h59 de sexta-feira (25). O número de vagas ainda não foi informado. 

Sisutec

Serão ofertadas vagas gratuitas em cursos técnicos presenciais, na forma subsequente ao ensino médio. Os cursos fazem parte do Pronatec  (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). As aulas terão início entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro. Os cursos são ofertados por instituições públicas e privadas. 

Para concorrer às vagas é preciso ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013. O candidato poderá escolher até duas opções de curso. Também será possível alterar o cadastro, enquanto o sistema de inscrição estiver aberto.  

Segundo o edital, 85% das vagas disponíveis serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

Além disso, 50% das vagas disponíveis nas instituições federais de ensino serão destinadas para estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, que tenham cursado o ensino médio completo em escolas públicas ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.


Resultados

A primeira chamada será divulgada no dia 29 de julho - a matrícula deve ser feita entre 30 de julho e 1º de agosto. A segunda chamada deve ser publicada no dia 5 de agosto, com matrícula prevista para os dias 6, 7 e 8 do mesmo mês. De acordo com o edital, o local de realização de matrícula do candidato será o mesmo local de oferta do curso. 

O candidato que for selecionado em primeira chamada para a primeira opção de curso não participará da segunda chamada, mesmo que não tenha efetuado a matrícula.

Já o candidato que for selecionado em primeira chamada para a segunda opção de curso poderá continuar a concorrer, em segunda chamada, a uma vaga para sua primeira opção de curso, quando houver vaga disponível, tendo ou não efetuado matrícula na instituição de ensino durante a primeira chamada. 

As vagas que não forem ocupadas após as chamadas regulares do Sisutec poderão ser preenchidas mediante inscrição online, sendo que o requisito para inscrição será apenas a conclusão do ensino médio, contemplando-se a participação de candidatos que tenham ou não realizado o Enem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário